O blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Autoconfiança, elemento fundamental para melhorar a eficácia


Para levar as pessoas e equipas a ganharem eficácia, o autoconhecimento é o primeiro passo para a resolução dos problemas organizacionais e de liderança.

 

“A produtividade é como um feixe-éclair. Se ele perde o primeiro membro na parte inferior, o restante da fileira vai-se deslocar e vai ficar torto. No comportamento humano e nas relações laborais, o primeiro elemento é o autoconhecimento. “

Will Schutz, Ph.D.

 

A falta de confiança agrava os problemas

Quando as pessoas se conhecem superficialmente e existe falta de confiança em si, podem originar-se situações de crise:

 

A autoconfiança ajuda a resolver problemas de forma eficaz

Quando as pessoas desenvolvem o seu autoconhecimento e autoconfiança, então os comportamentos defensivos reduzem. Assim:

 

A autoestima é a fonte de autoconfiança

A autoestima corresponde ao conjunto de sentimentos que o indivíduo sente em relação a si mesmo e que permitem agir, sentir-se importante, competente e amigável. Estas capacidades podem evoluir e todos podem encontrar formas para as desenvolver. É do interesse dos formadores e profissionais de desenvolvimento dedicarem-se a estas questões no local de trabalho.