Como conhecer os contactos certos para a sua carreira

Consultores Cegoc

Seja porque procura novas oportunidades profissionais ou parecerias de negócio, conhecer os contactos certos pode ser determinante na carreira de qualquer um. Mas como adquirir o contacto certo e, não menos importante, retê-lo?

 

Reunimos cinco passos para que consiga conhecer aqueles que são verdadeiramente capazes de impulsionar o seu percurso profissional:

Saiba qual o seu valor para os outros

Talvez nem sempre pareça, mas todos temos algo para oferecer. Conhecer qual a nossa valia para determinada pessoa, ou organização, tornar-nos-á mais confiantes e capazes de nos aproximarmos de determinadas personalidades. Aquilo que temos para oferecer pode até nem ser uma mais-valia e, por outro lado, ser apenas um aspeto em comum. Por exemplo, pode conseguir aproximar-se de determinado contacto apenas porque ambos frequentaram a mesma universidade.
De igual modo, pode ser um simples gesto, oportuno e capaz de criar uma ligação, como a partilha de um artigo ou informação útil.

Faça uma lista

Pondere sobre quais os contactos que representarão uma mais-valia para si e para a sua carreira. Faça uma lista, preferencialmente extensiva, de todos aqueles que poderão ser ligações de interesse. Quanto mais alargada for a lista, mais realista poderá ser a sua perspetiva sobre a mesma. Isto é, poderá excluir, mais tarde, determinados contactos que se revelaram por não ser do seu interesse.

Participe em encontros de networking

Sabia que 85% das pessoas encontram emprego através da participação em eventos de networking? Talvez tenha um amigo, ou colega, que precisa de alguém para auxiliar em determinada conferência.
Se este não for o caso, uma rápida pesquisa no Google mostra-lhe vários eventos de networking próximos da sua localização.

Inicie conversas no LinkedIn

Quando o assunto é networking, as redes sociais são uma peça fundamental. O LinkedIn, em particular, é uma ferramenta de grande valor para entrar em contacto com as personalidades mais relevantes na sua área de atuação. Envie uma mensagem para um contacto do seu interesse, nesta rede social. Procure ser claro e objetivo quanto ao interesse profissional da conversação e, independentemente de existir resposta ou não, saiba que a proatividade é uma qualidade prezada no mundo empresarial.

Conheça os seus objetivos, como forma de saber quem o pode ajudar a alcança-los

Para saber com quem deve falar, deve ter as suas metas bem definidas. Estar na dúvida quanto a determinado objetivo, não o irá ajudar na aquisição e manutenção de contactos, podendo até colocar em causa sua credibilidade. Procure escrever tanto os seus objetivos, como os passos do seu percurso para os atingir. Estudos mostram que colocar por escrito aquilo que procuramos, aumenta em 1.4 vezes a probabilidade de sermos bem-sucedidos.
Experimente ter objetivos SMART, isto é, objetivos que são específicos, medíveis, atingíveis, relevantes e com tempo de concretização definido. Isto fará com que se sinta mais motivado a concretizar uma meta, pelo seu caráter realista, tornando a sua partilha de ideias para com outros mais realista.

Lembre-se: quanto mais ações de networking fizer, mais probabilidade tem de conhecer contactos capazes de impulsionar a sua carreira. Mas, igualmente, permite que seja, por si mesmo, um ponto de networking, capaz de oferecer algo e partilhar o seu valor com os demais.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais