Como encontrar os melhores colaboradores?

Por o 19 Fevereiro 2019

Para uma empresa chegar ao sucesso, é importante apostar nos melhores colaboradores. Afinal, são as pessoas e o seu talento o verdadeiro motor de uma organização. Mas mais do que apostar, é essencial manter os bons colaboradores, para evitar constantes mudanças e que só prejudicarão a empresa a longo prazo.

 

O problema é que, com um mercado tão competitivo como o atual, manter os colaboradores nem sempre é fácil, pois todas as empresas estão numa constante busca pelo melhor colaborador.

 

 

Existem também momentos em que as organizações já contam com os melhores colaboradores nos seus quadros e não se apercebem disso. É aqui que os Departamento de Recursos Humanos ganham importância fulcral, pois são os responsáveis, não só por por identificar e recrutar, como por promover a  permanência das pessoas com talento dentro das organizações.

O “colaborador-maravilha”

Por vezes, as empresas procuram as características erradas nos seus colaboradores. É dada demasiada relevância a competências como a pontualidade e a aparência formal, quando o que realmente deveria importar seriam as competências genuinamente humanas como a criatividade, a comunicação, o espírito de liderança e/ou equipa, entre outras.

O que mais deveria importar é que o trabalho fique pronto, bem feito e com um valor único agregado.

Depois, devem-se também procurar características como a integridade, a responsabilidade e a ética de trabalho. Um bom colaborador promove o bom ambiente laboral e toma a iniciativa para ideias que possam melhorar o rendimento da empresa. É desenrascado e tem uma habilidade natural para se desembaraçar de situações complicadas.

Encontrar os melhores colaboradores dentro da empresa

Como já visto, importa então que os responsáveis pelo recrutamento estejam atentos aos talentos que já possuem no interior da organização. A melhor forma para encontrar estes “colaboradores-maravilha” será sempre manter uma atenção constante à atividade do dia-a-dia laboral. Os colaboradores que chamam a atenção nas suas funções e aqueles que conseguem acrescentar qualidade, personalidade e valor nas suas tarefas são indicadores extremamente relevantes.

Outra forma de ver quem se destaca entre os colaboradores é organizar reuniões com eles, tanto gerais como individuais, falando não apenas do colaborador entrevistado mas de toda a equipa. Ninguém melhor que um membro da equipa para saber como trabalham os restantes elementos.

Estas reuniões farão também com que os funcionários sintam que a sua opinião é ouvida e valorizada, o que vai de encontro ao próximo ponto.

Valorizar e manter um colaborador

Independentemente do salário oferecido, algo que qualquer colaborador apreciará sempre é a valorização que as chefias lhe dão. Seja através de um simples agradecimento ou de uma premiação maior, um empregado quer sempre que o seu trabalho seja reconhecido e que possua as melhores condições para o fazer.

Há várias maneiras de mostrar estima por aquilo que um colaborador faz:

  • Tal como foi referido no início do texto, todos gostam de obter feedback por parte dos seus superiores, para saberem ao certo se estão a fazer corretamente o que lhes é pedido.
  • Ao mesmo tempo, é importante que saibam e sejam instigados a expressarem a sua opinião sobre o que está a funcionar bem e mal na empresa.
  •  Isto pode até permitir descobrir talentos escondidos e mudanças de funções que até podem ser motivadoras para os colaboradores.
  • Além destas medidas, gostam também que lhes seja dada a oportunidade para fazerem formações, o que pode ser uma mais-valia para a empresa, por ficarem não só com mão-de-obra motivada, mas também qualificada.

É importante sublinhar que um colaborador desagradado, seja qual for o seu salário, vai sentir-se tentado a sair da organização onde trabalha. Pelo contrário, um colaborador que se sinta feliz, reconhecido e motivado no seu trabalho, não terá quaisquer motivos para abandonar o projeto.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe