Estratégias para perder o medo de falar em público

Consultores Cegoc

    A evolução tecnológica habituou-nos a partilhar conteúdos e opiniões de forma frequente via e-mail, comentário, fotografia, mensagem, entre outros formatos que não precisam mais do que um computador ou dispositivo móvel. Mas será que, quando não existe um ecrã, a capacidade de partilha presencial ou diante de um grande número de pessoas se mantém com a mesma simplicidade e facilidade?

    Saber expressar-se presencial e publicamente é essencial na vida ativa e pode representar uma oportunidade para desenvolver competências de comunicação, liderança e confiança a nível pessoal e profissional. Trata-se de um fator diferenciador capaz de o ajudar a percecionar melhor as reações daqueles que o rodeiam, a conseguir ser mais eficaz na forma como gere e motiva equipas ou a alcançar melhores oportunidades de carreira.

    Neste artigo, apresentamos algumas sugestões para que perca o medo de se expressar em público, de acordo com o autor brasileiro Reinaldo Polito, autor do livro “Como Falar Corretamente e Sem Inibições”:

     

     

    • Receba o medo de braços abertos

    Se tem receio de falar, seja honesto consigo próprio. Aceite a situação epense que vai fazer o melhor possível para expressar-se e simultaneamente respeitar o ouvinte.

     

    • Depois de aceitar o medo, aprenda a lidar com ele

    O ideal é preparar-se e conhecer o assunto em profundidade, de forma a sentir-se mais seguro e confiante. Crie uma linha de pensamento pela qual guiar-se e pratique em voz alta para testar o desconhecido e explorar os seus pontos fortes (uma boa voz? capacidade de contar boas histórias?...).

     

    • Coloque as "cábulas" de lado e seja genuíno

    Para Reinaldo Polito, “A pessoa deve explorar a sua naturalidade”. Assim, aprenda algumas técnicas de respiração e/ou meditação e faça desaparecer o nervosismo para conseguir libertar a sua personalidade no discurso.

     

    • Aprenda a ganhar tempo

    Quando estamos prestes a falar em público, é comum sofrermos uma descarga de adrenalina. Para conseguir ficar mais calmo antes de falar, utilize esse momento a seu favor:“faça tempo” e ajuste o microfone, organize folhas ou cumprimente outros oradores que possam estar presentes.

     

    • Cative a atenção do público

    Como afirma o autor, “não existe público desinteressado, apenas um orador desinteressado”. Por esse motivo, aposte no volume e tom de voz adequadosao ambiente em que se insere e garanta um ritmo cadente ao longo do discurso. Trabalhe também a pronúncia das palavras, a pertinência da mensagem para o público-alvo, a postura física e a linguagem não-verbal.

     

    • Nunca se queixe

    Não mencione que tem voz rouca ou que está doente, pois desta forma está a chamar à atenção para um defeito ou problema. Além disso, evite pedir desculpas por não conhecer bem o assunto... Porque isso é sinónimo de que não deveria estar no local.

     

    • Construa a sua autoconfiança

    Falar publicamente não é só uma questão de talento, mas de autoconfiança. Concentre-se em coisas positivas e nos seus pontos fortes, para que estes se expandam.

     

    Aprender a gerir o medo e ansiedade é confiar que está a preparar-se para que, no final, tudo corra da melhor forma possível. Transforme os obstáculos em momentos de aprendizagem: torne o medo de falar em público numa lição.

    Escrito por

    Consultores Cegoc

    A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
    Saiba mais