Somos motivados pelas frases motivacionais porquê?
Por Consultores Cegoc o 20 Maio 2019
As frases motivacionais conseguem ser uma grande inspiração para o ser humano. São normalmente citações com uma ideia encorajadora, que apelam à reflexão ou ao otimismo. Mas o que torna estas frases tão relevantes e capazes de motivar os indivíduos?
“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos!”
Esta frase foi proferida por Eleanor Roosevelt, primeira-dama dos EUA durante a presidência do seu marido, Franklin Roosevelt, entre 1933 e 1945. O facto de a sua autora ter sido alguém com grande importância para a história da humanidade (Eleanor foi também uma grande ativista e defensora dos direitos humanos) leva a que o leitor a interprete com mais confiança e fique mais motivado para o futuro.
A ideia otimista da frase ganha ainda mais relevância também devido ao contexto em que Franklin Roosevelt foi presidente dos EUA. A II Guerra Mundial, um período de descrença e pessimismo mundial.
“O pessimista vê dificuldades em qualquer oportunidade. O otimista vê oportunidades em qualquer dificuldade.”
Este pensamento pertence a Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido durante a II Guerra Mundial, e apresenta a dicotomia entre o indivíduo pessimista e o otimista.
A frase poderia ter sido dita de muitas outras formas mas o facto de ter sido construída através de um jogo de palavras entre quatro conceitos paralelos – pessimismo, otimismo, oportunidade e dificuldade – torna a sua interpretação mais apelativa. A figura e o momento em que foi proclamada, Winston Churchill durante a II Guerra Mundial, dão uma relevância maior à frase, que assim se torna um símbolo de inspiração para todos aqueles que se encontram desmotivados e com dificuldades para serem otimistas.
“A criatividade é a inteligência a divertir-se.”
Da autoria de Albert Einstein, físico renomado e uma das maiores mentes do século XX, a força motivacional desta mensagem reside, tal como nos exemplos anteriores, no facto de o seu autor ser uma figura importantíssima na história da humanidade, o que entrega à frase uma maior credibilidade e força inspiradora, encorajando o autor a alcançar os seus objetivos.
As razões que explicam este fenómeno:
- A utilização de figuras de estilo para cativar a audiência. Ward Farnsworth, Reitor da Escola de Direito da Universidade do Texas, nos EUA, na obra “Farnsworth’s Classical English Rhetoric”, corrobora a importância destas técnicas, lembrando que “embora existam muitas maneiras para dizer algo, uma delas será mais agradável e convincente que todas as outras devido à forma como as palavras são arranjadas”.
- A força e a positividade da mensagem inspira o leitor e leva-o a acreditar nas suas capacidades, funcionando como uma espécie de coaching, como explica este artigo da Fast Company.
- A identificação que os indivíduos têm com os autores das frases e as circunstâncias em que as mesmas surgiram, promove a forma inspiradora com que estas frases são interpretadas.
O ser humano, por predefinição, precisa de pessoas-modelo nas quais se possa inspirar. A maior parte destes pensamentos são proferidos por grandes líderes mundiais e pessoas com enorme valor para a história da humanidade, que com o seu legado ainda inspiram nos dias de hoje as pessoas a superarem-se.
Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC As 5 escolhas para uma produtividade extraordinária
Deixe um comentário
Raquel Oliveira Desde 1 ano
Bem interessantes esse texto! Acho que a segunda razão desse fenômeno também está ligada a mentalidade de crescimento, que diz para a gente se ver como alguém que pode sempre melhorar se nos esforçarmos e que o nosso sucesso depende disso e não de como nascemos. É com esse tipo de mentalidade que a gente consegue chegar mais longe!
Bruna Ferreira Desde 1 ano
Olá, Raquel Oliveira! Obrigada pelo seu comentário. 🙂
Esperamos que continue a acompanhar o nosso Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.