5 Dicas para conseguir ler mais

Por o 23 Abril 2019

Em 2001, através de um estudo desenvolvido pela Comissão Europeia, foi evidenciado que mais de metade dos europeus (cerca de 60%) afirmou ler pelo menos um livro por ano. Portugal, contudo, fazia parte do grupo de países onde apenas 33% dos cidadãos assumiram ter lido, no mínimo, um livro durante 12 meses.


Em 2017, Eduardo Boavida, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), revelou em entrevista que os portugueses compraram, em média, 1,3 livros por ano. E segundo os dados do estudo TGI da Marktest, contabilizaram-se 5 milhões e 285 mil portugueses que leram, pelo menos, um livro nos últimos 12 meses, o que representa 61.7% dos residentes no Continente com 15 e mais anos – uma melhoria significativa nas rotinas de leitura dos portugueses face a 2001.

 

 

Atualmente, com o uso exponencial da internet, muitos utilizadores categorizam a visualização de uma notícia nas redes sociais ou na internet como leitura. No entanto, este hábito possui contornos bem mais complexos que exigem (quer online como offline) rotinas mais enraizadas no dia-a-dia dos leitores, no sentido de contribuir efetivamente para o desenvolvimento pessoal e social.

 

Os Benefícios da Leitura:

– Estimulação Mental: Estudos demonstram que, ao estarmos mentalmente estimulados, podemos adiar o avanço – ou até prevenir – doenças como Alzheimer ou Demência. Manter o cérebro ativo, tal como acontece com outros músculos do nosso corpo, requer exercício para o manter forte e saudável – e a leitura é um dos exercícios mais eficazes!

– Menos Stress, Mais Tranquilidade: Independentemente dos desafios e problemas existentes a nível pessoal ou profissional, tudo pode desaparecer quando estamos a ler. Uma história bem escrita transporta-nos para outras dimensões e um artigo com interesse distrai-nos, desvia a nossa atenção das preocupações e produz uma sensação de relaxamento e paz interior.

– Conhecimento, Vocabulário e Escrita: Tudo o que lemos diariamente preenche a nossa cabeça com novas informações que poderão ser úteis a qualquer momento e que nos ajudarão a estar “melhor preparados” para enfrentar desafios. Paralelamente, quanto mais lemos, mais exposição ganhamos a novo vocabulário, o que ajuda a desenvolver a nossa capacidade de comunicação e expressão verbal, para além de também enriquecer os nossos conhecimentos ao nível da produção escrita.

– Melhoria da Memória, Foco e Concentração: Quando lemos um livro, é muitas vezes necessário recordar um conjunto de personagens, contextos, espaços e histórias, além de enredos e subenredos desenvolvidos ao longo da narrativa. Apesar de serem muitos pormenores, o nosso cérebro consegue recordar esta informação com relativa facilidade.
Visto que a nossa atenção está dividida inúmeros assuntos e tarefas realizadas ao longo de cada dia, ler um livro acaba por manter a nossa atenção focada na história.

Sugestão: Tente ler 15 a 20 minutos antes do seu trabalho e verá que consegue estar muito mais focado quando chegar ao escritório.

– Ferramentas de Pensamento Analítico Fortalecidas: Ao ler um livro de mistério, já conseguiu adivinhar o final, mesmo antes de terminar a leitura? Se sim, saiba que esta é uma das formas de colocar em prática o pensamento crítico e analítico. Este exercício de pensar e analisar detalhes é vantajosa quando analisamos o enredo e partilhamos opiniões.

 

O reforço do hábito da leitura

Muitas pessoas afirmam não ter tempo para leitura diária e, nesse sentido, iremos apresentar algumas dicas que podem ajudar a que construa espaço na sua rotina para esse hábito.

 

  • Não leia livros que não goste

A leitura não deve ser imposta nem obrigatória: se um livro está a aborrecê-lo, escolha outro. Concentre-se no que quer efetivamente ler e não no que é suposto. Cada hora perdida num livro aborrecido é uma hora que poderia ter sido passada a ler uma outra história muito mais envolvente e cativante.

  • Tenha sempre consigo um livro à mão

Crie o hábito de transportar um livro consigo onde quer que vá e leia-o nos momentos em que normalmente utilizaria o seu telemóvel (transportes públicos, refeições, momentos de espera, pausas para almoço…).

  • Coloque o seu telemóvel em modo avião

Um dos grandes benefícios da leitura é a possibilidade de visitar outros mundos e isso não acontece quando estamos constantemente conectados ao telemóvel. Mesmo que leia em formato digital, ative o modo voo e não será tentado a verificar o seu e-mail ou as redes sociais.

  • Faça visitas frequentes a livrarias e bibliotecas

Muitos leitores descobrem novos livros através de amigos e da internet, mas a descoberta inerente à presença em livrarias e bibliotecas é mágica. Vá na direção das prateleiras com os novos lançamentos e avalie as preferências de outros leitores.

  • Partilhe livros que adore com outras pessoas

O melhor aspeto da partilha das nossas histórias preferidas é conhecer outras pessoas que gostam das mesmas narrativas, o que leva à descoberta de mais livros e a criação de laços com pessoas com gostos e preferências semelhantes. 

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Gestão do Tempo

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe