Como melhorar a sua capacidade para comunicar

Joana TeixeiraHead of Digital Learning

Mesmo que na sua empresa tudo corra dentro da normalidade, é possível que existam detalhes que lhe escapem. Como anda a sua Comunicação? Contrariamente ao que pensa, não é porque os seus colaboradores ou colegas de trabalho fazem o que lhes pede que está, a comunicar de forma eficiente.
 

 
Melhorar a sua performance enquanto líder, implica desenvolver relações positivas com os membros da sua empresa, certificando-se que tal beneficia a moral da empresa e respetivos níveis de envolvimento e produtividade.

Se é o tipo de pessoa que apenas comunica para dizer às pessoas o que estas devem fazer, salientando pontos negativos e desconsiderando sentimentos, saiba que não está a comunicar de forma eficiente.
 
Falhas na comunicação resultam em falta de coordenação entre departamentos, elevados níveis de stress e eventual reclamação por parte dos clientes.
 
A comunicação é, assim, essencial para o crescimento sustentável de uma empresa.

Esta é uma competência que se pode desenvolver…

Seguem-se algumas dicas para melhorar a sua Comunicação.

  • Esteja atento à dimensão não-verbal da sua comunicação: Todos os sabemos que grande parte da nossa forma de comunicar não se expressa verbalmente, mas sim através da nossa linguagem corporal e expressões faciais. Estudos mostram que 55% da nossa maneira de comunicar se revela via linguagem corporal, 38% via tom de voz, e apenas 7% se expressa através daquilo que efetivamente dizemos.

 

  • Preocupe-se com a forma da sua comunicação: Evite falar sentado e com os braços cruzados e esforce-se por manter contacto visual enquanto interage com alguém. A imagem que vai transmitir será de maior recetividade e as suas conversas serão mais agradáveis para ambas as partes. Grave-se enquanto fala e veja-se, ou ouça-se, a si mesmo mais tarde.Uma excelente maneira de melhorar a sua comunicação é ver-se, ou ouvir-se, a falar junto de alguém, ou em reunião. Experimente gravar uma das suas reuniões de trabalho e perceba como a sua forma de comunicar pode ser melhorada.Estudos mostram que muitas reuniões não são produtivas, e os colaboradores saem das mesmas sem saber o que fazer a seguir. Gravar um destes eventos é uma oportunidade para descobrir onde a comunicação falhou e como pode ser melhorada.

 

  • Escute mais, fale mesmo: Nunca será um especialista em comunicar se estiver sempre a falar e nunca a escutar. Ser um ouvinte ativo é uma das melhores maneiras para reforçar uma comunicação aberta e agradável com outro membro da equipa.Quando os seus colaboradores ou colegas vêm em si alguém que os escuta, não hesitarão em aproximar-se quando precisarem de falar sobre determinado tópico. Foque-se no que a pessoa diante de si tem para dizer, em vez de estar constantemente a pensar no que vai dizer a seguir.

 

Comunicar de forma eficiente não só o ajudará a melhorar enquanto líder na sua organização, como também na sua vida pessoal.

 
Quer esteja numa reunião de trabalho ou a negociar algo com um cliente, preocupe-se em cuidar da sua comunicação e verá que as suas conversas produzirão mais resultados.

Escrito por

Joana Teixeira

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA.Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA.Consultora/ Formadora das áreas Comercial e de Desenvolvimento Pessoal, nomeadamente formação de formadores, Organização Pessoal e Gestão do Tempo, Negociação e Gestão de Conflitos, Assertividade, Técnicas de Comunicação; Tutora de cursos eLearning e Blended e consultora para o desenvolvimento de conteúdos.
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