Pequenos hábitos de sucesso que mudarão a sua vida

Consultores Cegoc

Ter objetivos e sonhos cria entusiasmo na vida de qualquer um. Contudo, o percurso para conquistar a meta final pode revelar-se assustador e desmotivante a determinada altura. Muitos constatam que possuir uma rotina diária permite sentir uma espécie de âncora no seu dia-a-dia, por mais arriscadas que sejam as decisões a tomar. 

Neste artigo, reúnem-se sete hábitos de sucesso que certamente farão diferença na sua vida e dia-a-dia, trazendo mais segurança e garantia de que se encontra num percurso de sucesso.

 

1 - Visualize

Visualizar o que queremos e desejamos pode ser um passo fundamental na conquista das nossas metas. Assim, visualize diariamente aquilo que pretende, faça disso um hábito, e obterá resultados positivos. Por exemplo, se lhe custa a adormecer, experimente visualizar como deseja que seja o dia seguinte. Não se foque em preocupações ou momentos de stress do dia que passou, pense em como gostaria que fosse o dia de amanhã. Acredite que, para além de adormecer mais rapidamente, o dia a seguir se iniciará de maneira mais suave e positiva.

2 - Defina prioridades

Uma das principais razões para não estar a conseguir alcançar os seus objetivos pode estar relacionado com facto de querer fazer e cumprir tudo em simultâneo. Pergunte a si mesmo qual o objetivo final. Com base nisto, deixe de lado tudo aquilo que não importa para atingir a meta desejada. Reconheça que após objetivo cumprido, poderá voltar a estes aspetos.

3 - Acorde cedo

Tratar de vários assuntos importantes antes de todos acordarem cria uma forte sensação de produtividade ao seu dia. Crie este importante hábito diário e perceberá o quão mais confiante se sente para chegar ao objetivo final.

4 - Crie uma rotina matinal

Imediatamente após acordar, experimente fazer o mesmo por vários dias e pela mesma ordem. Por exemplo: beba um copo de água, faça algum exercício e, de seguida, consulte a sua agenda. Nesta rotina matinal, que se repete diariamente, pode, ainda, incluir algo que o faz feliz e que o ajudará a reduzir eventuais níveis de stress e ansiedade. Por exemplo, tenha um pequeno almoço saudável, com tempo e espaço para meditar sobre como deseja que o seu dia corra.
Aliado a um hábito de rotina matinal está a necessidade de acordar cedo, referido no ponto anterior, bem como a importância de visualizar o que desejamos.

5 - Beba água

Beber água pode e deve fazer parte da nossa rotina matinal, conforme em cima referido, mas não só. Beber água ao longo do dia acelera o metabolismo e faz com que nos sintamos com mais energia.

6 - Seja minimalista

Livre-se de tudo o que não utiliza e não precisa. Não acumule objetos só pelo receio de perda. Estar num ambiente minimalista, e limpo de utensílios desnecessários, cria uma sensação de leveza e ajuda a que o nosso subconsciente olhe em frente e se foque em metas futuras.

7 - Defina barreiras à presença online

Facilmente ficamos presos no mundo online, seja via redes sociais, publicações de blogs, vídeos, entre outros. Sem que se aperceba, metade do seu dia foi passado na Internet, entretido com questões que não trazem qualquer produtividade. Crie hábitos que limitem a sua presença online. Por exemplo, não veja e-mails ou redes sociais logo pela manhã cedo, assim que acorda.

Alguns hábitos serão mais fáceis de construir que outros, variando quanto ao tempo que demoram até estarem completamente integrados na sua rotina. Seja paciente consigo e aprenda com os próprios erros. Se, em determinado dia, não realizou um dos seus hábitos de sucesso, tente perceber o que falhou, ultrapasse o obstáculo e regresse ao hábito no dia a seguir.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais