Upskilling e reskilling: duas formas de desenvolvimento para o profissional da era digital

Cátia SilvaHead of Open Courses Business at CEGOC

Os últimos meses aceleraram a já anunciada transformação digital, mudaram as nossas vidas e reforçaram a necessidade de incrementar o upskilling e reskilling de todos profissionais.

Neste contexto as áreas de L&D que tradicionalmente apostavam na formação 100% presencial foram “obrigadas” a repensar os processos de desenvolvimento de competências e as que já haviam abraçado a digitalização, continuarão a ser desafiadas a fazer mais e melhor, muitas vezes com menos recursos, e num curto espaço de tempo.

Na CEGOC acreditamos que esta mudança transformou hábitos, alterou rotinas de trabalho, criou novas oportunidades de aprendizagem e, acima de tudo, promoveu nos indivíduos a necessidade de aprender novas competências tendo, igualmente, aumentado a sua consciência de que a agilidade, a adaptabilidade e a aprendizagem ao longo da vida são competências fundamentais no presente e no futuro.

As soluções digitais de aprendizagem ganharam, neste contexto, uma relevância sem precedentes, sendo cada vez mais a opção considerada no momento de apostar no upskilling e reskilling de indivíduos, equipas e organizações.

Antecipando esta necessidade a CEGOC aposta há várias décadas na digitalização dos processos de aprendizagem. Contudo, não basta digitalizar! Para ter impacto nos resultados e provocar alterações significativas na performance, é fundamental conjugar as potencialidades do Smart Learning com as melhores práticas da engenharia pedagógica, disponibilizando soluções que se adaptem às necessidades específicas dos indivíduos e organizações. Esta convicção e foco nos resultados impulsionou e continuará a pautar o desenvolvimento de soluções pioneiras, entre as quais destaco a abordagem 4REAL® (Real – Efficient – Adapted – Learning).

Por outro lado, além de cada um de nós ter necessidades especificas de desenvolvimento, todos nós temos formas de aprender que privilegiamos. Como tal, incrementar o upskilling e reskilling requer, também, soluções digitais adaptáveis a diferentes realidades, o que nos tem levado a desenvolver diferentes soluções…  Virtual Classrooms, indicadas para desenvolver uma competência especifica num curto espaço de tempo; percursos de aprendizagem 100% digitais #UP-4REAL®, que permitem a personalização da aprendizagem de acordo com as necessidades especificas de cada participante e que conjugam diversos ativos digitais e momentos de interação com especialistas e colegas visando sempre, e em última instância, a aplicação da aprendizagem no contexto de trabalho e a melhoria da performance; até abordagens híbridas que conjugam a formação digital e presencial.

Cientes de que a aposta no upskilling e reskilling, sendo constante por ventura nunca foi tão premente e desejada, na CEGOC continuaremos a desenvolver soluções pioneiras, potenciadoras de resultados e alinhadas com as necessidades atuais e futuras das áreas de L&D.


Escrito por

Cátia Silva

Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE. Mestrado em Direção Comercial e Marketing pelo “Instituto Universitario de Posgrado” em Espanha.MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Gestão & Negócios – Universidade Autónoma de Lisboa. Professional Diploma in Marketing Digital, pelo Digital Marketing Institute.

Practitioner em Programação Neuro Linguística pela “The Northern School of NLP & Associated Studies” no Reino Unido. Responsável pela Formação Inter Empresas CEGOC no seu todo e pela oferta específica na área de Vendas & Negociação Comercial tem, também, experiência na Gestão de Carteira de Clientes e na Gestão de Projetos de Intervenção/Formação.

Responsável pela condução de ações de formação em diversas geografias (Europa, América Latina e África), através de distintas modalidades (formação presencial, 100% digital, blended e outdoor).

Saiba mais