Quer aumentar a produtividade? Damos-lhe algumas dicas para ajudar!

Joana TeixeiraHead of Digital Learning
S10-BLOG-DPP-680X250

Um dos objetivos de quem procura gerir melhor o tempo é o aumento da produtividade. Por isso, preparámos algumas (boas) ideias para ajudar nesta tarefa.

Escolha uma esfera da sua vida (profissional, pessoal, por exemplo) para aplicar estas ideias e… comece já hoje a trabalhar para aumentar a sua produtividade!

Dicas para aumentar a produtividade

1. Defina a marca que quer deixar

Nas pessoas, na organização, enquanto pai/mãe, profissional… pegue num papel e anote o que é mais importante hoje, em que momento se quer focar e despender mais energia. Pode ser uma reunião, uma tarefa específica, a sua atividade profissional no geral ou até um programa em família.

A seguir, reflita sobre qual é a marca que quer deixar nessa esfera da sua vida – como quer ser lembrado, que legado quer deixar. Não fazer esta reflexão significa, muitas vezes, não ter uma linha que o oriente e, consequentemente, não ter noção da responsabilidade que tem, nem das prioridades, nem do que é necessário fazer para atingir objetivos. Depois de ter anotado tudo, partilhe com outras pessoas o resultado dessa reflexão, pessoas próximas com quem possa sentir que está a partilhar algo importante. Desta forma, vai sentir maior responsabilidade na concretização dos objetivos definidos. Coloque esse papel num local visível, para que se lembre várias vezes que é para esse fim que está a trabalhar.

Gerir e controlar o seu tempo
Métodos e ferramentas para aumentar a sua produtividade

2. Liberte tempo na agenda

Depois de definir a marca que quer deixar numa esfera da sua vida é importante desenvolver estratégias que o permitam concentrar-se no que é realmente importante. Veja as nossas sugestões para libertar tempo na sua agenda:

  • Elimine tudo o que não traz valor acrescentado, ou seja, todas as atividades que não contribuem para atingir os seus objetivos. Faça uma lista do que deve eliminar: passar demasiado tempo a navegar em redes sociais, websites, olhar inúmeras vezes para o telemóvel durante o dia, permitir interrupções quando está concentrado…
  • Delegue e não guarde tudo para si. Ao contrário do que parece muitas vezes, há outras pessoas que têm capacidade de fazer bem as coisas, mesmo que isso implique falhar no início – faz parte do processo de aprendizagem. Delegue tarefas que não precisa de fazer, mas sobre as quais pretende manter controlo. Pense em alguém que tenha capacidade de executar o trabalho e questione a pessoa sobre isso. Se chegarem à conclusão de que não sabe, ensine. Se estiverem em sintonia, então passe o trabalho e combine de imediato uma data de entrega.

No próximo texto, abordaremos mais três dicas para colocar em prática e ser mais produtivo: definir metas; focar no que é produtivo; criar alavancas.

Escrito por

Joana Teixeira

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA.Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA.Consultora/ Formadora das áreas Comercial e de Desenvolvimento Pessoal, nomeadamente formação de formadores, Organização Pessoal e Gestão do Tempo, Negociação e Gestão de Conflitos, Assertividade, Técnicas de Comunicação; Tutora de cursos eLearning e Blended e consultora para o desenvolvimento de conteúdos.
Saiba mais