O blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Afinal o que é Resiliência?

Sabia que há mais de 200 anos que a palavra resiliência existe?

– Desde que Thomas Young (1807) a aplicou à física dos materiais: procurava a relação entre a força que era aplicada num corpo e a deformação que esta força produzia.

A aplicação do conceito de resiliência ao comportamento humano apenas existe há cerca de 50 anos, a partir dos estudos de Werner e Smith[1] com 698 crianças Havaianas. As psicólogas acompanharam as circunstâncias das suas vidas, desde o nascimento até aos 40 anos.

[1] Werner, Emmy E. e Smith, Ruth S., “Kauai’s children come of age” (1977) e “Journeys from childhood to midlife” (2001)

Luis Rojas Marcos[1] refere que a resiliência nos seres humanos é “um atributo natural e universal de sobrevivência composto por ingredientes biológicos, psicológicos e sociais. Estes dividem-se em dois grupos (…)”

A interação produzida pelos elementos dos 2 grupos descritos vai influenciar a forma como cada pessoa se adapta, resiste e recupera das situações adversas.

[1] Marcos, Luis Rojas “Superar a adversidade” (2010)

Entre as características e talentos pessoais que podem ser considerados pilares de resiliência, citam-se a seguir os que têm maior relevância prática[1]:

Sabia que todos somos resilientes em algum grau? (umas pessoas mais do que outras!)

Todas as pessoas têm pilares de resiliência que já usaram em situações passadas e que ainda funcionam – e podem descobrir novos pilares mais adaptados a circunstâncias futuras!

Por isso acreditamos que a resiliência pode ser desenvolvida!

A resiliência também se aplica à forma como lidamos com as oportunidades!

[1] Excerto de Oliveira, Alina “Resiliência para Principiantes” (2010)