O blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Superar dificuldades: os comportamentos-chave


Superar dificuldades

– Conheça os comportamentos-chave

 

Anteriormente, referi-me aos bloqueadores da resiliência. A continuação que hoje vos proponho refere-se ao trabalho que podemos desenvolver sobre nós próprios para trabalhar os comportamentos positivos que facilitam a superação das dificuldades.

Mudança é a palavra-chave! O que podemos mudar sozinhos, sem depender de outros. Acreditamos que é apelativo e pode ser encarado como um estímulo desafiador: podemos mudar os nossos pensamentos!

Temos uma profunda capacidade de nos renovarmos e renascer.

 

O nosso pensamento é o primeiro e último reduto da liberdade individual. Viktor Frankl dizia “No campo de concentração todas as circunstâncias conspiram para fazer o prisioneiro perder o seu controlo. Todos os objetivos comuns da vida estão desfeitos. A única coisa que sobrou é “a última liberdade humana” – a capacidade de escolher a atitude pessoal que se assume diante de determinado conjunto de circunstâncias[1]

Mudar a forma de pensar sobre um determinado conjunto de acontecimentos e situações pode converter alguns dos efeitos negativos das causas externas que terão existido nesses acontecimentos. Ao mudar os paradigmas, sobretudo relativamente ao que provoca desconforto e dificuldade em agir de forma positiva e construtiva, a pessoa também se torna mais forte, pela aprendizagem e pelos estímulos de descoberta que tem à sua frente.

 

Manifestações de Resiliência

A resiliência é uma competência que se manifesta quando os acontecimentos lhe provocam subida da adrenalina, quando as circunstâncias são inesperadas, quando os acontecimentos ultrapassam a perceção pessoal de controlo. A pessoa resiliente encontra a determinação, a persistência e os recursos necessários para lidar com a situação e aprender com a experiência.

 

Características das pessoas resilientes

James Neill, psicólogo e investigador[2], publicou em 2006[3] as características das pessoas resilientes:

 

“As pessoas resilientes têm nas suas vidas relações afetivas gratificantes, têm sucesso profissional, ocupam o seu tempo de forma agradável, cuidam bem de si próprias e acreditam num futuro promissor para as suas vidas.”[4]

Muitas pessoas são resilientes; as suas vidas são caracterizadas por ações, experiências e acontecimentos que, no seu conjunto, representam a capacidade para superar o que outros podem sentir como desastres e catástrofes; utilizam essas experiências para aprender e ir mais longe na vida.

Exemplos de pessoas resilientes

 

Da esquerda para a direita: Anne Frank, Cristiano Ronaldo, Helen Keller, Nelson Évora e Nelson Mandela.

 

Os exemplos de pessoas resilientes que pode ler a seguir, são dados por James Neill; acrescentámos 2 exemplos portugueses.

 

E para o leitor, quais são os seus exemplos de pessoas resilientes?

Gostaríamos que os partilhasse connosco!

 


 

[1] Em Busca de Sentido – Um Psicólogo no Campo de Concentração, Viktor E. Frankl, ed. Norte Americana de 1984

[2] Centre for Applied Psychology, University of Canberra, Australia

[3] http://www.wilderdom.com/psychology/resilience/PsychologicalResilience.html

[4] Retirado de “Resiliência para Principiantes”, Ed. Sílabo

[5] http://www.nelson-evora.com/bio.php

[6] http://www.e-biografias.net/cristiano_ronaldo/