A “marcha” das equipas de elevada performance

Por o 4 Maio 2015

A “Marcha dos Pinguins” é um documentário do biólogo Luc Jacquet, sobre a vida dos pinguins-imperadores, que nos mostra, de forma absolutamente inspiradora, a importância da equipa para o alcance de resultados. A equipa será tanto mais forte, quanto mais fortes forem os seus elementos. E essa força assenta em 5 disciplinas essenciais à construção das grandes equipas…


Nos tempos em que vivemos é praticamente impossível não fazer parte de uma equipa. Mesmo que não pertença a uma equipa de trabalho formal trabalha certamente de uma ou de outra forma com vários interlocutores.

A “Marcha dos Pinguins”  é um documentário do biólogo Luc Jacquet, sobre uma parte da vida dos pinguins-imperadores, que nos mostra, de forma absolutamente inspiradora, a importância da equipa para o alcance de resultados.

A cada inverno, no coração do Ártico, milhares de pinguins-imperadores deixam a segurança do oceano e dirigem-se para terra, iniciando assim uma longa marcha rumo ao local de acasalamento e reprodução da espécie.

Para conseguirem aguentar o frio e manterem-se quentes até chegarem ao seu destino, os pinguins mantêm-se parados a maior parte do tempo e a cada 30/60 segundos, um pinguim ou um grupo deles começa a mover-se aos poucos, fazendo com que os pinguins das pontas se movam, dando origem a um movimento que atravessa o grupo como uma onda. Enquanto a onda atravessa a frente do grupo, alguns dos pinguins que estão no seu interior vão passando para fora.
 
pinguin
 
Embora seja praticamente impercetível a olho nu, estes movimentos coordenados e subtis dos pinguins têm um impacto enorme em toda a estrutura do grupo e no resultado final. Cada pinguim utiliza as ondas de movimentos para alternar a sua posição, partilhando assim o calor e dando a possibilidade a TODOS de se manterem quentes e de alcançarem o seu propósito: a sobrevivência da espécie.
 

De forma espontânea, os pinguins trabalham efetivamente em equipa (Katzenbach & Smith, 1993; Proehl, 1997):

    • Estão unidos em torno de um propósito comum (e neste caso, unidos no sentido literal do termo!);
    • Adotam métodos comuns e são solidariamente responsáveis;
    • Batalham pela sua conquista de forma coesa e persistente (objetivos comuns geram coesão);
    • Respeitam-se entre si: uns não se sobrepõem aos outros, mas antes cooperam, aproveitando o contributo de cada um para o resultado final.

     

Podemos fazer várias leituras da “Marcha dos Pinguins”, mas fundamentalmente pretendo destacar a ideia de que enquanto equipa não existimos sem o desempenho de cada um, o que significa que a equipa será tanto mais forte, quanto mais fortes forem os seus elementos. E essa força assenta, na minha perspetiva, em 5 disciplinas essenciais à construção das grandes equipas:5 disciplinas

  1. Comprometimento
    • Sem envolvimento não há compromisso e só com o compromisso de cada um se consegue a verdadeira valorização da equipa. A clarificação do propósito da equipa e a declaração explícita do que é preciso fazer para alcançar o objetivo, fomenta o comprometimento da equipa (Lisa J. Daniel & Charles R. Davis, 2009).
  2. Contributo
    • Esta disciplina só é possível com o comprometimento de cada elemento em dar o seu melhor e gerar um valor acrescentando à equipa. Para isso é fundamental que cada um saiba exatamente o que tem de fazer e para quê, para que todos assumam os seus papéis e responsabilidades tendo sempre em mente o resultado global.
  3. Conhecimento
    • O conhecimento é importante deste que as outras disciplinas estejam presentes. O conhecimento deve ser verdadeiramente partilhado, isto é, colocado ao serviço da equipa.
  4. Conectividade
    • Construímos a nossa individualidade com e através dos outros, portanto uma equipa será tanto mais performante quanto mais conseguir estabelecer conexões e “ter o mundo na ponta dos dedos”. As conexões que a equipa estabelece permitem a cada elemento incorporar as diferenças e transformar as suas práticas, enriquecendo deste modo a equipa.
  5. Cocriação
    • Cocriar significa criar em conjunto, cooperar. É verdadeiramente a dimensão da sinergia. Só através da cooperação é que a equipa consegue maximizar os seus resultados e para isso é importante que a equipa seja capaz de estabelecer as relações necessárias para valorizar o trabalho em equipa. Esta disciplina é vital para que cada elemento possa contribuir para os outros crescerem também.
  6.  

Estas 5 disciplinas constituem-se desta forma como fatores críticos de sucesso, através dos quais as organizações maximizarão as diferenças e os contributos individuais, com vista ao alcance das suas vantagens competitivas.

Ao trabalharmos em equipa tornamo-nos mais produtivos, realizamos um trabalho de qualidade superior, temos níveis de satisfação mais elevados e tudo isto tem como output resultados de desempenho, respostas mais rápidas e eficazes em ambientes adversos, o crescimento pessoal e profissional dos elementos da equipa e naturalmente, a satisfação dos nossos clientes.

E você está preparado para marchar como os pinguins?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Denise Desde 9 meses

Efectivamente a coordenação dos pinguins e o seu relacionamento em grupo, demonstra um pouco da sociedade, pois todos nós precisamos de um grupo coeso para um trabalho que se torne bem sucedido.

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 9 meses

É verdade, Denise! 🙂
Muito obrigada pelo seu comentário. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Resposta
Avatar

Liliana Reis Desde 7 meses

É um dos grandes exemplos, que a entre-ajuda é sempre benéfica entres grupos. A união faz a força. o Trabalhar em equipa, com o objectivo coeso é fundamental para o sucesso das grandes organizações.

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 7 meses

Olá, Liliana!
Muito obrigada pelo feedback tão positivo! 🙂
Esperamos que continue a acompanhar os próximos artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Resposta
Avatar

Joana Oliveira Desde 7 meses

Sem dúvida a entre-ajuda é um dos pilares mais fortes de uma empresa.

Resposta
Avatar

Catia Dias Desde 7 meses

Todos precisamos de ser mais tolerantes no trabalho.

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 7 meses

Olá, Cátia Dias!
Muito obrigada pelo seu comentário. A tolerância é, sem dúvida, um pilar fundamental para o sucesso de qualquer equipa e organização. Esperamos que continue a acompanhar os nossos artigos aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 🙂

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 7 meses

Olá, Joana Oliveira!
Concordamos inteiramente consigo. 🙂
Muito obrigada pelo seu comentário. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Resposta
Avatar

Mafalda Fernandes Desde 6 meses

Acho que demonstra o valor de um grupo de pessoas, que precisamos sempre de alguém, a entre-ajuda de todos é fundamental para o nosso sucesso. Um bom reflexo para a sociedade.

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 6 meses

Olá, Mafalda Fernandes!
Muito obrigada pelo seu comentário. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 🙂

Resposta
Avatar

Sandra Rodrigues Desde 5 meses

Este documento demonstra uma boa coordenação em equipa. Adoptar comportamentos que ajudam a chegar a uma determinada meta com sucesso. Nem todos os percursos são fáceis, com adversidades pelo caminho, mas se o grupo mantiver o foco, o espírito de equipa, saber respeitar as diferenças e aproveitar o melhor de cada um, a meta será mais fácil de ser atingida com bons resultados para todos. Nomeadamente, resultados individuais e colectivos.

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 5 meses

Olá, Sandra Rodrigues!
Muito obrigada pelo seu comentário e interesse nos nossos artigos. Esperamos que continue a acompanhar as novidades publicadas aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 🙂

Resposta
Avatar

Cátia Gonçalves Desde 3 meses

O sucesso depende muito do trabalho em equipa, todos os membros são necessários para chegar ao sucesso, dificilmente alguém sozinho alcançará o máximo. É cliché mas de facto “A União faz a força”.

Resposta
    Catarina Correia

    Catarina Correia Desde 3 meses

    É verdade, Cátia!
    Muito obrigada pelo seu comentário. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Avatar

Vânia Martins Desde 3 meses

Concordo completamente com este documentário porque demonstra que se todos remarmos para o mesmo lado o sucesso e mais fácil de alcançar. Juntos somos mais fortes……

Resposta
    Catarina Correia

    Catarina Correia Desde 3 meses

    Muito obrigada pelo seu comentário Vânia. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Avatar

Eva Desde 3 meses

concordo com este documento

Resposta
    Catarina Correia

    Catarina Correia Desde 3 meses

    Muito obrigada pelo seu comentário Eva. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Avatar

Cátia Vieira Desde 3 meses

Bom documentário,pois no trabalho de grupo é sempre importante a colaboração de todos, quando todos estamos do mesmo lado, e unidos torna a tarefa mais fácil .Os pinguins são o exemplo disso.

Resposta
    Catarina Correia

    Catarina Correia Desde 3 meses

    Muito obrigada pelo seu comentário Cátia. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Avatar

Tânia Paredes Desde 3 meses

Excelente documentário, o trabalho em equipa e das coisas mais importantes para uma empresa, pois quando trabalhamos todos para o mesmo objectivo, o resultado final vai sempre superar as expectativas…..

Resposta
    Catarina Correia

    Catarina Correia Desde 3 meses

    Muito obrigada pelo seu comentário Tânia Paredes. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Avatar

Daniela Carvalho Desde 2 meses

Este documentário tem tudo explicito , porque demonstra que se todos remarmos para o mesmo lado , todos juntos é mais fácil de alcançar.

Resposta
    Catarina Correia

    Catarina Correia Desde 2 meses

    Muito obrigada pelo seu comentário Daniela Carvalho. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Avatar

Rui Loureiro Desde 2 semanas

Penso que a imagem da uniao de grupo com um objecivo em comum que os pinguins passam deveria ser adotada pela maior parte das equipas de trabalho para que os resultados das empresas fossem os melhores possiveis.

Resposta
    Catarina Correia

    Catarina Correia Desde 2 semanas

    Muito obrigada pelo seu comentário Rui Loureiro. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe