A verdade surpreendente sobre o que nos motiva!

Consultores Cegoc

Muito já se escreveu sobre Motivação…no entanto, é um tema que continua a merecer a atenção de vários públicos: não só de gestores, académicos, como também por parte de colaboradores em geral. Neste texto encontra os três elementos da motivação, propostos por Daniel Pink: autonomia, mestria e propósito.

S4-BLOG-DPP-680X250

Baseado em quatro décadas de pesquisa científica sobre motivação humana, o trabalho de Daniel Pink evidencia o desalinhamento entre aquilo que a ciência conhece e as práticas de gestão e como é que isso afeta diferentes aspetos da nossa vida quotidiana. O autor demonstra que, enquanto o modelo do “pau e da cenoura” poderá ter funcionado com relativa eficácia em algumas empresas no século XX, constitui hoje, no entanto, uma estratégia errada para motivar pessoas no contexto dos desafios da economia e da sociedade atuais (leia mais sobre o tema neste artigo sobre o novo sistema operativo da motivação).

“Os velhos modelos estão esgotados. (…) Construída ao longo de cinco décadas de ciência social, esta nova perspetiva usa a Autonomia, a Mestria e o Propósito como um novo percurso para a performance de excelência. Como poderão confirmar por vós mesmos, desafiar as ortodoxias instaladas não é só uma questão de entusiasmo pelo novo e o diferente. Hoje, é a única forma de sobreviver.”

Daniel H. Pink

Veja o vídeo "Drive: The surprising truth about what motivates us":

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=u6XAPnuFjJc&w=560&h=315]

Três elementos da motivação

Décadas de pesquisa têm demonstrado que as pessoas tendem a dar o seu melhor no trabalho quando motivadas por um sentimento de Autonomia, um desejo de Mestria e um sentido de Propósito.

Neste texto, apresentamos os três elementos da verdadeira motivação. Para uma melhor compreensão do tema, valerá a pena uma leitura atenta do artigo Motivação: Um novo sistema operativo, onde são apresentados os 3 modelos de motivação: Motivação 1.0, Motivação 2.0 e Motivação 3.0.

  • Autonomia: O desejo de autodirigir o nosso trabalho e as nossas vidas;
  • Mestria: O desejo de nos tornarmos melhores em domínios relevantes;
  • Propósito: O desejo de fazer o que fazemos ao serviço de uma causa maior.

 Autonomia

  • Trabalhar com um sentido de controlo em relação ao que faz, quando o faz, como o faz e com quem o faz.
  • A poderosa capacidade individual para escolher as suas ações, o que significa que tanto poder ser autónomo, como saudavelmente interdependente em relação aos outros.

Veja o vídeo de Daniel Pink sobre Autonomia.

Mestria

  • Trabalhar e progredir na concretização de algo relevante.
  • O desejo de nos tornarmos progressivamente melhores em qualquer coisa importante.

Veja o vídeo de Daniel Pink sobre Mestria.

Propósito

  • Trabalhar com o conhecimento do porquê de fazer as coisas e de qual é o nosso contributo.
  • O apelo para fazer o que fazemos ao serviço de algo superior a nós próprios.

Veja o vídeo de Daniel Pink sobre Propósito.

A Cegoc detém em exclusivo o Workshop DRIVE , formação líder mundial na área da motivação, baseado no galardoado livro de Daniel H. Pink, "DRIVE", o qual apresenta uma nova abordagem sobre as motivações intrínsecas, as únicas cuja energia motivacional possibilita guindar as pessoas a níveis superiores de envolvimento e de performance. Neste Workshop poderá aprofundar e trabalhar sobre os motivadores 3.0 : AUTONOMIA, MESTRIA E PROPÓSITO.


Para uma melhor compreensão desta abordagem à motivação consulte as seguintes referências:

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais