A importância da aprendizagem ao longo da vida

Consultores Cegoc

Certamente se recorda dos últimos dias de escola, ou universidade, e de como pensou que estaria a fazer os últimos exames da sua vida. Contudo, mais tarde, percebemos que o lugar de trabalho pode igualmente corresponder a um ambiente de aprendizagem intenso e competitivo.

Os colaboradores de uma empresa estão constantemente a ser analisados com base nas suas competências e, ao contrário do que acontece num ambiente académico, a pressão para um contínuo desenvolvimento não tem um fim definido. Esta situação verifica-se cada vez mais, atualmente, com a emergência de novas tecnologias, a transformação da economia, as alterações na procura do consumidor, entre outros fatores.

 

 

Algumas organizações já providenciam, às suas equipas, oportunidades de aprendizagem, quando percebem que fazê-lo trará benefícios diretos para o crescimento corporativo.

Contudo, o leque de formações que a sua empresa lhe permite fazer pode não corresponder aos seus objetivos de carreira. Para se manter ativo no mercado, e estar preparado para as mudanças que este atravessa, terá de analisar individualmente como se pode desenvolver, ao nível profissional, visando o crescimento da sua carreira.

De acordo com um inquérito, realizado em 2012, pelo Instituto Nacional de Educação Contínua do Reino Unido (NIACE), existe uma forte correlação positiva entre aprender enquanto adulto e empregabilidade. Colaboradores que valorizam a aquisição de conhecimentos têm mais probabilidade de se adaptarem às constantes alterações do mercado, bem como da própria organização onde se inserem, conquistando, assim, vantagem competitiva.

Alguém recetivo a novas aprendizagens evidencia ser mais flexível e capaz de evoluir, características altamente apreciadas pelo empregador. Considerando a importância de uma aprendizagem contínua, reunimos algumas maneiras, através das quais, poderá desenvolver as suas competências.

Melhorar a performance

Que aspetos do seu trabalho considera mais desafiantes e gostaria de melhorar? Para chegar a uma resposta, poderá falar com um superior, com colegas de equipa ou com o departamento de recursos humanos. Procure conselhos daqueles que demonstram aptidões e competências de referência, que também gostaria de ter.

Para melhorar a forma como determinada função é realizada, ou para introduzir uma nova área de atuação na empresa, pode ser necessária a realização de ações de formação, de um curso ou de um workshop.

Identifique, com precisão, que fatores devem melhorar, ou que erros devem ser corrigidos, e conclua sobre quais os conhecimentos a adquirir para colmatar estas questões. Por exemplo, se estiver a deparar-se com fracos níveis de conversão, invista num curso de formação de negociação na compra e, certamente, terá melhores resultados.

Compare as suas capacidades à procura no mercado laboral

Ao estar demasiado ocupado com as suas tarefas diárias no trabalho, pode acabar por perder a perceção das reais necessidades do mercado laboral. Periodicamente, pesquise anúncios de emprego, no âmbito da sua área, e analise as descrições dos perfis com mais procura. Corresponde a essa descrição? Tem o que o mercado atualmente procura? Em especial, analise as suas competências de IT e se estas acompanham a atual era do digital.

Atualização de conhecimentos

Algumas profissões requerem mais desenvolvimento profissional que outras. Quer a atualização de conhecimentos seja uma exigência do seu cargo ou não, certifique-se que está a par das últimas tendências da sua área de atuação. Se não estiver ao corrente do que se passa no seu setor, corre o risco de perder credibilidade profissional.

Poderá manter-se atualizado consultando, regularmente, notícias e artigos, comparecendo em eventos e conferências ou, simplesmente, fazendo pesquisas e analisando conceitos. Contudo, atualizar os seus conhecimentos através de formações certificadas está associado a um maior reconhecimento por parte do mercado.

Soft skills

Todas as funções requerem soft skills. Evidenciar atitudes e aptidões desejáveis, do foro social e comportamental, são uma mais-valia para o crescimento da sua carreira. Independentemente da necessidade em adquirir conhecimentos, o desenvolvimento de soft skills é sempre uma prioridade. Uma das formas de melhorar a este nível é através do Coaching, capaz de atuar ao nível do autodescobrimento e do crescimento pessoal.

Aprender requer tempo e energia e, por vezes, pode retirá-lo da sua zona de conforto. Contudo, é muito mais provável que tenha uma carreira longa, e um crescimento profissional sustentável, se desenvolver as suas competências de forma contínua.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais