Um livro entusiasmante!

Silvia VarãoResponsável pela área de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Sugiro a leitura de um livro que nos conta histórias emocionantes de sobrevivência, coragem e partilha e que nos mostra que a motivação humana está fundamentalmente ligada à descoberta de um sentido para a nossa vida!

A minha sugestão de leitura – “O Homem em Busca de um Sentido”

Para mim, este é um livro entusiasmante! Uma narrativa autobiográfica de Viktor Frankl, que nos conta histórias emocionantes de sobrevivência, coragem e partilha e que nos mostra que a motivação humana está ligada fundamentalmente à descoberta de um sentido para a nossa vida!

Imagem-livro_DPPSinopse:

Nos seus momentos de maior sofrimento, no campo de concentração, o jovem psicoterapeuta Viktor E. Frankl entregava-se à memória da sua mulher - que estava grávida e, tal como ele, condenada a Auschwitz. Conversava com ela, evocava a sua imagem, e assim se mantinha vivo. Quando finalmente foi libertado, no fim da guerra, a mulher estava morta, tal como os pais e o irmão. No entanto, ele alimentara-se de outro sonho enquanto estava preso, e, este sim, viria a realizar-se: projetava-se no futuro, via-se a falar perante um público imaginário, e a explicar o seu método para enfrentar o maior dos horrores. E sobreviver. Viktor E. Frankl sobreviveu. E até morrer, aos 92 anos, divulgou por todo o mundo o método desenvolvido no campo de concentração - a Logoterapia.

O psicoterapeuta descobriu que os sobreviventes eram aqueles que criavam para si próprios um objetivo, que encontravam um sentido futuro para a existência - fosse ele, por exemplo, cuidar de um filho ou escrever um livro. Em O Homem em Busca de um Sentido, escrito em 1946, o autor narra na primeira parte a sua dramática luta pela sobrevivência. E na segunda, em breves páginas, sintetiza os mais de 20 volumes ao longo dos quais desenvolveu o seu método - aplicável a qualquer pessoa, em qualquer circunstância da vida.

 

Espero que goste desta sugestão.  Boas leituras!

E caso já tenha lido este livro, partilhe os seus comentários.

Escrito por

Silvia Varão

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE.
Responsável pela área de Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Autora do livro “Gestão dos Recursos Humanos para Principiantes”, – ed. Sílabo, 2009.

Sou consultora/formadora nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Liderança Equipas e Gestão do Capital Humano.
As minhas principais áreas de intervenção são Gestão do Tempo, Comunicação, Assertividade, Gestão de Conflitos e Formação Pedagógica de Formadores.

Na área de Gestão do Capital Humano tenho trabalhado em projetos de consultoria no desenvolvimento e implementação de Sistemas de Gestão do Capital Humano.
Integrei a Cegoc em 2001 e o meu percurso nesta empresa tem sido muito enriquecedor devido à multiplicidade de projetos nos quais tenho participado.

Entendo este blog como uma excelente oportunidade para partilhar ideias e as muitas experiências que tenho tido o privilégio de viver no exercício da minha atividade.

Saiba mais