Como manter a produtividade durante todo o ano?

Por o 11 Janeiro 2019

Perante o entusiasmo com as festividades e eventuais períodos de férias associados, podem surgir momentos de produtividade mais reduzida ao longo do ano. Contudo, é fundamental que se sinta preparado para os próximos meses: com energia e motivação necessárias para cumprir o plano anual e assim alcançar os objetivos de sucesso desta nova temporada.

 

 

Para o ajudar a manter os habituais níveis de performance, reunimos algumas dicas que, certamente, lhe serão muito úteis.

Considere objetivos realistas

Tenha em mente que sucesso gera mais sucesso. Não defina objetivos demasiado altos, que nunca será capaz de cumprir, por mais aliciantes que estes sejam. A verdade é que caminhar passo a passo, na realização de um sonho, permite que chegue ao objetivo final de uma forma que lhe parecerá mais simples e facilitada.

Uma etapa realizada conduz à que se segue, sem que se aperceba da real quantidade de trabalho que a realização de certo objetivo requer.

Isto é especialmente importante nos meses em que tendemos a ser menos produtivos, dada as inúmeras distrações do dia-a-dia. Seja realista em relação ao que realmente é capaz de cumprir durante esta época.

Evite (ou não) os fones de ouvido

Quando se trabalha num escritório, especialmente quando este funciona em open space, um par de fones de ouvido pode ajudá-lo a manter o foco no trabalho. Pesquisas mostram que ouvir música enquanto se trabalha o irá auxiliar a cumprir tarefas mais rapidamente.

Mas tenha em atenção que nem todo o tipo de música é indicado para manter a concentração. Em geral, a mais indicada é aquela que não tem letra e evidencia uma estrutura relativamente simples. As sugestões passam por música clássica, ou de ambiente, e sons da natureza.

Consistência é a chave

O segredo mais importante para se manter produtivo até ao final do ano é a consistência. Defina as tarefas que terá de realizar, em prol de determinado objetivo, e certifique-se que cumpre os prazos de concretização propostos, mantendo níveis adequados de consistência no trabalho, independentemente das distrações que surgem em seu redor.

Como forma de se manter motivado, visualize o resultado final. Assim, estará consciente de que o seu trabalho representa o sucesso que pretende atingir.

Igualmente, para o ajudar a ser consistente, crie hábitos de sucesso. Tenha consigo uma lista de tarefas diárias, desafiando-se a cumpri-las. Verá o quão satisfeito se sentirá ao sair do trabalho, no final do dia. Ser consistente gera uma sensação de “missão cumprida”.

Durante as festividades, visualize aquilo que pretende para o seu regresso ao trabalho, mantendo-se focado no resultado final e no sucesso que pretende alcançar. Aproveite o momento, conservando os níveis de energia e de performance que sempre tem.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC As 5 escolhas para uma produtividade extraordinária

/5 - Voir tous les avis

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe