A importância da resiliência na sua vida pessoal

Por o 29 Maio 2018

Para melhor compreender o conceito, nada como procurar a sua origem. A expressão advém do latim, resilire e significa recuar ou dar um passo atrás e é utilizada em várias áreas.

 

 

Na área da física, o conceito remete para a capacidade de um material resistir a pressões ou sofrer deterioração e se reconstruir, voltando à forma original.

Na área do desenvolvimento pessoal, o conceito de resiliência é utilizado para caracterizar a atitude de adaptação à mudança, superação de problemas e dificuldades ou a capacidade de resistir à pressão de situações adversas, sem que isso cause impacto psicológico, emocional ou físico.

Em muitos momentos da nossa vida, quando surgem obstáculos no caminho, parece-nos mais fácil baixar os braços e aceitar a derrota do que mobilizar recurso para continuar a lutar.

O desenvolvimento da atitude de resiliência vai permitir-nos ultrapassar positivamente obstáculos e percecionar as dificuldades como possíveis de superar.

As dificuldades existem na nossa vida e devem ser vistas como oportunidades de aprendizagem: “na vida, ou se ganha ou se aprende”, como diz o autor John Maxwell. Encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades é o que leva alguém a alcançar o sucesso.

Use a resiliência para tornar positivo o desfecho das grandes mudanças que surgem inesperadamente na sua vida. Só assim conseguirá:

  • Permanecer focado;
  • Lidar positivamente com situações inesperadas;
  • Manter-se calmo;
  • Ser capaz de resistir a experiências de stress sem que estas afetem a sua produtividade.

 

“Será que a resiliência é uma característica que podemos desenvolver ou já nascemos com ela?”

Esta atitude acaba por ser o resultado de todo um conjunto de experiências que vamos tendo ao longo da nossa vida.

Todos podemos desenvolver a nossa resiliência, basta querermos e trabalhar para isso.

Leia as nossas sugestões para fortalecimento da sua resiliência:

  • Defina o seu propósito de vida: Já em algum momento se questionou sobre o sentido da sua vida? Encontrar resposta a esta questão pode tornar-se numa fonte de inspiração e motivação. Desenvolver o sentido de propósito, é de extrema importância, na superação de dificuldades, já que nos dá um sentido de orientação.
    Pense naquilo que realmente quer para si e antecipe obstáculos e dificuldades, para poder identificar estratégias para os gerir.

 

  • Elimine pensamentos negativos e privilegie os positivos: aceite a existência de problemas e procure encará-los como oportunidades de aprendizagem.
    Acredite que atingirá o que pretende e obterá resultados favoráveis.

 

  • Não se preocupe com situações acessórias: foque-se no que é verdadeiramente importante e em todos os aspetos da sua vida sobre os quais tem influência.

 

  • Aprenda a gerir situações negativas: acredite em si e tome consciência dos seus trunfos e áreas de melhoria. Não aceite ataques pessoais e procure evidências do que lhe dizem.

 

  • Rodeie-se de pessoas que lhe querem bem: procure a companhia de pessoas que o fazem sentir-se bem, tranquilo e que o incentivam a crescer.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Resiliência

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Alina Oliveira Desde 2 anos

Há muito tempo que não liamos um artigo sobre resiliência. Obrigada Joana!
Sugiro a indicação das “fontes” bibliográficas que te inspiraram.

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe