O regresso ao trabalho depois das férias

Consultores Cegoc

O regresso ao trabalho após as férias e, com isto, a necessidade de entrar novamente num ritmo acelerado de tarefas e objetivos, pode ser um verdadeiro desafio, tanto a nível pessoal como profissional.

 

 

Idealmente, mesmo antes do começo das férias, deve existir a preocupação em garantir que as tarefas pendentes estão em dia, que o trabalho em curso foi passado a determinado colega da equipa e que o e-mail automático de ausência temporária se encontra ativo. Não obstante a importância de todos estes procedimentos antes do período de férias, é também essencial ter um plano para o regresso.

Como forma de evitar a sensação de que se está sobrecarregado nos primeiros dias de regresso ao trabalho, é fundamental dedicar algum tempo para ficar ao corrente de todo o contexto laboral. Primeiramente, dedique-se às tarefas que ficaram em standby antes de ir de férias e, depois, atente naquelas que são mais recentes.

Se regressou recentemente de um período de férias, ou se, brevemente, planeia estar ausente por esse motivo, confira alguns passos a ter em consideração no retorno:

 

Regresse um dia mais cedo

Apesar da tentação em aproveitar o último dia de férias para ficar mais um dia na praia, pode ser uma boa ideia regressar mais cedo, como forma de se colocar ao corrente de toda a situação no trabalho.

Se pensa regressar do local de férias durante o fim de semana, experimente voltar no sábado. Terá o domingo para colocar ideias em ordem, tanto a nível pessoal como profissional.

De facto, as vantagens não se limitam ao foro profissional. Pode aproveitar o dia extra, após ausência, para arrumar as malas de viagem, colocar horas de sono em dia e eventualmente recuperar de jet-lag.

 

Acione a opção de resposta automática no Outlook antes de partir

Respostas automáticas em período de férias são essenciais. Ao notificar, de forma instantânea e automática, que se encontra de férias, evitará reações menos positivas em relação à sua falta de prontidão em dar resposta.

 

Limpe e priorize a sua caixa de e-mails

O regresso das férias pode significar uma infindável lista de e-mails por ver e dar resposta.

Como forma de evitar eventuais situações de stress, organize e selecione aqueles que considera serem os mais importantes. De entre estes e-mails, de maior prioridade, filtre a seleção por data de envio, devendo os mais antigos ser atendidos primeiro.

 

Crie uma lista de tarefas

Pode até parecer algo dispensável, mas possuir uma lista de tarefas constituí um grande auxílio em termos de organização e priorização de tarefas.

Experimente preparar uma lista antes de ir de férias, idealizada para o seu regresso, e outra, durante a manhã do seu primeiro dia de trabalho. Garantidamente, terá um regresso mais produtivo e evitará que determinada tarefa importante fique por fazer.

Pense nesta listagem de tarefas como um plano estratégico que o permite cumprir os objetivos definidos, gerando, assim, mais motivação e otimismo para continuar.

 

Preocupe-se consigo e com o seu bem-estar

O clima de férias é, habitualmente, marcado por uma postura mais relaxada e livre de pressão.

Evite que o regresso ao trabalho se proceda de maneira extremamente abrupta e sob uma pressão exagerada. Faça as pausas de descanso que considere serem necessárias e coloque os seus pensamentos em ordem. Preocupe-se com o seu bem-estar e siga um ritmo que considere adequado a si.

 


O importante é que não se sinta frustrado na altura de voltar ao trabalho. Prepare-se antes e após as férias, ajustando o regresso à rotina conforme as suas necessidades.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais