8 ideias para melhorar o seu bem-estar pessoal e profissional

Por o 9 Dezembro 2021

Saiba que o bem-estar dos colaboradores impacta diretamente os índices de performance e os resultados da organização onde trabalham? Os dados são revelados pelo “2021 Global Wellbeing Survey”, realizado pela AON em 41 países, e revelam que no pós-pandemia assistimos a um boom de iniciativas promovidas pelas organizações (85%) para dotarem as suas pessoas de mais harmonia, equilíbrio e realização à sua vida pessoal e profissional. 

 

 

Porque a mudança começa em cada um de nós, melhore o seu bem-estar diário com ajuda destas 8 sugestões: 

  1. Comece o dia de forma eficiente – Planeie o seu dia na véspera, priorizando as demandas mais importantes – assim poderá dividir as tarefas mais complexas em sub-tarefas e reservar o melhor horário as atividades que requerem maior concentração.  Criar um ritual para ler os e-mails e adiar (se possível) as solicitações até ao início da tarde também ajudará a manter o foco e o desempenho! 
  1. Diga não ao stress – Seja realista em vez de perfeito (errar e aceitar os limites é humano); mantenha-se aberto em vez de forte (confie em si e nos outros e peça ajuda); aprenda a gerir o tempo e não apresse as coisas (pense antes de se precipitar); faça sempre o melhor possível, mas sem desgastes desnecessários; e pense também em si em vez de simplesmente agradar os outros (aprenda a dizer “não”). 
  1. Relaxe – Aprenda a regular o seu ritmo cardíaco, melhorar a sua concentração e incrementar o seu desempenho, apostando em exercícios respiratórios, posturas de Ioga ou pausas reenergizantes, que o ajudem a libertar a ansiedade, a fadiga e as sobrecargas emocionais.  
  1. Aprenda a negociar – Seja com membros da sua equipa, outras equipas, parceiros de negócio ou familiares, é importante construir relacionamentos saudáveis, construtivos e duradouros. Identifique os interesses comuns com o seu interlocutor, quais os objetivos, questões e constrangimentos, assim como as soluções win-win possíveis. 
  1. Deixe de procrastinar – Ao deparar-se com tarefas enfadonhas e com pouco valor acrescentado, faça a si próprio a pergunta: “Esta tarefa é mesmo necessária?”. Se sim, dê a si mesmo um prazo para completá-la; verifique se é possível automatizá-la; tente dividi-la em sub-tarefas para facilitar a sua conclusão; e altere a forma de execução para recuperar energia e motivação. 
  1. Melhore a sua comunicação – Defina qual é o seu objetivo de comunicação; quais as necessidades do seu público-alvo e como pode manter a sua atenção. A partir daqui, o mais importante é praticar – tanto a voz como o discurso, sem negligenciar a postura e a linguagem corporal, mesmo à distância. 
  1. Evite os conflitos – Steeve Karpman (autor do conceito “triângulo dramático”) explica como reverter a situação de conflito em 3 etapas: reconheça os factos com clareza e discernimento; mostre ao outro consciência sobre o impacto das suas ações; e comprometa-se a mudar e a prevenir situações futuras de conflito, criando uma espécie de “sistema de alerta”. 
  1. Tenha confiança em si mesmo – Evite desvalorizar-se por não se considerar capaz de realizar aquilo a que nos propõe: aprenda a expressar-se e a resolver os conflitos; interaja sem tensão para gerar colaboração e confiança; valorize as forças das pessoas e equipas em relação aos pontos fracos para promover o desempenho, a produtividade e os resultados. 

  

Incorpore, pouco a pouco, estas práticas na sua rotina diária e tenha em mente que o bem.estar é um conceito holístico que integra as várias esferas da sua vida – física, emocional, social, intelectual, ocupacional e até espiritual. Cuide do seu “eu” completo… em casa e no trabalho!

 

*Este artigo foi publicado originalmente na revista Activa.

 


Faça download do white paper “8 ideias para melhorar o seu bem-estar no trabalho e na vida pessoal” aqui. Tenha estas ideias sempre à mão e partilhe-as com a sua equipa. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Emanuel Desde 12 meses

Obrigado pela oportunidade…

Resposta
Avatar

Emanuel Desde 12 meses

Negociação
Eficácia
Confiança
Organização
Resiliência
Colaboração
Comunicação
Assertividade

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 12 meses

Emanuel, muito obrigado pelos comentários. Esperamos que continue a acompanhar os próximos artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 🙂

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe