O valor acrescentado das ferramentas digitais em contexto de formação presencial

Por o 15 Novembro 2016

A transformação digital está na ordem do dia, disso já não restam dúvidas. O modo como acedemos à informação, estabelecemos relações, pensamos, agimos, aprendemos, comunicamos é hoje diferente. Diferenças essas que se refletem no “ambiente” da sala de formação.

Enquanto profissional de formação, está preparado para responder aos desafios desta nova Era? Como pensa retirar partido do potencial transformador das ferramentas digitais nas suas sessões?

 

Tirar partido do potencial transformador das ferramentas digitais nas formações

A decisão de incorporar o digital nas nossas práticas pedagógicas pode representar um verdadeiro desafio. Não basta reconhecer a importância da tecnologia e estar motivado para a sua utilização; é necessário, por um lado desenvolver conhecimentos tecnológicos, por outro, procurar utilizar os recursos digitais, não pela novidade que introduzem no processo formativo, mas pela pertinência da sua utilização.

Neste contexto, consideramos que o digital pode servir quatro grandes propósitos:

  1. Reutilizar, permite a utilização renovada de materiais/recursos/ ideias, outrora utilizados; torna possível a reutilização de “peças” já construídas e a possibilidade de utilizar em diferentes contextos, recursos já desenvolvidos.
  2. Rastrear, facilita o acompanhamento, a análise, a avaliação de pessoas, situações, dados, etc…
  3. Desmaterializar, possibilita a transformação digital de materiais de apoio, ferramentas de trabalho, exercício…
  4. Diversificar, abre novas possibilidades! Não procuramos a substituição dos meios tradicionalmente utilizados para facilitar a aprendizagem, mas antes o pensar em novas e diferentes formas de fazer as “coisas”.

Utilização de soluções digitais em contexto de formação presencial

Existem, ao seu alcance, inúmeras ferramentas digitais e uma quantidade infindável de atividades possíveis de realizar com suporte a esses recursos.

A sua escolha deverá sempre ser orientada por objetivos claros. O que procura exatamente? Recursos que apoiam o seu trabalho enquanto formador, na transmissão de conhecimentos ou instrumentos de trabalho dos próprios formandos, que os utilizam para apoiar o seu processo de aprendizagem?

Partilhamos consigo um ebook que contém algumas ferramentas digitais de suporte à formação.Neste documento, procuramos dar uma visão global das potencialidades de um conjunto de ferramentas interessantes que podem potenciar a aprendizagem e a eficácia do dispositivo formativo.

Clique na imagem para aceder ao documento.

 

 

 

A utilização de soluções digitais em contexto de formação presencial é e será sempre uma escolha do formador. No entanto, esperamos ter contribuído para que as suas escolhas sejam cada vez mais conscientes.

O desconhecimento das várias ferramentas e das suas possibilidades deixa de ser um argumento válido para a não integração das mesmas em contexto de sala e a “bola” está literalmente do seu lado!

O que quer fazer? Vai continuar a fazer o que sempre fez? Ou quer ser audaz e arriscar-se a fazer algo diferente? Tudo depende de si…

A tecnologia vai continuar a evoluir e soluções novas e diferentes vão continuar a ser desenvolvidas todos os dias!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Rita Desde 5 meses

Extremamente útil, Obrigada !!!

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 5 meses

Olá, Rita!
Muito obrigada pelo seu feedback tão positivo. Esperamos que continue a acompanhar os próximos artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Informamos que pode subscrever o nosso Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (basta inserir o seu e-mail no canto superior direito desta página) para receber todas as novas publicações diretamente na sua caixa de email.

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe