Quais são as "forças ocultas" que conduzem ao nosso comportamento digital?

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

A tecnologia evoluia um passo tão acelerado nos nossos dias, que os líderes muitas vezes lutam paraacompanhar o ritmo vertiginoso da mudança. Neste contexto, como vamos sercapazes de capacitar as pessoas para utilizarem a nova tecnologia de uma forma benéficapara todos?

A Antropóloga Digital Rahaf Harfoush partilhou algumas ideias sobre este tópico na última edição do Business Transformation Summit. Sendo uma das principais especialistas em inovação, convergência das tecnologias emergentes e cultura digital, Rahaf encorajou os presentes a mudarem o seu mindset de forma a se manterem competitivos.

 

 

Por norma, os líderes costumam introduzir novas tecnologias através de uma abordagem “de cima para baixo” – comunicam à sua equipa a adoção de uma nova ferramenta digital, proporcionam formação para a sua utilização e esperam que a mesma seja aplicada a partir de então. No entanto, este processo nem sempre é bem-sucedido. Rahaf afirma que os líderes devem promover uma “linguagem corporal digital” positiva, devem introduzir novas ferramentas digitais mostrando como eles próprios as adotaram e partilhando os seus benefícios junto dos colaboradores.

É hora de alterar os papéis da liderança em conjunto com a tecnologia.

Assim, em vez de usarem a abordagem “de cima para baixo”, os líderes devem liderar pelo exemplo – devem reconhecer que não possuem todas as respostas. Em vez disso, devem agir como facilitadores do conhecimento e capacitar as suas equipas para explorarem e utilizarem a tecnologia de uma forma positiva, sustentável e proveitosa.

Assista a estepequeno vídeo para ouvir mais insightsde Rahaf Harfoush sobre a adoção das novas ferramentas digitais:

 

 

Para saber como a CEGOC o pode ajudar a acelerar a transformação digital do seu negócio, visite o nosso website e contacte-nos.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

Saiba mais