Pequeno-almoço no Tiffany’s

Carla AfonsoMaster Practitioner e Trainer, Executive & Life Coach em PNL, consteladora sitémica

    Imagine que está a usufruir de umas merecidas férias e que se encontra principescamente alojado/a num hotel de 7 estrelas. Melhor ainda, imagine que se encontra no célebre Tiffany’s e que a seu lado, ao pequeno-almoço, tem a carismática Audrey Hepburn.

     

     

    De manhã, quando se dirige para o bem fornecido repasto matinal, depara-se com uma série incontável de pratos, dispostos de forma bem apetitosa. Algumas das iguarias até já farão parte dos seus hábitos alimentares; outras haverá que já conhece por ter provado ocasionalmente. Mais à frente estão algumas que nunca saboreou, mas tem uma vontade imediata de experimentar. E que bem lhe sabem! Também não faltarão travessas cheias de ingredientes que dispensará sem hesitar, ao mesmo tempo que vê os seus vizinhos, nas mesas do lado, esvaziar num ápice.

    É também assim a Programação Neurolinguística (PNL). Um buffet de luxo, nutritivo para o corpo e para a mente, com pratos para todos os gostos e compatibilidades com as nossas diferentes formas de estar. Mais do que uma mera ferramenta de desenvolvimento pessoal, trata-se de uma atitude geral, de um paradigma mental novo, onde a melhoria contínua é o mote. Haverá técnicas com as quais se identificará de imediato e com as quais nunca mais deixará de se banquetear. Outras que gostará de saborear em ocasiões especiais; e aquelas que, mesmo sendo excelentes para algumas pessoas, terão em si o efeito que o arenque fumado tem para incontáveis apreciadores.

    Para além da quantidade, terá também a qualidade e a variedade, o que lhe permitirá escolher sempre o que mais lhe convém. A PNL diz-lhe como sair do piloto automático e agir sobre algo, de forma consistente e congruente, em vez de reagir a algo, de forma inconsciente e tantas vezes errónea.

    No final do “banquete” de recursos e transform(ações) que esta certificação internacional em Practitioner de PNL lhe oferece, terá aprendido imenso sobre si, sobre a sua natureza mais intrínseca, sobre a sua identidade, sobre os seus valores e sobre o seu propósito. Terá compreendido também imenso sobre os outros e sobre o que pode fazer para se relacionar com eles de forma mais harmoniosa, produtiva e significativa. Para a liderança e para a gestão de pessoas nas organizações, esta metodologia de excelência humana é de uma enorme mais-valia. Ajuda quem coordena equipas e projetos a motivar, comunicar com impacto, influenciar com integridade, envolver, traçar objetivos e acompanhar Planos de Ação, selecionar as pessoas certas para as funções em que melhor se ajustam, reconhecer, dar feedback e fazer feedforward, perceber os filtros que operam neurologicamente em cada uma das nossas escolhas e atitudes.

    Arqueologia interna, jardinagem mental, primeiros socorros para um mundo em rápida mudança, vitaminas para a mente, ciência da ecologia pessoal. Estas podem também ser outras das metáforas que melhor explicam o que é a PNL e para que nos serve a todos, no trabalho, na carreira, na liderança pessoal e de outros, na nossa vida em sociedade, na relação connosco mesmos e com aqueles que fazem parte do nosso percurso em todas as esferas da nossa existência.

    Se faz parte do grupo de pessoas a quem já passou pela cabeça um pensamento do tipo… “que bom seria se tivéssemos nascido com Manual de Instruções para lidarmos connosco mesmos e com a diversidade humana que encontramos no mundo do trabalho”,esta certificação vai ser-lhe, mais do que apenas útil, imprescindível.

    Escrito por

    Carla Afonso

    Formadora e consultora empresarial e organizacional no âmbito das soft skills. Especialista em Coaching e PNL, a ciência e arte para a excelência pessoal e profissional. Ministra Certificações Oficiais em PNL e em Coaching e exerce Consultoria em diversas empresas e organizações.Master-Practitioner e Trainer com certificado reconhecido pela PNL-Portugal e NTI NLP | Fellow Member Trainer IANLP; Coach IANLP; Consultora em Panorama Social Mental; Consteladora Organizacional e familiar; Licenciada em Jornalismo Internacional | Mestre em Argumento para Cinema.
    Saiba mais