Mindfulness – O que é e como nos transforma?

Por o 4 Julho 2017

Mindfulness é definida como uma forma específica de atenção plena – concentração no momento atual, intencional e sem julgamento, e a sua prática apresenta benefícios no contexto profissional e pessoal.

 

A prática de Mindfulness, também conhecida como “atenção plena”, tornou-se popular por ter “invadido” Wall Street e Silicon Valley. Há quem diga que a sua adoção é um dos segredos da Google para manter os colaboradores produtivos e felizes.

Durante a década passada ganhou destaque nas literaturas comportamentais e cognitivas, enquanto anteriormente estava implicitamente presente nas práticas clínicas destas áreas.

 

 

Mindfulness – o que é?

Mindfulness é definida como uma forma específica de atenção plena – concentração no momento atual, intencional e sem julgamento (definição de Kabat-Zinn, 1990). Significa estar plenamente em contacto com a vivência do momento, sem estar absorvido por ela. Considerando que as pessoas funcionam muito num modo que o autor chama de piloto automático, a intenção da prática de Mindfulness consiste em trazer a atenção plena para a ação no momento atual. Concentração no momento atual significa estar em contacto com o presente, não estar envolvido nem com recordações nem com pensamentos sobre o futuro. Intencional significa que o praticante de Mindfulness faz a escolha de estar plenamente atento e se esforça para alcançar esta meta.

Mindfulness caiu, definitivamente, no interesse científico. Estudos desenvolvidos nas Universidades de Harvard, Stanford e Valência demonstram que a prática de Mindfulness é uma FORTE tendência de mercado. São milhares os estudos que comprovam a sua eficácia para a saúde física e mental. E este interesse não atinge somente psicólogos, mas também médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros. Os bancos de dados científicos aumentam continuamente sobre esta temática. As melhores universidades do mundo já possuem um centro próprio de aplicação e estudo sobre Mindfulness. Isto significa que Mindfulness não é apenas uma “tendência”, mas que sim, veio para ficar como uma prática a adotar.

 

Benefícios da prática de Mindfulness

O trabalho com Mindfulness constitui-se como algo relativamente novo, mas com toda a perspetiva técnica comprovada por rigorosos métodos científicos. É algo seguro, inovador, eficiente e de elevada resposta não só a nível comportamental, mas a nível cerebral. De acordo com Simón (2010), “As técnicas neurobiológicas aplicadas ao cérebro que medita, estão a comprovar que a prática contínua produz mudanças cerebrais que permanecem e que os estados mentais produzidos vão sendo transformados pouco a pouco em novos traços de personalidade.”

Ao mesmo tempo, Mindfulness favorece a felicidade. E quem comprova isso é a Ciência da Felicidade, mais conhecida como Psicologia Positiva. Um novo movimento da Psicologia que veio desenvolver domínios até então esquecidos:

  • construir forças positivas,
  • cultivar talentos superiores,
  • tornar a vida das pessoas mais satisfatória, mais feliz.

Uma das “chaves” da felicidade é viver no aqui e agora, treino proposto com a prática de Mindfulness.

 

Como é que o Mindfulness pode ser aplicado nos contextos profissionais?

O mercado nunca necessitou tanto de líderes como atualmente, principalmente os que façam a diferença, sejam criativos e tenham a inovação como prática usual.

Para enfrentar a forte concorrência, a crise económica, o desarranjo social e político e a necessidade de produzir mais com menor custo, as organizações necessitam de líderes que, entre outras competências, pratiquem e estimulem a prática de Mindfulness ou Atenção Plena.

As pessoas que praticam Mindfulness apresentam características marcantes e muito importantes em todas organizações:

  • São menos reativas e mais proativas, além de serem propensas a ouvir atentamente as opiniões de outras pessoas, principalmente quando antagónicas ao seu ponto de vista e Em situações de conflito, têm mais facilidade em gerar um clima cordial e de comprometimento nas equipas.
  • Apresentam maior habilidade para enfrentar desafios sozinhas, pela automotivação e pelos comportamentos de investigação/aprofundamento que desenvolvem com a prática.
  • Têm facilidade em ir da introspeção ao bom relacionamento interpessoal e sabem utilizar o seu estado mental para observar holisticamente os problemas, favorecendo uma melhor tomada de decisão.
  • Empenham-se na condução das tarefas, demonstrando um interesse autêntico nas atividades e criando confiança, o que leva os demais a trabalhar de forma mais colaborativa.

 

Mindfulness em programas de Coaching

Mindfulness pode ser desenvolvida em programas de Coaching, por um Coach especializado. A prática do Coaching é baseada na Psicologia Positiva, providenciando apoio especializado no planeamento de mudanças e construção consciente de novos caminhos para evoluir e alcançar as metas desejadas.

Os programas de Coaching que incorporam Mindfulness no desenvolvimento pessoal e profissional, têm como pilares principais:

  • Consciência atenta:
    Trata-se da perceção e entendimento das emoções (as suas próprias, e as dos outros), da tomada de consciência das reações emocionais, cognitivas e físicas, e do fortalecimento da resiliência.
  • Foco, atenção e Relaxamento:
    Tem a finalidade de aumentar os níveis de concentração por longos períodos com menos stresse, mantendo o foco e a atenção plena no que é importante e estratégico.
  • Desenvolvimento e cultivo de uma visão positiva:
    A prática da visão positiva face aos obstáculos promove um compromisso voluntário entre os membros de uma equipa, além de reduzir significativamente os conflitos nas equipas de trabalho.

Estas são as peças iniciais para a formação de um “kit de ferramentas” que proporcionará aos praticantes de Mindfulness condições para tomar decisões estratégicas, mais conscientes e corretas, sobretudo em momentos de elevado stresse pessoal e/ou profissional.

 


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