8 ideias para melhorar o seu bem-estar pessoal e profissional

Por o 9 Dezembro 2021

Saiba que o bem-estar dos colaboradores impacta diretamente os índices de performance e os resultados da organização onde trabalham? Os dados são revelados pelo “2021 Global Wellbeing Survey”, realizado pela AON em 41 países, e revelam que no pós-pandemia assistimos a um boom de iniciativas promovidas pelas organizações (85%) para dotarem as suas pessoas de mais harmonia, equilíbrio e realização à sua vida pessoal e profissional. 

 

 

Porque a mudança começa em cada um de nós, melhore o seu bem-estar diário com ajuda destas 8 sugestões: 

  1. Comece o dia de forma eficiente – Planeie o seu dia na véspera, priorizando as demandas mais importantes – assim poderá dividir as tarefas mais complexas em sub-tarefas e reservar o melhor horário as atividades que requerem maior concentração.  Criar um ritual para ler os e-mails e adiar (se possível) as solicitações até ao início da tarde também ajudará a manter o foco e o desempenho! 
  1. Diga não ao stress – Seja realista em vez de perfeito (errar e aceitar os limites é humano); mantenha-se aberto em vez de forte (confie em si e nos outros e peça ajuda); aprenda a gerir o tempo e não apresse as coisas (pense antes de se precipitar); faça sempre o melhor possível, mas sem desgastes desnecessários; e pense também em si em vez de simplesmente agradar os outros (aprenda a dizer “não”). 
  1. Relaxe – Aprenda a regular o seu ritmo cardíaco, melhorar a sua concentração e incrementar o seu desempenho, apostando em exercícios respiratórios, posturas de Ioga ou pausas reenergizantes, que o ajudem a libertar a ansiedade, a fadiga e as sobrecargas emocionais.  
  1. Aprenda a negociar – Seja com membros da sua equipa, outras equipas, parceiros de negócio ou familiares, é importante construir relacionamentos saudáveis, construtivos e duradouros. Identifique os interesses comuns com o seu interlocutor, quais os objetivos, questões e constrangimentos, assim como as soluções win-win possíveis. 
  1. Deixe de procrastinar – Ao deparar-se com tarefas enfadonhas e com pouco valor acrescentado, faça a si próprio a pergunta: “Esta tarefa é mesmo necessária?”. Se sim, dê a si mesmo um prazo para completá-la; verifique se é possível automatizá-la; tente dividi-la em sub-tarefas para facilitar a sua conclusão; e altere a forma de execução para recuperar energia e motivação. 
  1. Melhore a sua comunicação – Defina qual é o seu objetivo de comunicação; quais as necessidades do seu público-alvo e como pode manter a sua atenção. A partir daqui, o mais importante é praticar – tanto a voz como o discurso, sem negligenciar a postura e a linguagem corporal, mesmo à distância. 
  1. Evite os conflitos – Steeve Karpman (autor do conceito “triângulo dramático”) explica como reverter a situação de conflito em 3 etapas: reconheça os factos com clareza e discernimento; mostre ao outro consciência sobre o impacto das suas ações; e comprometa-se a mudar e a prevenir situações futuras de conflito, criando uma espécie de “sistema de alerta”. 
  1. Tenha confiança em si mesmo – Evite desvalorizar-se por não se considerar capaz de realizar aquilo a que nos propõe: aprenda a expressar-se e a resolver os conflitos; interaja sem tensão para gerar colaboração e confiança; valorize as forças das pessoas e equipas em relação aos pontos fracos para promover o desempenho, a produtividade e os resultados. 

  

Incorpore, pouco a pouco, estas práticas na sua rotina diária e tenha em mente que o bem.estar é um conceito holístico que integra as várias esferas da sua vida – física, emocional, social, intelectual, ocupacional e até espiritual. Cuide do seu “eu” completo… em casa e no trabalho!

 

*Este artigo foi publicado originalmente na revista Activa.

 


Faça download do white paper “8 ideias para melhorar o seu bem-estar no trabalho e na vida pessoal” aqui. Tenha estas ideias sempre à mão e partilhe-as com a sua equipa. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Emanuel Desde 7 meses

Obrigado pela oportunidade…

Resposta
Avatar

Emanuel Desde 7 meses

Negociação
Eficácia
Confiança
Organização
Resiliência
Colaboração
Comunicação
Assertividade

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 7 meses

Emanuel, muito obrigado pelos comentários. Esperamos que continue a acompanhar os próximos artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 🙂

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe