A “Marcha dos Pinguins” é um documentário do biólogo Luc Jacquet, sobre a vida dos pinguins-imperadores, que nos mostra, de forma absolutamente inspiradora, a importância da equipa para o alcance de resultados. A equipa será tanto mais forte, quanto mais fortes forem os seus elementos. E essa força assenta em 5 disciplinas essenciais à construção das grandes equipas…
Nos tempos em que vivemos é praticamente impossível não fazer parte de uma equipa. Mesmo que não pertença a uma equipa de trabalho formal trabalha certamente de uma ou de outra forma com vários interlocutores.
A “Marcha dos Pinguins” é um documentário do biólogo Luc Jacquet, sobre uma parte da vida dos pinguins-imperadores, que nos mostra, de forma absolutamente inspiradora, a importância da equipa para o alcance de resultados.
A cada inverno, no coração do Ártico, milhares de pinguins-imperadores deixam a segurança do oceano e dirigem-se para terra, iniciando assim uma longa marcha rumo ao local de acasalamento e reprodução da espécie.
Para conseguirem aguentar o frio e manterem-se quentes até chegarem ao seu destino, os pinguins mantêm-se parados a maior parte do tempo e a cada 30/60 segundos, um pinguim ou um grupo deles começa a mover-se aos poucos, fazendo com que os pinguins das pontas se movam, dando origem a um movimento que atravessa o grupo como uma onda. Enquanto a onda atravessa a frente do grupo, alguns dos pinguins que estão no seu interior vão passando para fora.
Embora seja praticamente impercetível a olho nu, estes movimentos coordenados e subtis dos pinguins têm um impacto enorme em toda a estrutura do grupo e no resultado final. Cada pinguim utiliza as ondas de movimentos para alternar a sua posição, partilhando assim o calor e dando a possibilidade a TODOS de se manterem quentes e de alcançarem o seu propósito: a sobrevivência da espécie.
De forma espontânea, os pinguins trabalham efetivamente em equipa (Katzenbach & Smith, 1993; Proehl, 1997):
- Estão unidos em torno de um propósito comum (e neste caso, unidos no sentido literal do termo!);
- Adotam métodos comuns e são solidariamente responsáveis;
- Batalham pela sua conquista de forma coesa e persistente (objetivos comuns geram coesão);
- Respeitam-se entre si: uns não se sobrepõem aos outros, mas antes cooperam, aproveitando o contributo de cada um para o resultado final.
Podemos fazer várias leituras da “Marcha dos Pinguins”, mas fundamentalmente pretendo destacar a ideia de que enquanto equipa não existimos sem o desempenho de cada um, o que significa que a equipa será tanto mais forte, quanto mais fortes forem os seus elementos. E essa força assenta, na minha perspetiva, em 5 disciplinas essenciais à construção das grandes equipas:
- Comprometimento
- Sem envolvimento não há compromisso e só com o compromisso de cada um se consegue a verdadeira valorização da equipa. A clarificação do propósito da equipa e a declaração explícita do que é preciso fazer para alcançar o objetivo, fomenta o comprometimento da equipa (Lisa J. Daniel & Charles R. Davis, 2009).
- Contributo
- Esta disciplina só é possível com o comprometimento de cada elemento em dar o seu melhor e gerar um valor acrescentando à equipa. Para isso é fundamental que cada um saiba exatamente o que tem de fazer e para quê, para que todos assumam os seus papéis e responsabilidades tendo sempre em mente o resultado global.
- Conhecimento
- O conhecimento é importante deste que as outras disciplinas estejam presentes. O conhecimento deve ser verdadeiramente partilhado, isto é, colocado ao serviço da equipa.
- Conectividade
- Construímos a nossa individualidade com e através dos outros, portanto uma equipa será tanto mais performante quanto mais conseguir estabelecer conexões e “ter o mundo na ponta dos dedos”. As conexões que a equipa estabelece permitem a cada elemento incorporar as diferenças e transformar as suas práticas, enriquecendo deste modo a equipa.
- Cocriação
- Cocriar significa criar em conjunto, cooperar. É verdadeiramente a dimensão da sinergia. Só através da cooperação é que a equipa consegue maximizar os seus resultados e para isso é importante que a equipa seja capaz de estabelecer as relações necessárias para valorizar o trabalho em equipa. Esta disciplina é vital para que cada elemento possa contribuir para os outros crescerem também.
Estas 5 disciplinas constituem-se desta forma como fatores críticos de sucesso, através dos quais as organizações maximizarão as diferenças e os contributos individuais, com vista ao alcance das suas vantagens competitivas.
Ao trabalharmos em equipa tornamo-nos mais produtivos, realizamos um trabalho de qualidade superior, temos níveis de satisfação mais elevados e tudo isto tem como output resultados de desempenho, respostas mais rápidas e eficazes em ambientes adversos, o crescimento pessoal e profissional dos elementos da equipa e naturalmente, a satisfação dos nossos clientes.
E você está preparado para marchar como os pinguins?
Deixe um comentário
Denise Desde 11 meses
Efectivamente a coordenação dos pinguins e o seu relacionamento em grupo, demonstra um pouco da sociedade, pois todos nós precisamos de um grupo coeso para um trabalho que se torne bem sucedido.
Bruna Ferreira Desde 11 meses
É verdade, Denise! 🙂
Muito obrigada pelo seu comentário. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Liliana Reis Desde 10 meses
É um dos grandes exemplos, que a entre-ajuda é sempre benéfica entres grupos. A união faz a força. o Trabalhar em equipa, com o objectivo coeso é fundamental para o sucesso das grandes organizações.
Bruna Ferreira Desde 10 meses
Olá, Liliana!
Muito obrigada pelo feedback tão positivo! 🙂
Esperamos que continue a acompanhar os próximos artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Joana Oliveira Desde 10 meses
Sem dúvida a entre-ajuda é um dos pilares mais fortes de uma empresa.
Catia Dias Desde 10 meses
Todos precisamos de ser mais tolerantes no trabalho.
Bruna Ferreira Desde 10 meses
Olá, Cátia Dias!
Muito obrigada pelo seu comentário. A tolerância é, sem dúvida, um pilar fundamental para o sucesso de qualquer equipa e organização. Esperamos que continue a acompanhar os nossos artigos aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 🙂
Bruna Ferreira Desde 10 meses
Olá, Joana Oliveira!
Concordamos inteiramente consigo. 🙂
Muito obrigada pelo seu comentário. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Mafalda Fernandes Desde 9 meses
Acho que demonstra o valor de um grupo de pessoas, que precisamos sempre de alguém, a entre-ajuda de todos é fundamental para o nosso sucesso. Um bom reflexo para a sociedade.
Bruna Ferreira Desde 9 meses
Olá, Mafalda Fernandes!
Muito obrigada pelo seu comentário. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 🙂
Sandra Rodrigues Desde 8 meses
Este documento demonstra uma boa coordenação em equipa. Adoptar comportamentos que ajudam a chegar a uma determinada meta com sucesso. Nem todos os percursos são fáceis, com adversidades pelo caminho, mas se o grupo mantiver o foco, o espírito de equipa, saber respeitar as diferenças e aproveitar o melhor de cada um, a meta será mais fácil de ser atingida com bons resultados para todos. Nomeadamente, resultados individuais e colectivos.
Bruna Ferreira Desde 8 meses
Olá, Sandra Rodrigues!
Muito obrigada pelo seu comentário e interesse nos nossos artigos. Esperamos que continue a acompanhar as novidades publicadas aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 🙂
Cátia Gonçalves Desde 6 meses
O sucesso depende muito do trabalho em equipa, todos os membros são necessários para chegar ao sucesso, dificilmente alguém sozinho alcançará o máximo. É cliché mas de facto “A União faz a força”.
Catarina Correia Desde 6 meses
É verdade, Cátia!
Muito obrigada pelo seu comentário. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Vânia Martins Desde 6 meses
Concordo completamente com este documentário porque demonstra que se todos remarmos para o mesmo lado o sucesso e mais fácil de alcançar. Juntos somos mais fortes……
Catarina Correia Desde 6 meses
Muito obrigada pelo seu comentário Vânia. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Eva Desde 6 meses
concordo com este documento
Catarina Correia Desde 6 meses
Muito obrigada pelo seu comentário Eva. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Cátia Vieira Desde 6 meses
Bom documentário,pois no trabalho de grupo é sempre importante a colaboração de todos, quando todos estamos do mesmo lado, e unidos torna a tarefa mais fácil .Os pinguins são o exemplo disso.
Catarina Correia Desde 6 meses
Muito obrigada pelo seu comentário Cátia. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Tânia Paredes Desde 6 meses
Excelente documentário, o trabalho em equipa e das coisas mais importantes para uma empresa, pois quando trabalhamos todos para o mesmo objectivo, o resultado final vai sempre superar as expectativas…..
Catarina Correia Desde 6 meses
Muito obrigada pelo seu comentário Tânia Paredes. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Daniela Carvalho Desde 5 meses
Este documentário tem tudo explicito , porque demonstra que se todos remarmos para o mesmo lado , todos juntos é mais fácil de alcançar.
Catarina Correia Desde 5 meses
Muito obrigada pelo seu comentário Daniela Carvalho. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Rui Loureiro Desde 3 meses
Penso que a imagem da uniao de grupo com um objecivo em comum que os pinguins passam deveria ser adotada pela maior parte das equipas de trabalho para que os resultados das empresas fossem os melhores possiveis.
Catarina Correia Desde 3 meses
Muito obrigada pelo seu comentário Rui Loureiro. Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
ze Desde 3 meses
aqui nao somos como os pinguins.
Marlene Desde 3 meses
uma boa equipa e formada por um bom coordenador e uma boa equipa que esteja em sintonia que saiba trabalhar em cooperação, para sermos bem sucedidos.
Tchutchu Desde 2 meses
Concordo com este artigo
Mónica Desde 2 meses
Achei muito interessante a forma como os pinguins usam a coordenação para se relacionarem em grupo, isso só mostra que se nos ajudarmos numa equipa, no fim acabam todos por ganhar.
Catarina Correia Desde 1 mês
Olá, Mónica! Muito obrigada pelo seu comentário.
Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Daniela Desde 2 meses
Bastante útil a importância de trabalhar em equipa e o exemplo escrito, dos pinguins, permite perceber o que é o trabalho em equipa.
Catarina Correia Desde 1 mês
Olá, Debora! Muito obrigada pelo seu comentário.
Esperamos que continue a acompanhar as novidades e artigos publicados aqui no Blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.