Ultrapasse o medo de falar em público

Fátima GonçalvesHead of Talent & Inovation Head of Learning & Development Solutions at CEGOC

Só o facto de pensar em falar em público causa em si mesmo sentimentos de receio e aflição? Não está sozinho.

Segundo um estudo do Centro Nacional Social de Ansiedade, mais de 70% da população americana é afetada por aquilo a que os cientistas chamam de glossofobia, isto é, o medo de falar em público.

 

 

Glossofobia é o termo que designa o sentimento de ansiedade associado ao ato de falar em público, podendo variar consoante o nível de intensidade.

Para transmitir confiança e credibilidade quando se dirige a um público, procure mudar a sua abordagem. Opte por melhorar o modo como comunica diariamente, ao invés de se focar num só evento ou apresentação.

Apresentamos-lhe algumas dicas para lidar com esta situação:

 

Prepare bem o conteúdo da apresentação

O primeiro passo para minimizar o medo é estruturar e preparar bem a sua intervenção.

Saber muito bem o conteúdo que vai apresentar ajuda a reduzir a ansiedade. Uma maneira de o garantir é praticar várias vezes antes do discurso real.

No entanto, não deve memorizar o guião palavra por palavra. Correrá o risco de se esquecer de alguma coisa e de parecer pouco natural e menos acessível.

Entender o conteúdo permite que explique a temática através das suas próprias palavras, de uma maneira conversacional e atrativa para o público.

 

Esteja preparado: física e mentalmente

Praticar um pouco de atividade física (mexer-se) antes de uma apresentação ajuda o sangue a circular e envia oxigênio para o cérebro. A hidratação também ajuda. Procure beber água antes, durante e após o momento de falar em público.

Exercícios mentais podem igualmente ser um auxílio, permitindo que se foque noutras questões e fique, assim, mais calmo.

Respire fundo calmante antes de entrar em cena.

Reveja mentalmente as etapas da sua intervenção.

 

Foque-se no seu objetivo

As pessoas com medo de falar em público tendem a concentrar-se demasiado em si mesmas e na possibilidade de falharem, o que vai fazendo aumentar ainda mais a ansiedade.

Em vez de pensar que a apresentação é sobre si, foque-se no objetivo e no seu público. Concentre-se no quão eles ficarão a ganhar se o ouvirem com atenção.

 

Seja autêntico

Utilize os pontos fortes da sua expressividade – o gesto, o sorriso, o olhar, as pausas – para transmitir naturalidade e autenticidade.

Pode inclusive utilizar alguma vulnerabilidade a seu favor, sendo autêntico, acessível e alguém com quem o seu público se identifica.

 

Avalie-se a si próprio

Se, em tempos, ficou marcado por uma má experiência, tente ver isso como uma maneira de melhorar e de não cometer o mesmo erro nas próximas vezes que falar em público.

A prática faz a perfeição. Peça a alguém que o filme durante uma apresentação e observe a sua postura e estilo de discurso. Desta forma, irá perceber quais os aspetos que pode melhorar e desenvolver.

 

Siga todos ou algumas destas sugestões e, com o tempo, irá gerindo mais facilmente o medo de falar em público, ficando mais confiante em frente de uma audiência.

Escrito por

Fátima Gonçalves

Licenciada em Psicologia pelo ISPA (pré-Bolonha). Mestrado Integrado em Psicologia (pós-Bolonha).Consultora Gestora de Projetos nas áreas de Desenvolvimento Pessoal; Comunicação e Técnicas de Expressão; Liderança e Desenvolvimento de equipas; Responsável pela área de Formação Pedagógica de Formadores. Certificação em Coaching pela Escola Europeia de Coaching (programa homologado pela ICF);Formadora Certificada para produtos FranklinCovey;Certified Executive Coach pela FranklinCovey/Columbia University Executive – Coach Certification Program (Salt Lake City – EUA).
Saiba mais