Vidas interrompidas ou novos rumos?

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

Generalizando, podemos afirmar que “de um momento para o outro” a vida quotidiana, tal como a conhecíamos, transformou-se. Desapareceram rotinas diárias e semanais, rituais e celebrações foram adiados; as esferas pessoal, familiar, social e profissional foram abaladas. E agora, o que nos espera daqui por diante? Como podemos ser bem-sucedidos a fazer o que sempre fizemos, de forma completamente diferente?

Estas perguntas são apenas algumas das muitas que têm ocorrido/ainda ocorrem aos pensamentos de cada um de nós, nas conversas telefónicas, nas reflexões escritas, partilhadas ou não.

 

 

Em épocas de crise as pessoas ficam mais vulneráveis por terem de lidar com a frustração e a incerteza.

A primeira, é consequência daidentificação dos obstáculos e da perceção do seu gigantismo. A segunda, vemcom o desconhecimento do que existe, mas não se vê e de um futuro que sedesconhece a data em que irá começar.

No entanto, é nas situações muito difíceis, traumáticas, catastróficas, que a resiliência se manifesta; porque é nestas circunstâncias que sentimos necessidade de identificar recursos, repensar a sua utilização e mobilizar a criatividade para os rentabilizarmos de forma mais plena e produtiva. Será que o estamos a fazer? E conseguimos ser produtivos? Olhamos para a experiência de vida que estamos a ter e o que vemos: o copo está meio-cheio ou meio-vazio?

A resiliência mobiliza um conjunto de competências e promove aprendizagens, que nos ajudam a reinventar, descobrir e ir por novos caminhos, com um sorriso e de cabeça levantada.

No momento atual, cada pessoapode pensar um pouco mais sobre si própria.

E você, continua a fazer o que pensa que os outros esperam de si, ou está a dedicar-se a alguns dos seus sonhos adiados - “um dia, quando tiver tempo, vou dedicar-me a …”?

 

 

Se quiser refletir sobre estas e outras questões relacionadas com a resiliência pessoal venha assistir ao Webinar"PERSONAL RESILIENCY: COMO TORNAR-SE MAIS RESILIENTE NUMA CRISE"

 

Vivemos momentosatípicos, onde somos confrontados com a necessidade de conciliar as nossasexigências profissionais e familiares 24 horas por dia no seio dos nossoslares, num contexto socioeconómico de grande adversidade e incerteza. Logo, ocontexto em que vivemos conduz-nos e solicita-nos a agir de formas diferentesdos nossos padrões habituais, para obtermos resultados de superação da crise,ou seja, exige-nos uma capacidade de resiliência que poucas experiênciasanteriores terão exigido!

A verdade é quetodos nós somos resilientes, ainda que uns mais do que outros, mas nestemomento todos temos de o ser se queremos ser bem-sucedidos. Por isso, preparámoseste webinar onde iremos ajudá-lo a identificar o que é a resiliência e quaisos recursos pessoais que deve ser capaz de mobilizar para melhor responder aoseu contexto pessoal e profissional, bem como ao cenário de crise queenfrentamos, e onde abordaremos diferentes estratégias que o ajudarão a mantera sua produtividade.

Neste webinar vamos abordar:

  • O que é/não é a resiliência(individual, coletiva e social);
  • Como podemos identificar aresiliência em nós próprios e nos outros;
  • Os pilares da resiliência que mais precisamospara superar uma crise;
  • Estratégias de atuação que facilitam mantermo-nos produtivos emsituações adversas;
  • Como nos podemos fortalecer no apóscrise.

 

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais