Já pensou nas vantagens que retira em gerir mal o seu tempo?

Por o 6 Outubro 2015

As vantagens que retiramos em gerir mal o nosso tempo estão muitas vezes ao nível do inconsciente, pelo que são consideradas “vantagens escondidas”.


 Vantagens em gerir mal o seu tempo…

 

Os métodos e ferramentas de gestão do tempo e das prioridades existem há mais de cinquenta anos. Todos os anos são publicados artigos sobre este assunto, existem inclusivamente listas de boas práticas na Internet… Mesmo assim, a procura de formação e coaching nesta área é constante, tanto por parte de chefias, como de colaboradores. Genericamente, as pessoas sabem o que fazer para gerir bem o seu tempo, mas nem sempre o fazem. Porque será que isto acontece?

Este fenómeno não é exclusivo da gestão tempo. Vejamos o caso dos fumadores que conhecem os malefícios do tabaco, mas que continuam a fumar, ou o caso das pessoas que têm um nível elevado de mau colesterol e que continuam a comer fritos. Partindo do princípio que todas estas pessoas estão informadas, conhecem as soluções e têm capacidade para as aplicar, o que é que as leva a repetir um comportamento que sabem ser prejudicial para si e para os que as rodeiam? É muito provável que os interessados retirem destes comportamentos algumas vantagens.

“O que gostamos de fazer passa depressa e o que não gostamos parece nunca mais terminar!”

Recordemos um episódio clássico dos tempos de escola: os 15´ do intervalo pareciam sempre passar mais rapidamente do que os 15´ em que estávamos a ouvir o professor. Porquê? Naturalmente, porque o que gostamos de fazer passa depressa e o que não gostamos parece nunca mais terminar! O tempo tem de facto uma forte componente subjetiva que assenta na forma como percecionamos as situações e no prazer que daí retiramos e é por isso que várias vezes os comportamentos que escolhemos não contribuem para uma gestão eficaz do nosso tempo. Seguem-se alguns exemplos:

  • Prolongarmos no tempo, adiarmos ou despacharmos rapidamente um determinado trabalho, porque não nos agrada e damos prioridade a atividades mais prazerosas;
    • Deixarmos a realização de uma determinada tarefa para o último dia, correndo o risco de não cumprir o prazo, porque gostamos de sentir a adrenalina da “pressão do tempo”;
  • Não dedicamos o tempo necessário às várias esferas da vida pessoal, porque sentimos prazer em trabalhar intensamente e gostamos de ser vistos como “workaholics”,
  • Quando trabalhamos muito, mas no final do dia percebemos que o essencial ficou por fazer, porque queremos agradar aos outros e não somos capazes de “dizer não” a determinados pedidos.

“Vantagens escondidas”

As vantagens que retiramos em gerir mal o nosso tempo estão muitas vezes ao nível do inconsciente, pelo que são consideradas “vantagens escondidas” e podem ser classificadas em quatro grandes categorias:

gdt

Reconheça as suas “vantagens escondidas” para que possa identificar os seus obstáculos a uma gestão do tempo mais eficaz!

Por melhores que sejam as técnicas e as ferramentas, elas vão falhar se o privarem das vantagens que procura, por isso mantenha as suas vantagens, mas de forma positiva e produtiva!

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe