Da engenharia pedagógica à engenharia da experiência incorporando o Digital Learning

Cátia SilvaHead of Open Courses Business at CEGOC

São incontornáveis os desafios que, atualmente, as empresas enfrentam: um mundo em transformação exige, cada vez mais, profissionais não só capazes de superar os crescentes desafios induzidos pela digitalização, mas dotados de competências que nenhuma tecnologia pode substituir. Neste contexto, os responsáveis de L&D sofrem diversas pressões e são desafiados a desenvolver processos de aprendizagem inovadores, num momento em que os padrões de aprendizagem estão em profunda mudança: cada vez mais os profissionais, nomeadamente os Millennials, valorizam e apostam no desenvolvimento das suas competências, tendo especial apetência por soluções que proporcionem uma experiência diferente, flexível, desafiante, personalizada, com retorno visível e imediato, que integrem componentes digitais e, não menos importante, possibilitem o contacto com especialistas, mentores e/ou coaches.

Nos últimos anos temos vindo a assistir ao desenvolvimento de diversos dispositivos digitais de aprendizagem que facilitam e ampliam as possibilidades de interação e diversificam as atividades pedagógicas (utilização de smartphone, atividades digitais a montante e jusante da formação presencial, possibilidade de interagir numa comunidade digital ou de realizar sessões de e-coaching…).

 

 

Todavia, responder aos atuais desafios requer passar deuma engenharia pedagógica que integra o DigitalLearning, para uma engenharia da experiência: considerar a experiência do participante como um eixo fundamental parapromover o seu compromisso com a aprendizagem. Assim, as soluções deaprendizagem devem focar-se na melhoria efetiva da performance em contexto de trabalho e integrar diversas soluções deDigital Learning num percurso que,além de contribuir para a melhoria significativa dos resultados das equipas eempresas, proporciona também, a cada participante, uma experiência deaprendizagem diferenciada.

 

Maior envolvimento e melhoria efetiva da performance

Na CEGOC acreditamos que responder a este desafio requer a construção de percursos de aprendizagem que integrem e conjuguem as melhores práticas da engenharia pedagógica com a da experiência: para facilitar a integração e ancoragem de novos comportamentos e práticas, estes percursos devem ser distribuídos ao longo do tempo; para provocar a melhoria efetiva da performance em contexto de trabalho, devem conjugar diversas ferramentas e ativos digitais e modalidades de aprendizagem (vídeos, módulos interativos, desafios de implementação “On-the-Job”, sessões de treino F2F… ); para garantir o acompanhamento e suporte de todos os participantes, devem envolver as Chefias diretas e prever, ao longo do percurso, sessões de e-coaching e a possibilidade de interação com especialistas; para responder às necessidades e objetivos de cada participante e assim contribuir para um maior envolvimento e para uma melhoria efetiva da performance, estes percursos devem ainda ser personalizáveis.

Em suma, para responder aos desafios que atualmente as empresas enfrentam, as soluções de L&D devem conjugar a engenharia pedagógica com a da experiência, integrando o Digital Learning e fazendo uso das suas potencialidades: Soluções que contribuam significativamente para a retenção e desenvolvimento de talentos, aumentem a competitividade das empresas e provoquem mudanças significativas e visíveis na performance individual de cada colaborador, permitindo uma avaliação do retorno do investimento.

 

*Este artigo foi publicado originalmente na Human Resources.

Escrito por

Cátia Silva

Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE. Mestrado em Direção Comercial e Marketing pelo “Instituto Universitario de Posgrado” em Espanha.MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Gestão & Negócios – Universidade Autónoma de Lisboa. Professional Diploma in Marketing Digital, pelo Digital Marketing Institute.

Practitioner em Programação Neuro Linguística pela “The Northern School of NLP & Associated Studies” no Reino Unido. Responsável pela Formação Inter Empresas CEGOC no seu todo e pela oferta específica na área de Vendas & Negociação Comercial tem, também, experiência na Gestão de Carteira de Clientes e na Gestão de Projetos de Intervenção/Formação.

Responsável pela condução de ações de formação em diversas geografias (Europa, América Latina e África), através de distintas modalidades (formação presencial, 100% digital, blended e outdoor).

Saiba mais