Como lutar contra a tentação de perfeccionismo?

Por o 9 Setembro 2015

Porque é que continuamos a sofrer com a tirania do nosso perfeccionismo que nos impulsiona a trabalhar mais do que o que nos dita a razão, sem efeito significativo sobre os nossos resultados?
Neste artigo encontra algumas indicações de como lutar contra o perfeccionismo.


A tirania do perfeccionismo

Decidimos voltar ao básico, a fim de nos dedicarmos aos temas que nos são “queridos”. Estamos conscientes de que gastamos muito tempo, por exemplo, a embelezar os nossos documentos, dando razão a Vilfredo Pareto e à sua famosa lei 20/80. Então porque é que continuamos a sofrer com a tirania do nosso perfeccionismo que nos impulsiona a trabalhar mais do que o que nos dita a razão, sem efeito significativo sobre os nossos resultados?

 

perfeccionismo

 

O nosso cérebro tenta evitar punição

Se é tão difícil obter a perfeição diária, então para quê comparar “trabalho perfeito” com “trabalho imperfeito.” Na linguagem do nosso cérebro, tudo se resume a uma escolha entre “possibilidade de uma recompensa” e “risco de punição”! Daí este impulso quase físico que nos leva a ir contra o nosso trabalho em desenvolvimento. O balanço baseia-se fortemente no lado do perfeccionismo.

 

Alterar o nosso vocabulário

Substitua o “perfeito” por “muito detalhado” ou “sem qualidade” e “imperfeito” por “coerente com a necessidade.” A comparação torna-se um resultado mais equilibrado. Pode ir ainda mais longe, e convidar o nosso cérebro a escolher entre “supérfluo” e “executar outra tarefa com alto valor acrescentado.” Assim conseguimos fazer pender a balança para o outro lado!

Balance

 

O nosso cérebro tende a concentrar-se nas realizações a curto prazo

O que os outros vão pensar se nós entregamos o seu trabalho abaixo dos nossos padrões habituais? Se receberem um e-mail que não se preocupou em ler e em que tem um erro de ortografia? E acima de tudo, no que estamos a pensar sobre nós mesmos ao perceber esta imperfeição? O desconforto que sentimos com o pensamento pode fazê-lo novamente pender a balança para o perfeccionismo.

 

Mudança da escala de tempo

Suponha que renuncia ao perfeccionismo para se dedicar a ocupações mais úteis. O que é que nos lembramos em um ano? Alguns erros de ortografia e um documento mal formatado ou projetos que temos realizado em vez disso? Estes são os nossos resultados que são avaliados, e que julgamos a nós mesmos, em última instância. Mas os nossos resultados dependem da nossa capacidade de focalização nas nossas ações em atividades de elevado valor acrescentado. Ao convidar o nosso cérebro para projetar para o futuro (graças a visualização), o peso relativo das nossas imperfeições diminui, o benefício dos nossos projetos mais importantes.

 

O nosso cérebro adora as as situações brilhantes

Uma última dica para estabilizar o nosso saldo para um nível equilibrado. Todos nós já experimentámos o stress de correr para apanhar um comboio/metro. A tensão aumenta, pensamos que, como os minutos que nos separam do início estão anunciados até nós sabermos que perdemos o comboio. A pressão é então libertada de repente e o cérebro pode então, calmamente, pensar em soluções alternativas. Um arquivo/ficheiro inacabado é como este comboio que está a desaparecer à nossa frente. Ele continua a pesar sobre as nossas mentes. O importante não é terminar- para os assumidos perfeccionistas como somos, nunca haverá o suficiente! – mas trata-se do nosso cérebro a libertar o seu peso.

 

Declare o encerramento oficial da tarefa atual

Para clarificar o nosso cérebro da tentação de voltar, tome uma decisão firme e definitiva para encerrar a atividade em mãos. Traçar uma linha clara entre “antes” e “depois”. Trata-se de, oficialmente, anunciar a notícia para o nosso cérebro e para os outros. Enviar este e-mail, esta entregar uma pasta aos nossos patrocinadores, esta tarefa que teima em não sair da nossa “ToDo List”. O nosso cérebro vai ser mais criativo para se concentrar nas atividades com maior valor acrescentado e terminaremos o nosso dia com um sentimento de realização e vamos aproveitar melhor o nosso tempo livre.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe