Lutar contra a procrastinação: modelo Picasso

Por o 25 Agosto 2015

A procrastinação é um dos flagelos mais comuns da nossa gestão do tempo e pode ter várias causas. Uma delas é não sabermos por onde começar o nosso trabalho. Deixemo-nos inspirar por Picasso para combater a procrastinação.


 

Procrastinação

A procrastinação – refere-se constantemente a uma tarefa – é um dos flagelos mais comuns da nossa gestão do tempo e pode ter várias causas. Uma delas é porque não sabermos por onde começar o nosso trabalho. Trata-se, principalmente, das nossas questões substantivas, a resolução de problemas complexos, qualquer coisa que requer reflexão e criação de novas soluções. Não saber por onde começar, adiar para um momento posterior definido por nós quando tivermos ideias mais claras ou quando, simplesmente, tivermos tempo. Mas o quotidiano impõe-nos um ritmo de realização de tarefas em determinado tempo e muitas vezes é necessário correr para as concluir. Por vezes o dia passa e nem iniciámos o trabalho proposto.

 

Deixemo-nos inspirar por Pablo Picasso

Um artista é alguém que trabalha o desconhecido constantemente. Como tal, podemos aprender os seus métodos. Pablo Picasso (1881-1973) “a ação é o primeiro passo para o sucesso.” Vamos dar uma vista de olhos neste vídeo, retirado do belo filme por Henri-Georges Clouzot de “O Mistério de Picasso” (1955), e ver como o autor vai realizar a pintura de uma tela.

 

 

1. Esboço: delinear a visão

Picasso muito rapidamente define um grande esboço com pinceladas na tela. Essas pinceladas não vão ser os contornos finais e ele sabe disso mas isso não impede a ação, pelo contrário, ele dá permissão para ir mais rápido, porque ele também se permite mudar a visão e o rumo da pintura. Para as nossas tarefas é importante visualizar a utilização final. Para que serve (utilidade)? Quem vai ler o nosso documento e com que finalidade? De que decisões dependerá o nosso trabalho? Que informações são necessárias? Nós também podemos delinear os contornos da nossa tarefa em traços gerais. Anote os principais temas que devem constar do documento e mesmo se estiver a faltar alguma coisa poderá adicionar mais tarde na fase de implementação. Não importa se não há também muitos temas, iremos classificar uma segunda vez.

2. Projetos: implementação de ideias

Nesta segunda fase, Picasso confronta a sua visão dos pigmentos com a realidade. Ele pinta, ajusta a forma, retoma, adiciona elementos, remove linhas, curva, faz contrastes, uma e outra vez. Ele vê o trabalho em construção e o pensamento criativo refina a composição da tela. Da mesma forma, é através da produção de sucessivos projetos que vamos evoluir o nosso pensamento e os contornos do nosso projeto. Ao construir o plano de um documento, vamos ver o que é necessário para fazer a ligação entre as duas partes. Produzir um modelo construído rapidamente, permite-nos identificar rapidamente os pontos fortes e áreas de melhoria da nossa tarefa. Ao trabalhar no “draft” permite-nos ganhar tempo a tentar, em vez de pensar. Somos tanto mais relevante quanto podemos julgar os resultados e avanços do nosso trabalho.

Artigos relacionados

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe