10 dicas para uma apresentação de sucesso

Por o 30 Setembro 2015

Será que nascemos com o dom da palavra? Existe em nós alguma tendência cromossómica que determine a eficácia das nossas exposições em público?
Mais do que um talento natural, a eficácia das nossas apresentações em público depende da utilização de boas práticas que podem ser aprendidas e treinadas.


Será que nascemos com o dom da palavra? Existe em nós alguma tendência cromossómica que determine a eficácia das nossas exposições em público?

Mais do que um talento natural, a eficácia das nossas apresentações em público depende da utilização de boas práticas que podem ser aprendidas e treinadas.

 

Apresentações de sucesso

 

Em regra, o sucesso de muitos oradores é fruto de uma boa preparação, da capacidade de assumir um papel, que muitas vezes contraria tendências pessoais que se revelam pouco eficazes no momento de expormos as nossas ideias em público e, acima de tudo, da experiência de “terreno”.

 

Comunicar eficazmente em público é tudo menos uma tendência cromossómica! Envolve treino do conteúdo da mensagem e essencialmente da forma de comunicar (a imagem, a voz, os gestos).

 

Eis alguns conselhos que vão contribuir para o sucesso das suas apresentações:

  1. Prepare a sua apresentação:
    • Defina o objetivo da sua apresentação: procure determinar o resultado que procura alcançar. Nenhuma apresentação deve ter como objetivo debitar informação pelo simples prazer de falar.
    • Identifique a sua audiência: porque estão a ouvir-me? Quais são as suas expetativas?
    • Analise o contexto da sua apresentação: Qual é o contexto temporal e espacial da minha apresentação?
  2. Respire fundo antes de começar: procure gerir a tensão que caracteriza os momentos iniciais das exposições, concentre-se no grupo e na forma da sua apresentação. Controle a velocidade da sua voz, movimente-se pela sala, olhe para todos os participantes e gesticule.
  3. Acredite em si e na mensagem que vai passar: prepare os minutos iniciais da sua apresentação, são cruciais, para causar uma primeira impressão positiva.
  4. Procure envolver o grupo logo desde o início: lembre-se que o grupo é a razão pela qual decidiu realizar a apresentação. As pessoas não gostam de ficar passivamente a ouvir alguém falar, utilize perguntas, promova atividades.
  5. Seja conciso e claro: prefira palavras simples e correntes, opte por frases simples e curtas, evite clichés e não se esqueça de repetir e reformular ideias chave.
  6. Dê atenção à sua voz: a sua voz transmite emoção a quem está a ouvi-lo. Procure que a sua voz chegue ao fundo da sala sem que precise de gritar, fale claramente e não arraste nem coma as palavras.
  7. Seja um “farol”: procure olhar para a audiência como um todo, evite focar alguém em particular.
  8. Vigie os seus maneirismos: cuide dos seus gestos, dos seus movimentos, evitando “tiques” ou “muletas verbais” que podem desviar a atenção da audiência.
  9. Seja rigoroso com o horário: deixe uma margem de tempo para imprevistos e conte sempre com tempo para questões, observações ou mesmo objeções
  10. Termine em grande: tal como no início da apresentação, também no final é necessário captar a atenção da audiência. Planeie as últimas frases, utilize imagens ou mensagens fortes para finalizar.

 

Estes são alguns conselhos para aumentar a eficácia das suas exposições. Não se esqueça que praticar é fundamental já que só com treino é possível melhorarmos a nossa prestação.

E no seu caso, quando vai realizar a sua próxima apresentação? Já pensou nas técnicas e/ou estratégias que vai utilizar?

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Marta Ferreira Desde 6 anos

Muito interessante. Fiquei fã dos vossos artigos!

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe