Adotar bons hábitos!

Por o 3 Janeiro 2017

Adote bons hábitos no seu local de trabalho! Como? Veja as nossas sugestões.

 

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Uma má postura na cadeira do escritório pode ser a causa de muitos problemas, fadiga, dores nas costas, etc., e pode ter consequências desastrosas para a nossa concentração e eficiência. Para fazer face a estas situações recomendamos três sugestões: alongamento, postura reta e confortável e movimento!

 

Condicionantes de más posturas no trabalho

As lesões músculo-esqueléticas (LME) ocorrem na periferia das articulações. As partes do corpo mais comummente afetadas são as costas (lombalgia, dor no pescoço) e membros superiores, ombro, cotovelo, punho (dor nas articulações, tendinite, cotovelo de tenista …). A frequência destas lesões é elevada (34% dos trabalhadores relatam que sofrem de problemas nas costas) e aumenta com a idade.
As LME têm muitas causas, mas a atividade profissional desempenha um papel importante no início, na manutenção ou agravamento. Enquanto o corpo humano está idealmente projetado para levantar-se e para o movimento, estamos sentados durante cerca de metade da nossa vida: nos transportes, no escritório, em casa. Mas estar sentado no trabalho é duro para o corpo, tanto nos músculos como para a coluna vertebral.
Com efeito, quando se sentar por um longo tempo, perdemos os nossos bons reflexos posturais, a bacia está posicionada em frente, a coluna vertebral, então, forma um arco e perde a sua curvatura natural. Esta má posição provoca a compressão dos corpos e discos intervertebrais. Ela pode causar dor nas costas, contraturas nas vértebras cervicais, distúrbios da circulação sanguínea, resultando em dor nas pernas e pés, ou tensão ocular e dores de cabeça.

Veja aqui a lista de verificação para a prevenção de más posturas de trabalho da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.

 

 

Adotar bons hábitos no local de trabalho!

1º Reflexo: Alongamento (para remover a tensão acumulada)

Apenas 3 minutos são suficientes para libertar a tensão dos nossos músculos. Alongar os músculos do trapézio do pescoço, costas, braços dá uma sensação imediata de bem-estar quando passamos algumas horas no computador. Ao adotar o reflexo de esticar regularmente, uma ou duas vezes por dia, estamos a restabelecer a nossa energia corporal.
Estes movimentos podem ser praticados sentado ou em pé, no seu local de trabalho. Assista aqui a um vídeo demonstrativo.

 

2º Reflexo: Postura Reta

  • Escolha um assento ajustável em altura ergonómica. Ajuste o assento, braços e encosto de cabeça, se a cadeira tiver. Sente-se no assento de suporte para as costas.
  • Escolha uma cadeira com braços, pois alivia o braço, reduz a fadiga no ombro e vértebras cervicais. Para os braços, a flexão do cotovelo deve ser de 90 graus no ideal. Colocar uma almofada na parte inferior das costas também pode melhorar o conforto.
  • Deixe os seus pés descansar no chão ou num apoio para os pés, deixando as pernas formar um ângulo de 90 graus.
  • Ao trabalhar frente a um computador, sente-se bem em frente ao ecrã, e coloque-o em altura de modo a não ser forçado a baixar a cabeça. Olhe ocasionalmente acima do ecrã, defina os seus olhos num objeto distante, relaxando os músculos do pescoço.
  • Coloque os cotovelos apoiados na mesa, para não fazer tensão sobre os músculos do ombro.

 

3º Reflexo: Movimento

Varie o seu posicionamento e movimento. A melhor solução é alternar a sua posição: sentado e em pé. Aqui está uma lista de ideias, não exaustivas, de bons motivos para se movimentar:

  • Colocar um gráfico de parede ou um quadro de papel no seu escritório para que possa trabalhar de pé, às vezes. Muito útil na fase de conceção de projetos ou de trabalho em equipa com outros colegas.
  • Pare para pensar e ou falar com alguém, levante-se e ande pelo seu escritório ou num espaço aberto.
  • Faça um intervalo de 5 minutos após cada hora gasta na mesma posição no seu posto de trabalho. Levante-se e caminhe, vá buscar água (outro hábito saudável), tire uma fotocópia, vá ter com um colega para falar sobre um assunto de trabalho, faça qualquer atividade que o(a) faça mexer!
  • Ao sair do escritório, dê um passeio para relaxar e recuperar o fluxo sanguíneo ideal.

 

Estes 3 hábitos/reflexos permitem-nos manter a nossa vitalidade durante o dia, trabalhamos de forma mais eficiente e o nosso corpo agradece!

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