Como ter controlo sobre a sua vida profissional

Por o 14 Junho 2018

Está na hora de assumir o controlo da sua carreira. Pessoas com mais sucesso na vida profissional são, em geral, aquelas que têm controlo sob ela.

Isto é, não se limitam a esperar que uma próxima oportunidade de carreira subitamente surja, nem que alguém lhes indique o que precisam de fazer. Em vez disso, agarram as suas próprias ideias e paixões e constroem um percurso de sucesso.

 

 

Se isto lhe parece difícil, pode ser devido a fatores do seu dia-a-dia que eventualmente estarão a limitar a sua força de vontade e capacidade de decisão. Preocupações diversas, falta de motivação, comodismo são alguns dos fatores capazes de invadir o consciente e subconsciente, tomando as rédeas da sua vida profissional.

Mas já pensou no quanto poderia evoluir se investisse em si mesmo? Se tomasse a iniciativa real de crescer enquanto profissional da sua área?

 

Saiba como através das nossas dicas:

 

Faça um plano

Primeiramente faça um plano, definindo objetivos e meios para atingir a meta. Ou seja, determine onde quer chegar e o que fazer para consegui-lo.

Para alguns, este será um plano de longo-prazo, que se estende por cinco a dez anos. Para outros, consoante o objetivo e a posição em que já se encontram, será mais curto, talvez com expetativa de realização em poucos meses. O importante é ter um plano e um objetivo final em mente.

Não obstante, deve manter uma visão flexível, facilmente adaptável a eventuais flutuações do contexto em que se insere.

Em suma, seja determinado e persistente, mas não deixe de considerar os vários fatores que podem mudar, quer em termos pessoais como profissionais.

 

Encontre um mentor

Procure alguém que admire, dentro da sua empresa ou fora dela. Escolha um líder que evidencie as qualidades profissionais que deseja ter e procure aproximar-se.

Procure conhecer todo o seu percurso profissional e perceber como conseguiu chegar onde está. Capte a energia positiva daquele que considera o mentor da sua carreira e inspire-se.

Esta pessoa, que o orienta profissionalmente, deve ser alguém em quem confia. Deve ser capaz de lhe dar um feedback honesto sobre as suas atitudes e decisões profissionais.

 

Descubra que conhecimentos precisa adquirir para ter sucesso

Uma forma de descobrir que conhecimentos profissionais devemos desenvolver ou adquirir, é recorrendo aos aconselhamentos de um mentor, conforme referido no ponto anterior. Se não sabe que habilidades e experiências precisa para alcançar o seu objetivo, peça ajuda a quem sabe.

Adicionalmente, não dispense a pesquisa online, garantindo sempre a fidedignidade das fontes às quais recorre, e mantenha-se atualizado de novidades relacionadas com a sua área de atuação. Ser autodidata é um importante passo no controlo da sua carreira.

 

Faça uma formação

Existem inúmeros cursos e formações, no âmbito da maioria das áreas profissionais, capazes de enriquecer o seu currículo e aumentar o seu know-how.

É crucial manter o seu nível de conhecimento atualizado se pretende ser promovido na sua empresa, está à procura de uma nova oportunidade de carreira ou visa desenvolver um novo produto/serviço ou área de atuação.

Realizar uma formação pode ser uma escolha acertada por ser uma opção de aprendizagem económica e rápida (comparando, por exemplo, com um curso universitário).

A CEGOC disponibiliza diversas formações nas mais variadas áreas (como liderança, desenvolvimento pessoal, gestão de projetos, vendas e negociação comercial) que o podem ajudar a adquirir as competências necessárias ao seu sucesso profissional. Clique aqui e explore a oferta formativa da CEGOC.

 

Destaque-se da multidão

Por último, mas não menos importante, deve fazer tudo o que puder para se destacar de outros que tenham o mesmo objetivo profissional.

Ter controlo total sob o sucesso da sua carreira significa que avança na velocidade que quer e está preparado quando a oportunidade surgir.

Trabalhe mais do que o esperado e de forma mais eficiente, mantenha o foco no objetivo final e aceite tarefas difíceis e indesejadas. Ultrapasse obstáculos e saia da sua zona de conforto, se for necessário.

 

A sua vida profissional pode ser tudo o que quiser. Siga estas dicas, controle a sua carreira e alcance elevados níveis de sucesso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Marta Desde 2 anos

Concordo absolutamente, no entanto, a desmotivação que se sente ao longo de um determinado percurso/processo é um verdadeiro inimigo.

Resposta
Catarina Correia

Catarina Correia Desde 2 anos

Olá Marta, muito obrigada pelo seu comentário e continue a agarrar as suas próprias ideias e paixões e continue a construir um percurso de muito sucesso.

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe