Determinação com Consideração, eficácia ou ficção?

Por o 26 Novembro 2015

As situações do quotidiano profissional levam-nos muitas vezes a adotar atitudes de comunicação ineficazes, tais como a agressividade, a passividade ou a manipulação.
Para desenvolvermos uma atitude comunicacional Assertiva, é necessário tomarmos consciência dos nossos comportamentos e das suas consequências, e manifestarmos um conjunto de comportamentos facilitadores de um relacionamento interpessoal assente na confiança e no interesse mútuo, que permita a construção de soluções ganhar-ganhar.


Determinação com Consideração, eficácia ou ficção?

As situações do quotidiano profissional levam-nos muitas vezes a adotar atitudes de comunicação ineficazes, tais como a agressividade, a passividade ou a manipulação. Se muitas vezes reagimos impulsiva e violentamente, outras há em que desistimos da relação, ou dissimulamos o que pensamos ou sentimos.

A capacidade para desenvolvermos comportamentos que permitam gerar valor à Organização e trazer benefícios acrescidos às equipas, depende em grande medida da identificação das várias atitudes de comunicação, da consciência que temos do nosso próprio comportamento e do controlo e vontade de pôr em prática no nosso dia-a-dia uma atitude facilitadora de uma relação positiva e produtiva com os outros.

Passividade, Agressividade e Manipulação são as respostas que habitualmente utilizamos para enfrentar as situações mais complicadas no nosso relacionamento quotidiano:

  • A agressividade ou passividade (ataque ou fuga) são comportamentos impulsivos e inconscientes caraterísticos dos mamíferos; são comportamentos automáticos e naturais face a uma determinada situação percecionada como perigosa;
  • A manipulação é um comportamento mais elaborado, que se aproxima de um misto entre a passividade e a agressividade e por isso mais difícil de reconhecer.

Estas atitudes são ineficazes nas consequências que provocam no relacionamento interpessoal, porque não têm como princípio a satisfação dos interesses mútuos e apenas permitem a construção de soluções perder-ganhar, ou ganhar-perder.

A única atitude de comunicação verdadeiramente eficaz é a Assertividade, porque é a única que equilibra elevada consideração, com elevada determinação e permite chegar a soluções mutuamente satisfatórias.

Para desenvolvermos uma atitude comunicacional Assertiva, é necessário tomarmos consciência dos nossos comportamentos e das suas consequências, e manifestarmos um conjunto de comportamentos facilitadores de um relacionamento interpessoal assente na confiança e no interesse mútuo, que permita a construção de soluções ganhar-ganhar.

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Em termos emocionais, assertividade significa ausência de ansiedade no relacionamento interpessoal, e portanto agir face a emoções positivas e negativas, sem agressividade, passividade, ou manipulação.

Em termos comportamentais, assertividade significa comunicar os seus pontos de vista, objetivos e interesses com determinação e simultaneamente com integridade e consideração pelo outro, respeitando os seus interesses, opiniões e decisões.


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