Ser mais assertivo e mais feliz nas relações interpessoais
No trabalho, em casa, na rua, quando nos deparamos com situações difíceis, podemos reagir com diferentes atitudes, nem sempre com os melhores resultados (imediatos ou a médio prazo):
- ou de maneira impulsiva e agressiva;
- ou desistimos da relação;
- ou escondemos o que realmente estamos a sentir;
- e/ou dizemos aquilo que, pensamos, os outros esperam.
Nestes casos, estamos a referir-nos a atitudes de comunicação ineficazes: agressividade, passividade ou manipulação.
Estas atitudes são limitadas pelas consequências que provocam na relação com a outra pessoa e não permitem responder eficazmente às exigências profissionais, organizacionais e sociais atuais.
A capacidade de desenvolver novos comportamentos que permitam uma maior eficácia nos relacionamentos profissional, organizacional e social, depende, em grande medida,
- da nossa capacidade em identificar as diferentes atitudes de comunicação,
- da autoconsciência sobre o nosso comportamento e do efeito que geramos nos outros
- do controlo e vontade de pôr em prática no nosso dia-a-dia uma atitude facilitadora de relação interpessoais mais produtivas e agradáveis com os outros.
Como podemos definir assertividade?
A palavra “assertividade” tem raiz latina: “Asseu” (verbo). Significa “chamar a si, reivindicar, reclamar, afirmar dizer e defender”.
A expressão “Assertiveness” vulgarizou-se na Califórnia a partir da década de 70. Na sua origem americana, o verbo “to assert” significa “afirmar, declarar, garantir”.
Assertividade é a capacidade de se expressar aberta e honestamente, enquanto demonstra um interesse genuíno para com os seus interlocutores. É ter confiança em ser você mesmo, ser fiel aos seus valores e crenças, e ser corajoso o suficiente para falar quando necessário
Agir com uma atitude assertiva pode aumentar as oportunidades de estabelecer relações interpessoais verdadeiras e baseadas na confiança.
No entanto, a assertividade não garante que se obtenha tudo o que pretende – receber um tratamento recíproco, darem-lhe razão, convencer os outros, fazer com que mudem eles próprios…
Adaptado de “BEING ASSERTIVE IN A DIVERSE WORLD”
Como podemos manifestar uma atitude assertiva?
Demonstrar assertividade significa saber que posição defende, não importa o tema. As pessoas assertivas defendem os seus pontos de vista, objetivos e interesses.
Comunicam, conscientes de que podem influenciar os outros, com integridade – respeitando os seus interesses, opiniões e decisões.
Em termos comportamentais, a assertividade demonstra-se quando:
- Expressamos as nossas ideias, opiniões, preferências, necessidades e interesses, de forma tranquila e sem receios.
- Afirmamo-nos de forma construtiva para com os outros, pelo reconhecimento e aceitação dos respetivos gostos, sentimentos, opiniões e reações.
- Transmitimos com clareza o que precisamos/queremos obter ou alcançar, utilizando uma forma respeitosa para com os outros.
- Defendemos os nossos direitos; compreendemos e aceitamos os direitos de cada um.
- Mais facilmente se assume a quota parte de responsabilidade nos processos de decisão.
- Mesmo na presença de interlocutores hostis, mantemos a capacidade de nos afirmarmos e defendemos os nossos pontos de vista, sem sentir necessidade de intimidar ou dominar.
- Em caso de desacordo, contruímos compromissos ou até consensos, gerando bem-estar e ganhos mútuos.
As vantagens da utilização da assertividade no quotidiano são várias:
- Ter mais controlo sobre alguns aspetos da sua vida.
- Atingir objetivos de vida mais facilmente.
- Reduzir o stresse nos relacionamentos com a envolvente.
- Aumentar a autoestima e a autoconfiança em relações interpessoais difíceis.
- Estar mais à-vontade ao tomar uma decisão e comunicá-la.
- Obter maior satisfação das pessoas que fazem parte da sua rede de relacionamentos.