Estratégias para aumentar a produtividade no local de trabalho

Por o 20 Abril 2021

Qualquer empresa de sucesso entende a importância da produtividade no local de trabalho. Ser produtivo potencia a utilização plena do potencial de cada pessoa, ajuda a motivar a cultura do local de trabalho, impulsiona a excelência e leva as organizações a aumentarem os seus resultados.

Contudo, existem momentos em que os níveis de produtividade podem baixar.

 


Sugerimos, por isso, algumas estratégias para contrariar esta situação e fomentar maiores índices de produtividade na sua organização:

 

  • Invista nas ferramentas certas: As competências dos colaboradores são essenciais para a performance numa empresa, mas o software com que trabalham têm um papel essencial. Exemplo disto são aplicações de gestão de tarefas e tempo, comunicação e colaboração remota.

  • Tome a iniciativa e invista na formação: De forma a melhorar, atualizar e reforçar as aptidões e competências das pessoas e equipas, a formação é uma mais-valia crucial para assegurar o seu crescimento profissional e a sua produtividade.

  • Encoraje a autonomia: De acordo com Robby Slaughter, especialista na área de produtividade, “a melhor forma de encorajar a produtividade é encorajar os indivíduos a apropriarem-se da gestão do seu tempo e recursos”. Neste sentido, as chefias diretas devem confiar mais nas suas equipas e colaboradores, ao invés de os controlarem demasiado ou tentarem fazer o trabalho por eles.

  • Mantenha o foco no futuro com comunicação clara: A comunicação é a chave do sucesso! E a expressão efetiva de expectativas e responsabilidades para com os colaboradores pode traduzir-se num ambiente de trabalho bastante produtivo. Concentrar-se no que aí vem, em vez de manter o foco em problemas passados, demonstra o compromisso de avançar e ajuda a encontrar soluções positivas.

  • Promova uma cultura de bem-estar: Colaboradores com altos níveis de stress podem ser afetados física, mental e emocionalmente, o que pode significar problemas de saúde e menores níveis de produtividade. Estimule os membros da sua equipa a cuidarem da sua saúde e do seu bem-estar! Ajude a construir uma cultura positiva que inclua ouvir os colaboradores, partilhar feedback construtivo, dar-lhes desafios no trabalho e a estabelecer parâmetros para o sucesso.

  • Melhore a experiência do teletrabalho: Apesar dos moldes em que esta prática foi amplamente implementada durante o contexto pandémico, os colaboradores que trabalham remotamente podem mesmo chegar a ser mais produtivos e felizes e comprometidos para com a profissão. Descubra dicas úteis e práticas para organizar o seu espaço de trabalho, aumentar a sua criatividade e concentração, adotar uma atitude positiva e até manter-se em forma – faça download do white paper “8 sugestões para ser bem-sucedido em teletrabalho”.

  • Não proíba totalmente as redes sociais: As redes sociais são usadas por uma variedade de motivos – para uma pausa mental ou suporte a vínculos profissionais. Lembre-se que num contexto crescente de teletrabalho, vai mesmo precisar de confiar na gestão de tempo e tarefas levada a cabo pelas pessoas com quem trabalha.

  • Ofereça mais vantagens e aumente a satisfação: Se organizações como a Google ou o Facebook consideram que a oferta de sessões de massagens, salas de descanso ou estética complementar são uma boa ideia para promover a felicidade a produtividade laboral, siga os passos! Aposte em team buildings temáticos, caminhadas ao ar livre, apoio extra com os filhos dos colaboradores, programas de voluntariado ou ginástica laboral, entre outros.

  • Aprenda a medir a produtividade: De forma a mensurar, avaliar e acompanhar de forma adequada a produtividade de cada colaborador no seu ambiente de trabalho, vai precisar de adotar e implementar novas ferramentas e procedimentos. Esta transformação vai permitir a monitorização e gestão de projetos internamente de forma intuitiva e fácil de usar por todos, servindo ainda de suporte para melhorar as políticas de promoção e oportunidades de carreira dentro da organização.

Quando ingredientes como uma comunicação aberta, foco no self care e autonomia, assim como as desenvolvimento de competências essenciais como a confiança e o respeito são incorporados na cultura de uma empresa, o resultado passa invariavelmente por uma maior motivação e produtividade dos colaboradores.

 

Lembre-se: colaboradores felizes e apaixonados pelo seu trabalho, fazem mais, melhor e de forma inteligente.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC As 5 escolhas para uma produtividade extraordinária

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe