Fonte Viva quer ser uma one-stop-shop que oferece um serviço de conveniência totalmente ajustado às necessidades dos seus clientes

Por o 2 Outubro 2019

A Jet Cooler é uma Empresa Portuguesa com presença Ibérica, que comemora precisamente 20 anos de existência em 2019. Amplamente conhecida através das suas marcas Fonte Viva (distribuição de água filtrada e em watercoolers com garrafão) e Simple Fruit (distribuição de fruta fresca em escritórios), entra na 3ª década de um percurso longo que se caracteriza pelo seu serviço de conveniência totalmente ajustado às necessidades dos seus clientes.

“Nesse sentido, tanto podemos ser um fornecedor “básico” de garrafões de água para uma pequena empresa de 5 colaboradores, como podemos garantir todo o serviço de água, café e fruta numa grande empresa de 5.000 colaboradores”, explica em entrevista Gonçalo Tremoceiro, Diretor Geral da Jet Cooler S.A., acrescentando que a mais-valia desta atuação junto dos clientes se traduz sempre em trabalhar “para 5 ou para 50.000 pessoas com o mesmo afinco”.

Saiba mais sobre o Grupo Fonte Viva, um dos Partners da CEGOC no âmbito do Business Transformation Summit.

 

 

– A água é um elemento vital e são vários os estudos que comprovam os benefícios da ingestão regular de água em ambiente de escritório, ao nível da promoção de energia e produtividade dos colaboradores. A Fonte Viva foi pioneira na introdução de sistemas de água purificada e fresca nos escritórios portugueses. Como é que a empresa continua a diferenciar-se no seu mercado de atuação?

 

Gonçalo Tremoceiro (GT): A Fonte Viva faz uma aposta contínua em inovação, que lhe permite ser a empresa de referência no mercado de Home and Office Delivery em Portugal. As alianças estratégicas com parceiros de renome e qualidade certificada (Super Bock Group, Delta Cafés, entre outros), assim como a certificação dos seus processos de segurança alimentar através da norma ISO 22000 permitem-nos disponibilizar um Serviço Global, que abrange uma grande diversidade de produtos e serviços. Atualmente, disponibilizamos as seguintes Soluções para o mercado Office e para o mercado Doméstico: Água em Watercoolers com Garrafão; Água em sistemas de Filtração de Água; Café em Cápsula, Pastilha ou Grão; e ainda Distribuição de fruta fresca em escritórios através da marca Simple Fruit.

No fundo, a Fonte Viva funciona como uma one-stop-shop que fornece um serviço de Conveniência totalmente ajustado às necessidades dos nossos clientes. Nesse sentido, tanto podemos ser um fornecedor “básico” de garrafões de água para uma pequena empresa de 5 colaboradores, como podemos garantir todo o serviço de água, café e fruta numa grande empresa de 5.000 colaboradores, trabalhando em parceria com o nosso Cliente em termos de zero utilização de plástico, redução de custos e satisfação dos colaboradores. Essa é a nossa grande mais-valia: temos mais de 20.000 clientes que representam todo o tecido económico português, cobrindo todo o território nacional e trabalhando para 5 ou para 50.000 pessoas com o mesmo afinco.

 

– Em 2014, a Fonte Viva adquiriu a Simple Fruit e hoje a empresa dedica-se também à distribuição de fruta fresca no escritório. Esta ampliação do negócio estratégica volta-se novamente para o universo da alimentação saudável e o bem-estar. Acreditam que esta é uma área em forte ascensão? O crescimento do vosso negócio acompanha esta consciencialização das empresas pelo bem-estar e a felicidade das suas pessoas?


GT: A aquisição da Simple Fruit enquadrou-se na estratégia de diversificação do Grupo Fonte Viva, com o objetivo de complementar o nosso portfólio e aumentar de forma significativa o negócio junto dos nossos Clientes. Esse objetivo foi plenamente conseguido, sendo que hoje a Simple Fruit já representa mais de 10% do negócio da Fonte Viva, o que mostra bem o potencial desta área de negócio.

Na base do conceito Simple Fruit está o princípio de que o sucesso das empresas só é possível com equipas motivadas e com um bom ambiente de trabalho. Hoje, mais de 50.000 colaboradores usufruem deste serviço tendo acesso à fruta da época mais fresca em cada semana. Reforçando a ideia da questão anterior, juntando a fruta às soluções de água e café tornamo-nos não só o fornecedor com oferta mais abrangente para o mercado empresarial como nos tornamos num parceiro provedor de energia e saúde para os Colaboradores dos nossos Clientes.

 

– Como é que a Fonte Viva tem acelerado a sua performance digital nos últimos anos?

 

GT: Dentro da nossa área de atuação temos vindo a trilhar um caminho de crescente digitalização, numa área onde nem sempre é evidente como o fazer. Nos últimos 10 anos, fizemos o nosso “trabalho de casa” no que respeita a criar uma estrutura digital que suporte todo o negócio: isto significa que todo o processamento logístico (encomendas, planificação e otimização de rotas, confirmação de entregas) é feito digitalmente e online, permitindo a cada segundo saber o que está feito e o que está por fazer.

Nos últimos anos, o desafio é conseguir passar este suporte digital que existe em backoffice para o nosso Cliente. Os interfaces de Cliente estão disponíveis há já alguns anos (área exclusiva no nosso site, app para iOS e Android) e terão uma importância cada vez maior em todo o processo de interação com os clientes, sendo o nosso objetivo que representem 70% da interação com os Clientes nos próximos 3 anos. Iremos também efetuar o lançamento de um smart device dentro de uma lógica de IOT (internet of things) que será uma verdadeira revolução na forma como o utilizador se relaciona com a sua máquina de água e com o seu fornecedor.

 

– O tema do Business Transformation Summit de 2019 é precisamente a Aceleração. Por que é que decidiram juntar-se à CEGOC como Partners e quais as principais mais-valias desta parceria para o Grupo Fonte Viva?

 

GT: O público-alvo do Business Transformation Summit são os nossos Clientes, nomeadamente decisores. Estar presente e mostrar que a Fonte Viva é o parceiro mais desenvolvido nesta área a atuar no mercado português é o nosso principal objetivo.

Seja pelo nosso portfólio de soluções (água, bebidas quentes, fruta) seja pela forma como o fazemos (sustentabilidade ambiental, soluções customizadas para cada cliente, rapidez de execução, desenvolvimento digital) queremos que os participantes do Business Transformation Summit vejam a Fonte Viva como um parceiro que também pode contribuir para a Aceleração nas suas empresas.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe