Uma abordagem pioneira da aprendizagem

Consultores Cegoc

No lançamento da nossa mais recente iniciativa de aprendizagem – a Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL® – conversamos com Jonathan Mohadeb, Head of International Projects, sobre a forma como a Cegoc está a mudar o futuro da formação.

Atualmente, os formandos são muito mais exigentes. Querem desfrutar da experiência de aprendizagem e adquirir competências de forma flexível e dinâmica, em linha com o estilo de vida agitado que seguem. Uma boa formação deve também promover a interação entre pessoas, tanto no mundo digital como na vida real.

No passado, o foco de muitos programas de formação estava mais na aquisição de conhecimentos do que na aplicação dos mesmos. A Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL® da Cegoc representa uma mudança porque promove a interação humana através de uma plataforma totalmente digital e porque se trata de um programa de transferência de aprendizagem que traz resultados tangíveis.

Com a crescente procura por soft skills, #UP 4REAL®  é um instrumento perfeito para envolver pessoas que querem melhorar a vertente humana.

"Os líderes precisam de preparar as suas equipas para um futuro incerto", refere Jonathan Mohadeb, uma das mentes brilhantes por trás de #UP 4REAL®. "O maior desafio dos líderes é, muitas vezes, lidar com a falta de compromisso e a retenção de talentos que querem progredir na carreira.”

Na verdade, o mundo do trabalho está em rápida mudança, mas há muitas pessoas que não estão preparadas para os desafios que se avizinham. Por isto mesmo, a capacidade de se adaptar e resolver problemas, juntamente com outras capacidades, como a de comunicar e ser criativo, serão a chave para o sucesso no futuro.

"Há capacidades específicas, como programming intelligence, que terão sempre procura.", refere Jonathan. "Os restantes, como nós, têm de encontrar formas de mostrar os pontos fortes e provar que podem acrescentar valor.”

Soft skills para o futuro

A inteligência artificial (IA) está a ter um enorme impacto na força de trabalho moderna, por isso, de acordo com Jonathan, todos teremos de redefinir os nossos papéis, à medida que a IA se torna fundamental para o que fazemos. Isto exigirá a alavancagem das soft skills que a IA simplesmente não consegue replicar.

Quais são exatamente as soft skills que podem acrescentar valor para os nossos empregadores e clientes?

  • Resolução de problemas
    A criatividade e as competências relacionadas com resolução de problemas são essenciais para analisar os problemas e encontrar uma solução.
  • Comunicação
    A capacidade de persuadir e influenciar será o que o permitirá distinguir-se da concorrência, assim como a capacidade de comunicar utilizando um conjunto variado de novas plataformas.
  • Aprendizagem contínua
    Devemos estar atentos às novidades e tomar medidas para manter as nossas competências atualizadas. Adaptar-se à mudança e ser capaz de adquirir novos conhecimentos é, portanto, crucial.
  • Compreender o consumismo
    Desenvolver relações de sucesso com os clientes já não é da exclusiva responsabilidade do departamento comercial – somos todos responsáveis.
  • Comportamento ético
    A sociedade é desafiada a adotar comportamentos definidos de acordo com determinados princípios, bem como a ganhar consciência da sustentabilidade ambiental e da saúde mental. 

O único sentido é #UP 4REAL®

Os programas #UP 4REAL® oferecem uma abordagem única para ajudar as pessoas a construir estas soft skills: motiva o desenvolvimento contínuo e, ao mesmo tempo, é importante para a função profissional do participante. Inclui:

  • opções de módulos de aprendizagem que permitem personalizar o percurso;
  • um programa de desenvolvimento individual com foco na implementação desde o primeiro dia;
  • sessão com coach pessoal;
  • Forte interação humana, com vários momentos de partilha entre pares e outros participantes e o apoio de um coach e de um “Learning Buddy” (colega, gestor ou supervisor da sua empresa).

"Ouvimos muitas vezes dizer que aprender deveria ser fácil", refere Jonathan. "Mas é preciso esforço. É por isso que nos concentramos sempre em alcançar resultados tangíveis. Com #UP 4REAL®, será necessário provar que as novas capacidades foram aplicadas e que os resultados foram obtidos.”

"O seu investimento é muito mais do que simplesmente monetário", afirma. "É necessário investir tempo. O tempo é um dos recursos mais valiosos que temos. Mas utilizamos bem esse tempo, garantindo que as pessoas investem apenas o tempo de que necessitam para adquirir a nova competência. Como tal, a aprendizagem está sincronizada com a prática no trabalho.”

Um início promissor

"O conteúdo de aprendizagem foi desenvolvido para criar engagement", diz Jonathan, "indicando claramente ao formando como é que faz a transferência das suas competências para o contexto real de trabalho. O nosso foco é tornar acessível a experiência de aprendizagem, utilizando uma abordagem baseada na conversação e permitindo que o formando encontre facilmente conteúdos relevantes. Além disso, recebem o apoio humano de que precisam, quando precisam.”

Antes do lançamento, a nossa equipa utilizou a versão trial da Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL® com participantes de vários países. O feedback foi extremamente positivo.

"Eles adoram a experiência e a forma como a formação promove as interações diárias com os outros", afirma Jonathan. "De facto, ficámos surpreendidos ao ver que as pessoas querem mais oportunidades em que exista orientação para poderem pôr em prática aquilo que aprenderam. Nós pensávamos exatamente o contrário!”

À medida que lançamos o novo programa, a equipa da Cegoc trabalhará para melhorar a jornada de aprendizagem, introduzir funcionalidades adicionais e melhorar a experiência global.

Não há dúvidas de que estamos entusiasmados para ver o que o futuro reserva para a #UP 4REAL® e de que forma esta coleção inspirará os outros a tornarem a aprendizagem mais prática e eficaz. Para saber mais sobre a Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL®, visite aqui o nosso site.

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Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
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