Smart Learning: aprendizagem 100% online

Por o 16 Julho 2020

Como pioneira do e-learning em Portugal, a CEGOC sempre se empenhou para que este fosse mais do que uma simples transposição de conteúdos para suportes digitais. E foi com este mesmo mindset que o caminho iniciado ainda no final do século XX evoluiu, naturalmente, do ultrapassado e-learning para o Digital Learning, e agora para um novo patamar: o Smart Learning.

 

Trata-se de uma filosofia de formação que traz consigo um novo universo de metodologias e, até mesmo, ferramentas que permitem usufruir da experiência de aprendizagem em qualquer lugar, salvaguardando desta forma os valores de interacção e partilha, fundamentais em qualquer processo de aprendizagem. «Mais do que uma simples mudança do termo, esta alteração para o Digital e Smart Learning alarga os horizontes limitados do e-learning e passa a integrar, de forma harmoniosa, todo um conjunto de conteúdos e serviços digitais que permitem ao participante enriquecer o seu processo de aprendizagem e, no contexto de uma comunidade, explorar novas formas de consolidar o que aprendeu», contextualiza Joana Teixeira, Digital Learning Advisor na CEGOC.

 

 

Com efeito, e num contexto de aceleração tecnológica crescente que traz consigo uma necessidade exponencial de encontrar pessoas capazes de navegar e operar com conforto nesta nova realidade digital da economia 4.0 – sobretudo agora, que o mundo foi surpreendido pelo novo Coronavírus (COVID-19), cuja propagação promete continuar a ter um forte impacto não apenas em termos de saúde pública, mas também em termos económicos e laborais – é fundamental que as soluções de aprendizagem acompanhem a própria realidade em constante mutação, respondendo, simultaneamente, aos desafios e necessidades de cada um de nós.

 

Benefícios do Digital, agora Smart Learning

Para a CEGOC, o Smart Learning é apenas mais uma etapa de um percurso de evolução e transformação abraçado há mais de duas décadas, quer ao nível nacional, quer pelo Grupo CEGOS, líder internacional na área de Learning & Development. E por pertencer ao Grupo CEGOS, a CEGOC possui uma experiência global na concepção e implementação de projectos internacionais de excelência, o que, aliado ao profundo conhecimento que detém do mercado nacional, lhe permite co-desenhar soluções que respeitam as especificidades locais e culturais dos seus clientes e parceiros. Enquanto líder de mercado, e cumprindo a sua missão de apoiar na transformação de pessoas e organizações face a desafios futuros, para o Grupo CEGOS as soluções de Smart Learning são mais um meio que colocamos à disposição de clientes e parceiros para:

  • Diminuir o gap entre o saber e o fazer, utilizando o Smart Learning para incentivar e focar os participantes na transferência de aprendizagem para o contexto profissional;
  • Promover soluções focadas no essencial, e personalizáveis de acordo com as necessidades individuais de cada profissional, através da aposta no microlearning e rapid learning, tornando a aprendizagem mais eficaz;
  • Corresponder à necessidade crescente de aceder a soluções de aprendizagem em qualquer momento, lugar ou dispositivo;
  • Desenvolver as competências e melhorar os resultados de equipas dispersas geograficamente, sem aumentar exponencialmente os custos inerentes a um investimento desta natureza;
  • Contribuir para sustentabilidade do planeta e reduzir custos.

E por acreditar que, de facto, é necessário evoluir e apostar em soluções de Digital Learning, o Grupo CEGOS continua a investir na criação e transformação de abordagens e soluções digitais.

 

Novas abordagens, formatos e recursos disponíveis

Nos últimos anos temos vindo a assistir ao desenvolvimento de diversos dispositivos digitais de aprendizagem que facilitam e ampliam as possibilidades de interacção e diversificam as actividades pedagógicas (utilização de smartphone, actividades digitais a montante e jusante da formação presencial, possibilidade de interagir numa comunidade digital ou de realizar sessões de e-coaching…).

Para Fátima Gonçalves, Head of Learning & Development Solutions e Digital Learning Coordinator na CEGOC, «a CEGOC envereda hoje por modelos de aprendizagem mais eficientes, adaptados e personalizados, de forma a responder às necessidades e aos desafios actuais das organizações e das suas pessoas. É este o caso da abordagem 4REAL® (Real Efficient Adapted Learning) – a primeira solução a integrar a personalização do percurso de aprendizagem com a sua transferência para o local de trabalho, através de uma experiência 100% transformadora e assente em recursos digitais, que permitem aumentar o engagement, melhorar a Learner eXperience e, acima de tudo, promover o aumento da eficácia da aprendizagem. Como? Através da LearningHub @Cegos, a plataforma de apoio à aprendizagem que serve de suporte à experiência 4REAL».

 

A abordagem 4REAL®

Responder a este desafio requer a construção de percursos de aprendizagem Smart Learning que integrem e conjuguem as melhores práticas da engenharia pedagógica com a da experiência. Para dar resposta a estes desafios, o Grupo Cegos criou a abordagem 4REAL® – Real Efficient Adapted Learning -, 100% focada em acelerar a performance no contexto de trabalho. Esta abordagem exclusiva e pioneira distingue-se por quatro características:

  • Percursos individualizados e personalizados, de acordo com as necessidades, objectivos e ritmo de cada participante;
  • Percursos focados na aplicação e transferência da aprendizagem para o contexto de trabalho, para aumentar a performance dos indivíduos, das equipas e das organizações;
  • Uma experiência envolvente, suportada em casos reais e com uma forte componente prática;
  • Percursos integral ou parcialmente digitais, que optimizam o tempo de aprendizagem, assim como o investimento na formação.

Em suma, a abordagem 4REAL® conjuga recursos digitais e competências pedagógicas diversas para facilitar o processo de transferência de aprendizagem e melhorar a performance, sendo que, «para garantir o acompanhamento e suporte de todos os participantes, deve envolver as chefias directas e prever, ao longo do percurso, sessões de e-coaching e a possibilidade de interacção com especialistas», afirma Cátia Silva, Head of Open Courses Business Development e Multimodal Learning & Development Advisor na CEGOC.

 

*Este artigo foi publicado originalmente na Executive Digest.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe