O teste do espelho

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

Ao longo da vida, e particularmente nos últimos anos, fui e sou várias vezes confrontada com a mesma pergunta sempre que me olho ao espelho: Daqui a 20 anos que pessoa queres ver refletida no espelho? Que alma almejas ter? Como gostarás de ser recordada por amigos, família e colegas de trabalho?

Fazer este exercício é a forma de parar para refletir sobre o modo como vamos trilhando caminhos pessoais e profissionais e que nos obriga a uma análise SWOT individual, posicionando-nos e predispondo-nos a encarar o futuro com maior consciência, humildade e confiança.

 

 

Existem diferentes formas de parar para pensar, mas eu gosto desta em particular, porque nos obriga a ver a nossa imagem e perspetivar os traços físicos que marcarão o nosso corpo, bem como as conquistas e feridas que enobrecerão a nossa alma.

A nossa sociedade atual não para, não reflete,não aprofunda, e vive absorvida por uma imensidão de estímulos diferentes,gazeando o ser humano, toldando os seus sentidos e limitando o seudiscernimento.

A falta de discernimento vai “matando” o ser e as sociedades. Parar é hoje, por isso, um dos maiores desafios que se impõe às sociedades, às pessoas e necessariamente às empresas.

Todos sem exceção, mas naturalmente as lideranças, deveriam estimular os seus colaboradores e utilizar estes momentos de paragem para refletirem profundamente e colocarem a mão na cabeça ou no coração dependendo do que sentirem que lhes falta.

 

Encontrar no espelho uma via reflexiva é conceptualmente simples mas, na prática, de difícil concretização!

 

Certa estou de que sem parar é impossível discernir, e sem discernir comprometemos a possibilidade de viver com significado.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais