Como ter controlo sobre a sua vida profissional

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Está na hora de assumir o controlo da sua carreira. Pessoas com mais sucesso na vida profissional são, em geral, aquelas que têm controlo sob ela.

Isto é, não se limitam a esperar que uma próxima oportunidade de carreira subitamente surja, nem que alguém lhes indique o que precisam de fazer. Em vez disso, agarram as suas próprias ideias e paixões e constroem um percurso de sucesso.

Se isto lhe parece difícil, pode ser devido a fatores do seu dia-a-dia que eventualmente estarão a limitar a sua força de vontade e capacidade de decisão. Preocupações diversas, falta de motivação, comodismo são alguns dos fatores capazes de invadir o consciente e subconsciente, tomando as rédeas da sua vida profissional.

Mas já pensou no quanto poderia evoluir se investisse em si mesmo? Se tomasse a iniciativa real de crescer enquanto profissional da sua área?

Saiba como através das nossas dicas:

Faça um plano

Primeiramente faça um plano, definindo objetivos e meios para atingir a meta. Ou seja, determine onde quer chegar e o que fazer para consegui-lo.

Para alguns, este será um plano de longo-prazo, que se estende por cinco a dez anos. Para outros, consoante o objetivo e a posição em que já se encontram, será mais curto, talvez com expetativa de realização em poucos meses. O importante é ter um plano e um objetivo final em mente.

Não obstante, deve manter uma visão flexível, facilmente adaptável a eventuais flutuações do contexto em que se insere.

Em suma, seja determinado e persistente, mas não deixe de considerar os vários fatores que podem mudar, quer em termos pessoais como profissionais.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes®
Aumentar a sua eficácia pessoal e profissional

Encontre um mentor

Procure alguém que admire, dentro da sua empresa ou fora dela. Escolha um líder que evidencie as qualidades profissionais que deseja ter e procure aproximar-se.

Procure conhecer todo o seu percurso profissional e perceber como conseguiu chegar onde está. Capte a energia positiva daquele que considera o mentor da sua carreira e inspire-se.

Esta pessoa, que o orienta profissionalmente, deve ser alguém em quem confia. Deve ser capaz de lhe dar um feedback honesto sobre as suas atitudes e decisões profissionais.

Descubra que conhecimentos precisa adquirir para ter sucesso

Uma forma de descobrir que conhecimentos profissionais devemos desenvolver ou adquirir, é recorrendo aos aconselhamentos de um mentor, conforme referido no ponto anterior. Se não sabe que habilidades e experiências precisa para alcançar o seu objetivo, peça ajuda a quem sabe.

Adicionalmente, não dispense a pesquisa online, garantindo sempre a fidedignidade das fontes às quais recorre, e mantenha-se atualizado de novidades relacionadas com a sua área de atuação. Ser autodidata é um importante passo no controlo da sua carreira.

Faça uma formação

Existem inúmeros cursos e formações, no âmbito da maioria das áreas profissionais, capazes de enriquecer o seu currículo e aumentar o seu know-how.

É crucial manter o seu nível de conhecimento atualizado se pretende ser promovido na sua empresa, está à procura de uma nova oportunidade de carreira ou visa desenvolver um novo produto/serviço ou área de atuação.

Realizar uma formação pode ser uma escolha acertada por ser uma opção de aprendizagem económica e rápida (comparando, por exemplo, com um curso universitário).

As 5 escolhas para uma produtividade extraordinária®
A produtividade enquanto resultado das suas escolhas quotidianas

Destaque-se da multidão

Por último, mas não menos importante, deve fazer tudo o que puder para se destacar de outros que tenham o mesmo objetivo profissional.

Ter controlo total sob o sucesso da sua carreira significa que avança na velocidade que quer e está preparado quando a oportunidade surgir.

Trabalhe mais do que o esperado e de forma mais eficiente, mantenha o foco no objetivo final e aceite tarefas difíceis e indesejadas. Ultrapasse obstáculos e saia da sua zona de conforto, se for necessário.

A sua vida profissional pode ser tudo o que quiser. Siga estas dicas, controle a sua carreira e alcance elevados níveis de sucesso.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

Saiba mais
newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!