Como a programação neurolinguística o pode ajudar no seu quotidiano

Cátia SilvaHead of Open Courses Business at CEGOC

Sabemos que existem pessoas com elevada capacidade de comunicação e influência, independentemente da atividade que exerçam. Se já teve a oportunidade de estar com uma dessas pessoas certamente percebeu o impacto que podem ter na vida de alguém.

 

Através de formas de linguagem e de persuasão, conseguem programar ou redirecionar a mente para atingir um objetivo específico. A este processo interno dá-se o nome de programação neurolinguística (PNL).

Para os autores Joseph O’Connor e John Seymour, “a PNL relaciona as nossas palavras, pensamentos e comportamentos aos nossos objetivos e propósitos”.

A forma como partilhamos crenças e emoções é o motor que determina o sucesso - ou o fracasso - das nossas ações.

Através da PNL, conseguirá desenvolver estratégias mentais e obter resultados que poderão melhorar vários aspetos da sua vida:

 

Maior equilíbrio mental, físico e emocional

Ser autoconfiante é uma característica que deve ser continuamente desenvolvida.  Segundo Shad Helmstetter, “o autocontrolo é o que nos mantém em equilíbrio, fazendo nos sentir bem em relação às coisas e bem em relação a nós mesmos”.

Se nem sempre consegue sentir autoestima, a PNL poderá ajudá-lo a modelar o seu comportamento e forma de pensar.

Através da sua obra Programação Neurolinguística, Shad Helmstetter defende que a “conversa consigo mesmo” é o primeiro passo da PNL. Siga o conselho:

“Tenho coragem, ânimo, energia e resignação. Tenho uma atitude forte e vencedora sobre o meu ego e sobre tudo que faço. Sou prático e realista, mas também acredito no melhor resultado possível de qualquer situação.”

 

Comunicação mais eficaz

Muitas das dificuldades que surgem na nossa comunicação são provenientes de inseguranças ou experiências passadas negativas. Através da PNL, é possível combater estes obstáculos e desenvolver uma comunicação mais efetiva e assertiva.

Segundo Joseph O’Connor e John Seymour, “o modelo simples de uma boa comunicação envolve: conhecer o seu objetivo, ser sensível ao feedback, ser flexível e ter diferentes formas de atingir o objetivo”.

 

Mais facilidade para solucionar problemas

Ao aumentar a sua autoestima conseguirá, mesmo que inconscientemente, vencer o medo do fracasso e encontrar uma solução para os seus dilemas.

Para Shad Helmstetter, “se considerar as situações normais da vida como problemas… encontrará muitos deles. Se, ao contrário, resolver considerar as mesmas circunstâncias como placas que o avisam de que está vivo e bem - e no meio da sua jornada-, então isso dá-lhe uma oportunidade para tirar o maior proveito delas”.

Use a programação neurolinguística para vencer os seus obstáculos. “Diga ao seu ego que você pode vencer. Fale com enfâse e propósito.” - Shad Helmstetter

 

Maior sucesso profissional e financeiro

Se estiver a ultrapassar uma fase de mudança de emprego ou a pensar investir financeiramente em algo, a PNL é uma ótima forma para adquirir mais capacidade de persuasão e negociação.

Shad Helmstetter defende que “muita coisa que lhe acontecerá no futuro será resultado direto da imagem que cria do seu ego na sua mente subconsciente. Depende sempre de si a criação da imagem do sucesso que deseja. Quando faz uma mudança no seu emprego ou na sua carreira, é a melhor ocasião para conversar consigo mesmo, de forma positiva e confiante”.

 

Criação de hábitos de sucesso

Ao aplicar as técnicas da PNL, irá desenvolver mais facilmente uma rotina favorável à concretização dos seus objetivos, quer no contexto pessoal ou profissional.

“Para fazer isso, é necessário que reconheça que merece ter sucesso, que tome a decisão de assumir o controlo da sua vida, que tenha fé para fazê-lo, que aprenda a criar o retrato final do melhor do seu ego, e que comece hoje a cumprir a obrigação de alcançar mais do potencial que nasceu para realizar”, defende o autor da obra Programação Neurolinguista.

 

A programação neurolinguística pode influenciar positivamente vários aspetos da sua vida, mas dependerá sempre de si a decisão de fazer algo.

 

Escrito por

Cátia Silva

Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE. Mestrado em Direção Comercial e Marketing pelo “Instituto Universitario de Posgrado” em Espanha.MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Gestão & Negócios – Universidade Autónoma de Lisboa. Professional Diploma in Marketing Digital, pelo Digital Marketing Institute.

Practitioner em Programação Neuro Linguística pela “The Northern School of NLP & Associated Studies” no Reino Unido. Responsável pela Formação Inter Empresas CEGOC no seu todo e pela oferta específica na área de Vendas & Negociação Comercial tem, também, experiência na Gestão de Carteira de Clientes e na Gestão de Projetos de Intervenção/Formação.

Responsável pela condução de ações de formação em diversas geografias (Europa, América Latina e África), através de distintas modalidades (formação presencial, 100% digital, blended e outdoor).

Saiba mais