O que podemos ler na “silly season”

Por o 28 Julho 2015

Recomendações de leituras sobre os temas da Assertividade, Resiliência e Gestão do Tempo que resultam de uma seleção aos “meus livros preferidos”, por apresentarem os temas de uma forma simples e recheada de exemplos, tornando a leitura fácil e agradável.


A “silly season” designa habitualmente o mês de agosto, quando os jornais estão cheios de notícias pouco importantes ou frivolidades, porque não existem notícias políticas a relatar.

A expressão foi inventada num artigo do Saturday Review em 1861, e foi incluída na 2ª edição do “Brewer’s Dictionary of Phrase and Fable” (1894), tendo sido mantida até à atualidade (fonte: “en.wikipedia.org”)

Esta é uma época que aproveitamos para “pôr em dia” algumas leituras e aproveitar para que a nossa mente “viaje” com novas inspirações.

As minhas escolhas recaem sobre os temas da Assertividade, Resiliência e Gestão do Tempo e resultam de uma seleção aos “meus livros preferidos”, por apresentarem os temas de uma forma simples e recheada de exemplos, tornando a leitura fácil e agradável.

 

Recomendação de leituras sobre Assertividade, Resiliência e Gestão do Tempo

 

Assertividade

livro1_dpp

 

A assertividade – expressão de uma autoestima saudável, Olga Castanyer, Edições Tenacitas, 2005

Sinopse:

Um êxito de livrarias, sete edições desde Maio de 2003.Um livro que o ajuda a cuidar da sua autoestima, a lidar com as circunstâncias do dia-a-dia, a enfrentar críticas e rejeições; numa palavra, que o ajuda a assumir uma atitude ativa na vida, nunca se sentindo inferior aos que o rodeiam. Olga Castanyer, psicóloga e excelente comunicadora, define conceitos, dá exemplos práticos, explica a aplicação de técnicas, e aborda a educação para a autoafirmação. Um livro acessível e muito útil.

 

 

livro2_dpp

 

Desenvolva a sua Assertividade, Sue Bishop, Editora CLIO, 2008

Sinopse: Ser assertivo tem a ver com ser capaz de se expressar com confiança, de modo que não seja necessário optar entre ser passivo, agressivo ou manipulador. Com um texto repleto de exemplos e exercícios, este livro é um guia que abrange temas variados, entre os quais se destacam a importância de escolher o comportamento, o controle da tensão, a autoconsciência e autoestima, os modos de como fazer e recusar pedidos, de como lidar com situações difíceis e outros.

 

 

 

Resiliência

livro4_dpp

 

Resiliência para principiantes, Alina Oliveira, Edições Sílabo, 2010

Sinopse: Para o leitor que esteja pouco familiarizado com o termo, ou que desconheça de todo o seu significado, este pequeno livro para principiantes, ilustra bem, dando a autora vários exemplos na vida real e empresarial, de como todos nós podemos beneficiar, caso sejamos resilientes. O público-alvo deste livro é todo o que queira conhecer melhor o mundo abrangente do termo em epígrafe.

 

 

 

 

livro5_dpp

 

Superar a Adversidade – o Poder da Resiliência, Luis Rojas Marcos, Planeta Editora, 2010

Sinopse: Perante as adversidades que põem à prova o nosso equilíbrio físico e emocional, que ameaçam a perspetiva de futuro ou a própria sobrevivência, necessitamos de mecanismos para resistir. (…) Nesta magnífica obra, Luis Rojas Marcos analisa casos concretos de resiliência, tais como os mediáticos 11 de Setembro ou a aterragem no Rio Hudson. Com o seu estilo simples e a sua clareza, Luis Rojas Marcos convida-nos a informarmo-nos e a refletir sobre os elementos fundamentais para seguirmos em frente, com o objetivo de estarmos, o melhor possível, preparados para enfrentar as dificuldades que inevitavelmente a vida nos apresenta.

 

 

Gestão do Tempo

 livro3_dpp

 A Sabedoria da Tartaruga, José Luis Trechera, Edições Caleidoscópio, 2008

Sinopse: Como é que perdemos tempo? Quais são as nossas prioridades? Como chegámos a esta situação? Para quê tanta pressa? Ao que nos leva este ritmo de vida? Estas são algumas das perguntas que José Luís Trechera levanta e responde, para, no final do livro, nos dizer o que podemos fazer para recuperar a qualidade de vida perdida. Um livro essencial para quem está cansado de correr atrás do que não consegue agarrar. Escrito de uma forma simples, quase literária, para se saborear numa leitura que reensina a olhar e a viver.

 

 

 

livro6_dpp

 

Boa Sorte – As Chaves da Prosperidade na Vida e nos Negócios, Álex Rovira Celma e Fenando Trías de Bes, Edições Gestão Plus, 2012 (ed. em Português)

Sinopse: Era uma vez, há muito tempo atrás, num reino longínquo, um mago chamado Merlin, que reuniu todos os cavaleiros para lhes fazer um desafio: ir ao bosque encantado e encontrar o trevo de quatro folhas, um trevo mágico que proporciona a quem o colha sorte sem limites. Apenas dois cavaleiros se atrevem a aceitar este desafio. (…) Um dos cavaleiros deixa-se contagiar por este espírito derrotista e queixa-se do seu azar, mas, para o outro, «impossível» é uma palavra vã. Ele descobre que a boa sorte não depende do acaso, mas surge apenas quando criamos as condições para que ela nasça – e, se o fizermos, mesmo as coisas mais fantásticas e inéditas podem suceder.

 

Se ler (ou já tiver lido) algum(ns) destes livros dê-me o seu feedback. Boas leituras!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Filipe Cardoso Desde 9 anos

Eu li o primeiro livro que enunciou e de facto este aborda o assunto de forma simples. No final da leitura senti necessidade de abordar temas como inteligência emocional, autoconfiança e comunicação. O domínio destes temas aliado ao que considero ser o sinónimo da assertividade, a consistência. Um tópico interessante e fundamental. Cumprimentos

Resposta
    Alina Oliveira

    Alina Oliveira Desde 9 anos

    Obrigada pelo seu comentário Filipe.
    O desenvolvimento da atitude assertiva pode ser fortalecido com outras competências, nomeadamente, a inteligência emocional, a gestão de conflitos e a resiliência. Estes temas, entre outros, fazem parte das “soft skills” ou competências transversais, indispensáveis nos atuais ambientes organizacionais.
    Cumprimentos.

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe