Está focado nos seus objetivos?

Joana TeixeiraHead of Digital Learning

Um estudo realizado por Gloria Mark, professora de informática da Universidade da Califórnia, em parceria com a Universidade Humboldt de Berlim, demonstrou que o cérebro humano necessita de aproximadamente 23 minutos para se concentrar completamente em algo. O estudo acrescenta que, em média, a nossa concentração é interrompida a cada três minutos e meio.

 

 

Quando está envolvido em vários projetos, que requerem a sua total atenção, a lista de tarefas tem tendência a parecer interminável e as distrações diárias a serem constantes. Estão assim reunidos os ingredientes que podem contribuir para que percecionemos o objetivo final como demasiado distante.

Ninguém está livre de experienciar momentos de desânimo, durante os quais a tentação para desistir é maior. Estes são os momentos certos, para adotar estratégias que o permitam manter-se focado no resultado final.

Atingir o resultado desejado implica atenção e foco nas nossas tarefas. Saber como manter a concentração pode ajudá-lo a realizar tudo o que ambiciona.

 

A importância de definir objetivos e manter o foco

Comece por definir o objetivo final. Quando este é claro e conhecido, funciona como uma força motriz para continuar o seu percurso.

Olhe para o objetivo como uma espécie de alvo ou meta e lembre-se da importância de se manter focado no caminho para lá chegar.

Já pensou nas vantagens em trabalhar focado, em metas e objetivos profissionais? Enfrentamos, em contexto de trabalho, desafios muito exigentes, como a pressão, a exigência em fazer mais e melhor, competitividade…

O stress gerado por tais fatores pode afetar tomadas de decisão, níveis de produtividade e a própria vida pessoal.

A única forma de superar tudo isso, e evitar a dispersão, é manter o foco no seu objetivo e estar disposto a realizar escolhas que o levarão até onde pretende.

 

O que fazer para que isso aconteça

Manter o foco no objetivo implica pensar o que procura atingir e traçar um caminho para lá chegar, sendo persistente e disciplinado no cumprimento das ações que compõem esse mesmo caminho.

Siga estas sugestões e mantenha-se focado nos seus objetivos:

  • Aprenda a dizer “não”: Recusar ou dispensar tarefas que não são essenciais para atingir os seus objetivos é tão relevante quanto realizar as que realmente são importantes.

Faça uma lista diária ou semanal das tarefas essenciais para atingir os seus objetivos e deixe para segundo plano o que for acessório.

  • Seja persistente e mantenha a força de vontade: A motivação pessoal para prosseguir, mesmo quando algo não corre bem, nem sempre é fácil.

A persistência e força de vontade vão facilitar a focalização no que é verdadeiramente importante: acredite que atingirá o que pretende e obterá resultados favoráveis. A força de vontade é como um músculo: quanto mais a exercitar, mais forte ela se tornará.

  • Controle o seu tempo: fazer várias coisas ao mesmo tempo ou interromper frequentemente tarefas para iniciar outras, pode contribuir para se afastar dos seus objetivos. Na conquista dos mesmos, o tempo é um recurso valioso. Utilize uma agenda para simplificar a organização das várias tarefas.

Não queira fazer tudo no mesmo dia, mas também não perca tempo com o acessório, porque isso só contribuirá para aumentar o seu nível de stress.

  • Crie um ambiente de trabalho favorável: Interrupções constantes e distrações desnecessárias alteram o seu foco. Organize o seu espaço de trabalho, de modo a não ser interrompido.

Coloque fones nos ouvidos, uma música de fundo, e procure abstrair-se das conversas dos seus colegas de trabalho. Se necessário e possível, desloque-se até um lugar mais calmo e faça pausas de descanso. Tem tendência para olhar para o seu telemóvel frequentemente? Desative as notificações ou opte mesmo por o desligar.

  • Procure premiar-se por cada etapa alcançada: Apesar do grande prémio ser a concretização do seu objetivo, se for recompensado no percurso ficará mais motivado para continuar.

Sempre que cumprir uma tarefa, ou demorar menos tempo que o previsto a realizá-la, ofereça um presente a si próprio. Se pensar que tem direito a gratificar-se sempre que fizer algo, vai fazê-lo melhor e mais rapidamente.

 

Quando conseguir realizar todas estas técnicas, será mais fácil manter-se focado nos seus objetivos.

 

Escrito por

Joana Teixeira

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA.Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA.Consultora/ Formadora das áreas Comercial e de Desenvolvimento Pessoal, nomeadamente formação de formadores, Organização Pessoal e Gestão do Tempo, Negociação e Gestão de Conflitos, Assertividade, Técnicas de Comunicação; Tutora de cursos eLearning e Blended e consultora para o desenvolvimento de conteúdos.
Saiba mais