Os pressupostos em PNL

Consultores Cegos

Transmitir mensagens e fazer-se entender requer ferramentas de comunicação relevantes. Isto é o que a PNL (Programação Neuro-Linguística) (1) oferece através de um conjunto de modelos e técnicas criadas para aprender a comunicar de forma mais eficaz, ter sucesso mais rapidamente e conseguir operacionalizar a mudança de forma mais fácil. Baseia-se em premissas e pressupostos fundamentais, que descrevemos abaixo.

O mapa não é o território

Esta noção (2) corresponde ao facto de que percebemos o mundo (o território) através dos nossos 5 sentidos. Fazemos uma representação interna (o mapa) que não é exatamente a realidade. Cada um de nós tem seu próprio mapa do mundo e não há um mapa melhor do que outro.

Todo o comportamento é sustentado por uma intenção positiva

Qualquer comportamento é gerado por uma intenção positiva. Se um chefe é muito exigente para com os seus funcionários o objetivo é obter qualidade. Na sua mente, ele faz isso pelo bem de seus colaboradores.

É mais fácil e mais construtivo responder à intenção e não à expressão do comportamento "problemático". A pergunta a fazer é: qual poderia ser a intenção positiva por detrás do comportamento do outro ou do meu? "

Não se pode deixar de comunicar

Durante a manhã, está perdido nos seus pensamentos e cruza-se com um colega sem o cumprimentar. Não teve uma intenção concreta em relação a ele, mas passa uma mensagem. As palavras (verbais) representam apenas 7% da mensagem, a maneira de dizer (o verbal) e o não-verbal representam os restantes 92%. Na presença de outro, mesmo que não tenhamos intenção de comunicar, comunicamos de qualquer forma.

Como os indivíduos não podem deixar de se influenciar uns aos outros, uma boa questão a colocar é: em que medida é que contribuímos para manter esta situação?

PNL - Programação Neurolinguística
Desenvolver a sua flexibilidade relacional e o seu impacto pessoal

Não somos os nossos comportamentos

É útil distinguir a identidade de uma pessoa dos seus comportamentos. Na verdade, embora seja relativamente fácil ajudar uma pessoa a mudar seu comportamento, é impossível mudar a sua natureza. Trata-se de alterar um comportamento problemático e respeitar a pessoa.

Corpo e mente agem um com o outro

O que acontece na mente tem repercussões no corpo, e vice-versa. Se alguém observa as modificações do não verbal, pode deduzir-se modificações ao nível do pensamento.

É possível replicar o desempenho de outros

Os criadores da PNL estudaram os comportamentos de terapeutas de excelência e desenvolveram técnicas para reproduzir o seu desempenho e generalizá-los. Na PNL, assume-se que é possível reproduzir e modelar os comportamentos efetivos dos indivíduos.

A essência do que nós comunicamos está na resposta que obtemos

Já conheceu alguém que, sem qualquer intenção, lhe causou uma impressão negativa? Mesmo que não esteja ciente do que está a comunicar, o que recebe em resposta é ditador do seu comportamento.

É, portanto, importante avaliar a forma como a mensagem é compreendida e, em caso afirmativo, perceber como mudá-la para ser mais eficaz. Trata-se de ser recetivo ao impacto das suas mensagens (feedback) e levá-lo em consideração para ajustar a sua comunicação ao modelo do seu interlocutor.

Quanto mais escolhas temos, melhor

Em determinado momento, as pessoas adotam a melhor escolha possível, tendo em vista as suas possibilidades e habilidades e de acordo com o que elas consideram ser mais válidas para si tendo em conta a seu modelo do mundo.

É a variedade de escolhas que possibilita lidar com a complexidade de uma situação e, quando isso não funciona, pode-se mudar a forma como se faz, e experimentar outra coisa. Um dos objetivos da PNL é oferecer aos indivíduos mais opções e maior flexibilidade.

Qualquer pessoa possui todos os recursos para obter o que quer

Cada indivíduo tem os recursos para obter o que quer. Só é necessário ensiná-lo a utilizá-los ou descobri-los. Este pressuposto convida todos a recuperar o poder sobre as suas vidas. Os limites de uma pessoa são apenas a representação que ela faz deles.

Inteligência emocional
Gerir emoções disruptivas em situações de crise

A falha não existe, há apenas feedback

Embora a falha e o erro possam fazer com que as pessoas se sintam culpadas e desmotivadas, obter uma resposta inesperada convida à ação: um resultado diferente do desejado é ser confrontado com uma informação adicional sobre a nossa forma habitual de fazer as coisas e motivar a mudança.

Se não alcançar o seu objetivo com um comportamento, altere esse comportamento

Quando não conseguir alcançar um objetivo, experimente outra coisa. Um dos princípios básicos da PNL é a flexibilidade.

(1) Desenvolvido por Richard Bandler (cientista e psicólogo informático) e John Grinder (linguista e psicóloga) na década de 1970

(2) Imaginado por Alfred Korzybski, o pai da semântica geral

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