Como usar a Internet para o seu desenvolvimento

Joana TeixeiraHead of Digital Learning

A Internet é um sistema que faz, atualmente, parte do dia-a-dia do cidadão comum. Com a chegada do século XXI, o seu uso tem sido massivo, quer para fins profissionais como pessoais. Dedicamos uma parte substancial do nosso tempo a navegar na Internet sem que desse uso resulte algum benefício pessoal.

 

De acordo com dados estatísticos de 2014, o utilizador passa, em média, 365 minutos a navegar na Internet: mais de 6 horas por dia.

 

Este número aumenta exponencialmente de ano para ano, com crescente predominância do uso de dispositivos móveis.

A verdade é que, quando usamos a Internet, somos frequentemente manipulados a continuar a navegação, a fazer scroll-down em determinado website, ou induzidos a clicar em algo que nos capta a atenção (como é o caso do popular botão call-to-action). Também as redes sociais têm a capacidade de reter o utilizador por horas, destacando, aqui, o Instagram devido à facilidade da sua utilização.

Contudo, passar demasiado tempo a navegar na Internet, sem que isso nos traga valor, a nível pessoal ou profissional, acaba por não ser benéfico.

Siga as nossas dicas e saiba como tirar proveito da Internet para progressão de carreira, aquisição de conhecimentos e conquista de objetivos.

 

Evite o clickbait

Reflita sobre as suas escolhas enquanto explora. Sente que, ao clicar em algo, caiu numa espécie de armadilha e a landing page não era o que esperava? Reconheça quando isso acontece e seja mais seletivo na sua navegação, optando por websites e plataformas que já conhece ou cuja credibilidade é reconhecida por outros utilizadores.

 

Opte por conteúdo substancial

– Qual a sua área de atuação?
– Qual o seu objetivo de carreira e como pode enriquecer o seu percurso profissional?
– Que competências novas gostaria de adquirir?
– Gostaria de aprender um novo idioma ou de saber como reparar algo em casa?

 

Use a internet para pesquisas de conteúdo substancial, credível e informativo. Não perca tempo a navegar por conteúdos desinteressantes e pouco diferenciados.

 

De facto, a Internet pode contribuir para o desenvolvimento do nosso sentido crítico e capacidade de reflexão e, com isto, permitir uma maior capacidade para resolver ou melhorar situações de caráter pessoal e profissional.

Uma das formas de explorar temáticas, capazes de promover um maior enriquecimento pessoal e profissional, é através da consulta de blogs de informação credível e oficial, como é o caso dos Blogs da CEGOC, que representam fontes de informação diversa e dividida por temática: Marketing e VendasLiderança e ManagementCoachingDesenvolvimento Pessoal e Profissional.

 

Filtre o seu feed das redes sociais

Como foi referido anteriormente, o ambiente online contribui para o enriquecimento pessoal, se usado tendo em conta algumas questões. Contudo, dificilmente adquirimos novas aptidões ao navegar nas redes sociais, usando por exemplo o Facebook, cujo feed  é composto essencialmente por anúncios comerciais, provenientes de propaganda de marcas, ou por publicações partilhadas por contactos que, muitas vezes, se tratam de conteúdo pouco credível.

Uma das formas de contornar esta situação, e tornar as plataformas sociais, uma eventual fonte de informação, é filtrando aquilo que vê no seu feed. Por exemplo, siga contactos que apenas partilham informação pertinente e credível e desative anúncios comerciais e outras formas de publicidade.

 

Aprendizagem com base em soluções digitais

O digital, têm um impacto notório e significativo nas nossas vidas e a forma como aprendemos não é exceção. As soluções digitais permitem-nos integrar de forma harmoniosa, todo um conjunto de conteúdos e serviços digitais enriquecedores do processo de aprendizagem.

Foi precisamente neste sentido que a CEGOC, lançou uma nova abordagem: 4REAL® (Real Efficient Adapted Learning), a primeira a integrar a personalização do percurso de aprendizagem com a sua transferência para o contexto real de trabalho, permitindo um equilíbrio entre sessões presenciais e online – o que otimiza o tempo dedicado à aprendizagem e a relação entre o investimento na formação e os resultados obtidos.

 

A Internet é um mundo gigante.

Certifique-se que gere da melhor forma o tempo que investe, ao utilizá-la, e verá o quão benéfico o digital pode ser para o seu desenvolvimento pessoal.

 

 

Escrito por

Joana Teixeira

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA.Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA.Consultora/ Formadora das áreas Comercial e de Desenvolvimento Pessoal, nomeadamente formação de formadores, Organização Pessoal e Gestão do Tempo, Negociação e Gestão de Conflitos, Assertividade, Técnicas de Comunicação; Tutora de cursos eLearning e Blended e consultora para o desenvolvimento de conteúdos.
Saiba mais