Harmonia entre a Vida Pessoal e Profissional

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

    Será que existe? Podemos fazer esta distinção?

    Não será o tal “lado profissional” uma extensão da nossa vida” se, este mesmo lado, for algo que nos dê prazer?

     

    Muitas questões se levantam em torno deste tema e, seguramente, será difícil chegarmos a um consenso!

    Os portugueses fazem muitas distinções a este nível, dizemos tantas vezes que uma coisa é o trabalho, outra é a vida pessoal. Será? Conseguimos mesmo deixar os problemas de “casa” fora do trabalho e vice-versa? Acredito que não, pelo menos enquanto seres humanos racionais que somos.

    Quer queiramos quer não, existe sempre uma ligação entre a felicidade no trabalho e em casa que não é possível dissociar.

     

    Mas como atingir essa tal harmonia?  Em primeiro lugar, devemos pensar no seguinte: o trabalho é um complemento da nossa vida, faz parte do nosso dia-a-dia. Vejo, por isso, mais esse equilíbrio no sentido de podermos ter um pouco de tempo para tudo e não como uma separação de factos ou momentos.

    É preciso encontrar a sintonia entre estes dois pilares para que nos sintamos bem e completos. Se não conseguirmos estar bem em alguma destas dimensões, não será possível manter o foco num ambiente ou noutro.

     

    Tudo passa, cada vez mais, por um bom planeamento do nosso tempo. Hoje em dia o tempo é um bem escasso e por isso deve ser gerido da melhor maneira. Hoje, temos também a tecnologia à nossa disposição que nos dá oportunidade de trabalharmos à distância e de nos facilitar enquanto gestão de tempo.

    Temos também de estabelecer prioridades e perceber o que para nós é mais importante e, muitas vezes, tomarmos decisões que vão no sentido do que realmente pretendemos para a nossa vida, qual o caminho que queremos seguir, para que nos sintamos bem a todos os níveis.

     

    É também para isso importante definirmos para nós próprios a nossa missão e objetivos de vida, para que quando procuramos uma empresa para trabalhar consigamos encontrar, de alguma forma, um espaço onde nos sintamos bem e possamos concretizar a nossa missão pessoal.

     

    O importante, como em tudo na vida, é encontrar a harmonia!

    Como dizia Confúcio: “Escolhe um trabalho de que gostes e nunca mais terás de trabalhar na tua vida”.

    Escrito por

    Alina Oliveira

    Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
    Saiba mais