SMART MOVE... vida visonária com propósito!

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

Na passagem de um ano para o outro, propomo-nos a cumprir pelo menos mais 12 desejos e lembramo-nos desse propósito durante aqueles minutos em que deglutimos as passas e as empurramos com o espumante. Muito a custo, retomamos o tema dos nossos desejos nos dias que se seguem ao ano novo, o que se torna num não tema, pois voltamos à nossa entusiasmante rotina que em nada nos empurra para fora da nossa zona de conforto.

 

 

Parece-me que as acomodações pessoais e profissionais se instalaram nas nossas vidas, de forma indelével, pois estamos inundados de distrações, de compromissos e de pressões para dar resposta em tempo útil. A insatisfação geral, passa por uma aversão à mudança e uma apatia geral ao que nos rodeia. É mais fácil alinhar pelo queixume e pela crítica de tudo o que não gostamos, aguentar angústias, do que tomar decisões arriscadas.

 

A mudança requer coragem e resiliência para superar o risco associado.

As boas notícias são que a pandemia esbateu fronteiras, tornou os trabalhos passíveis de novas modalidades e de novas localizações, o que vai certamente trazer novas oportunidades.

Para 2022, proponho uma reflexão plena de compromisso, sobre as diferentes áreas da nossa vida: pessoal, profissional, lazer, desenvolvimento pessoal, financeira, social, família, amigos, saúde, espiritual e conforto. Certo é que só conseguimos progredir numa espiral ascendente de crescimento, se tivermos a disciplina de seguir os nossos objetivos e coragem para mexer num ou vários aspetos da nossa vida.

Certo é que não definindo objetivos, i.e., se não soubermos o destino, qualquer caminho serve. O segredo está em fixar objetivos SMART (Specific - específicos, Measurable - mensuráveis, Achievable - atingíveis, Realistic - realísticos, Timely - temporizáveis), para poder fazer um seguimento rigoroso e fazer planos de ação para atacar os desvios daquilo a que nos tínhamos proposto.

 

Na gestão pessoal ou organizacional, o seguimento periódico dos objetivos é a chave de sucesso para resultados sustentáveis.

SMART MOVE é planear, trabalhar, seguir e acreditar, para conseguir uma Vida Visionária com Propósito. Este é o desafio que vos lanço para 2022, quem alinha?                                                                  

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais