A importância de continuar a aprender

Por o 23 Julho 2018

Para concretizar sonhos e objetivos é necessária uma aprendizagem constante.

Pouco importa o seu nível de cultura geral ou o quanto sabe acerca de determinada área. Considerando a constante evolução em que vivemos, é determinante reconhecer que pode sempre aprender mais.

 

 

Seja qual for a área que mais o apela e interessa, poderá sempre desenvolver conhecimentos no âmbito da mesma. Saiba porquê:

 

Mantém o cérebro saudável

Henry Ford, fundador da famosa empresa fabricante de automóveis Ford, ficou conhecido por ter um estilo de pensamento avançado para a época. Segundo o próprio, “qualquer um que pare de aprender é velho, seja aos vinte ou aos oitenta anos. Qualquer um que continua a aprender, permanece jovem. A melhor coisa na vida é manter a sua mente jovem.”

De acordo com um estudo de Harvard Health Publications: “Um nível mais alto de educação está associado a um melhor funcionamento mental em idade mais avançada.”

O que significa isto? Em suma, relava a importância de aprender na manutenção das capacidade de memorizar e de assimilar conhecimento.

 

Impulsiona a sua carreira

Pouco importa se é escritor, artista gráfico, contabilista ou CEO de uma grande empresa, se não estiver por dentro de tendências e novidades no seu setor, certamente irá ficar para trás.

Para isso, já não precisa de estar sentado numa sala de aula. Ao invés, poderá pesquisar, na Internet, um curso online adequado às suas necessidades. Existem cada vez mais profissionais qualificados a oferecerem aulas online, onde partilham o seu conhecimento e experiência.

Adicionalmente, ao aprender novas competências relacionadas com a sua área de atuação, mais facilmente conseguirá avançar na sua carreira e no posicionamento que ocupa dentro da sua organização.

A CEGOC oferece formações em diferentes áreas, que certamente o irão ajudar no cumprimento dos seus objetivos.

 

Aumenta a criatividade

Os cientistas acreditam que aquilo que é chamado de criatividade é simplesmente a capacidade de aplicar habilidades aprendidas em diferentes contextos e situações.

Ao estar em constante aprendizagem, aumenta a probabilidade de conseguir soluções para problemas distintos pois entende o contexto e o porquê dos mesmos.
 

Evita o tédio e a desmotivação

A maioria das pessoas sente-se aborrecida quando não é desafiada, sendo a sensação de tédio e desmotivação as principais causas para a tomada de más decisões.

Se estiver continuamente a aprender, ficará menos propenso ao desinteresse e prontamente reconhecerá oportunidades de enriquecimento pessoal e profissional que possam surgir.

 

Pessoas bem-sucedidas fazem-no

Pense nas pessoas que são uma referência na sua carreira e vida pessoal. Qualquer que seja a área em que atuam, destacam-se pela qualidade do seu trabalho, carisma e ambição.

Mas as pessoas que mais admira nem sempre estiveram na posição em que se encontram. Atravessaram, e atravessam, um processo de evolução e aprendizagem constante.

 


São várias as razões devido às quais não deve deixar de procurar novos conhecimentos, quer estejam relacionadas com o seu trabalho ou não. Defina os seus objetivos, trace um caminho e explore diversos meios de aprendizagem.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe